Desde o novo design e variedade de versões até inspirações para outros modelos, o compacto tem muita história para contar
Prometendo renovar o segmento dos compactos no Brasil, a Stellantis já carimbou o passaporte do novo Fiat Grande Panda. O hatch vem diretamente da Europa para o mercado brasileiro com algumas alterações tanto na mecânica, quanto no design.
O modelo que é tratado como substituto do Argo já foi flagrado pelo AutoPapo com disfarce de Citroën e é a promessa de uma nova família de carros. Mas, enquanto não temos mais novidades ou spoilers sobre a versão que deve vir para o Brasil em 2026, confira a seguir cinco curiosidades sobre o modelo.
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O Fiat Panda é um modelo antigo que foi lançado em 1980 com desenho assinado por Giogetto Giugiaro. Bem compacto e funcional, o modelo fez sucesso e se tornou um clássico pelo bom aproveitamento interno, economia e manutenção reduzida. Ele ainda é vendido Itália na versão de sua terceira geração que foi apresentada em 2012.
Enquanto isso, o modelo que vem para o Brasil é o Grande Panda, uma mistura de hatch e crossover. Ele estreou em 2024 na Europa e traz uma versão mais moderna e ampliada do design do Panda original com uma pegada bem urbana.
O modelo nacional terá algumas diferenças quando comparado ao carro italiano, como a remoção do nome “Panda” estampado nas portas. A Fiat está deixando o carro um pouco mais sério para agradar ao gosto brasileiro.
Fora isso, a principal diferença estará sob o capô, com a adoção dos motores 1.0 e 1.0 turbo da família Firefly.
O Fiat Grande Panda, que ainda não tem nome no Brasil, traz vários atributos do modelo original, especialmente no visual. Assim como o grande sucesso da marca italiana, o Panda que chegará ao Brasil em breve tem formas quadradas, linhas claras e superfícies bem esculpidas.
Visto de lado, se destacam a dianteira alta e o corte da janela traseira, que se conecta a uma coluna perfeitamente vertical. Mas, ele conta com elementos próprios e inéditos que trazem a modernidade e detalhamento.
Ao lançar o Grande Panda, a Stellantis criou uma espécie de submarca que vai identificar uma nova família de carros. Outros modelos que seguirão esse padrão estão previstos, como dois SUVs e uma picape cabine dupla, que deve vir para o Brasil pelo menos.
O Fiat Panda, que em 2025 completa 45 anos, ficou marcado na história da marca devido ao seu grande sucesso, especialmente na Europa. Apesar de não ter impactado tanto no Brasil, o modelo serviu de inspiração para o Uno, um dos modelos mais icônicos na história do país.
Com base no Panda, o Uno transportou a essência urbana, funcional, econômica e compacta da Europa para as terras tupiniquins. E por conta de toda essa história, muitas pessoas especulam que a versão nacional servirá de homenagem e será batizada de Uno, mas isso é bem improvável.
Apesar de ter uma proposta urbana, a versão de maior sucesso do antigo Fiat Panda foi a que incorporou a tração 4×4. Em 1983, o modelo de 740 kg recebeu reforços estruturais e um sistema de tração desenvolvido pela empresa Steyr-Puch associado ao motor 1.0 de 48 cv com câmbio cinco marchas.
Esse compacto logo conquistou os consumidores e é utilizado até hoje nos vinhedos da Itália. Isso porque ele é o único modelo 4×4 pequeno o suficiente para circular entre as plantas.
O Fiat Grande Panda que será lançado em 2026 terá também produção nacional, trazendo pela primeira vez a nova plataforma CMP/Smart Car da Stellantis para a fábrica de Betim (MG). Essa é uma arquitetura modular desenvolvida pela PSA para abrigar modelos a combustão, híbridos ou elétricos.
Dessa forma, o modelo nacional vai adotar os motores 1.0 e 1.0 turbo da família Firefly, sendo esse segundo com o sistema híbrido leve de 12 volts que já está nos SUVs da marca. O 100% elétrico ainda seria um plano para o futuro.
Esse será um dos lançamentos mais importantes para a Fiat do Brasil nos últimos anos. Ele marca o início de uma plataforma mais moderna e poderá ser o primeiro hatch compacto nacional eletrificado
Além do carro baseado no Grande Panda, essa base dará origem a uma nova Strada e aos sucessores da dupla Fastback e Pulse. Seus derivados serão mostrados futuramente, provavelmente chegando a partir de 2027.
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