Fiat Grande Panda nacional pode ser estrela do Salão do Automóvel

Em sua primeira coletiva como presidente da Stellantis para América do Sul, Herlander Zola fala sobre o grande lançamento da Fiat

FIAT GRANDE PANDA 2026 AMARELO FRENTE LATERAL TRASEIRA LEO LARA (3)
Fiat Grande Panda servirá de base para novo compacto de Betim (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 04/11/2025 às 16h00

A Fiat celebrará 50 anos de operações no Brasil em 2026. A planta de Betim foi inaugurada no dia 9 de julho de 1976. E para marcar a efeméride, a marca prepara um modelo inédito que irá gerar uma nova família de produtos. Apesar de não confirmarem explicitamente, o novo carro será derivado do Grande Panda.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

E o Grande Panda pode ser uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo. Durante sua primeira coletiva como presidente da Stellantis para América do Sul, Herlander Zola, detalhou os planos de expansão do grupo para a região, como a importância da estreia da Leapmotor, a chegada da Ram Dakota, do Jeep Avenger e também do próximo produto da Fiat. Questionado sobre o que seria esse produto, o executivo foi evasivo.

No caso da Fiat, claramente a gente está falando de um lançamento de um produto completamente novo. Posso garantir que é muito relevante para o mercado, no segmento onde ele vai atuar. Mas eu preciso guardar alguma novidade para o Salão do Automóvel. Eu não consigo adiantar, mas posso garantir que é um veículo muito competitivo”, deixa no ar, o executivo.

Ao fim da coletiva, naquela marcação padrão da imprensa sobre o entrevistado, perguntamos novamente: “Panda no Salão?”, e o executivo esquivou se marcar falta. Claro que ele não quer estragar a surpresa, já que faltam pouco mais de duas semanas para o retorno da mostra automotiva, palco onde a marca sempre revelou grandes novidades, como os conceitos que dariam vida a Toro e Fastback, por exemplo. E depois de sete anos, sem VW e GM, a Fiat com certeza quer ser a dona do Anhembi.

Além disso, seria uma forma de manter o assunto aquecido até o lançamento comercial que deverá ocorrer às vésperas do aniversário da marca no Brasil. Mas fato é que o Grande Panda está em desenvolvimento avançado, para não dizer completo.

Flagra mula de testes do Fiat Grande Panda sucessor do Argo com carroceria de Citroën C3 traseira em movimento
Mula do Grande Panda brasileiro foi flagrado com peças de Citroën C3 para não chamar atenção (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

Nossa reportagem já flagrou o carro em testes nas ruas de Belo Horizonte. Inclusive com peças definitivas, que também foram clicadas pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos. Algumas fontes afirmam que o carro está pronto, mas muito bem guardado.

O Fiat Grande Panda

O Grande Panda chegou ao mercado europeu há poucos meses. Trata-se de um hatch com perfil aventureiro e estilo cubista, que presta homenagem ao modelo original (lançado em 1980).

FIAT GRANDE PANDA 2026 AMARELO FRENTE LATERAL TRASEIRA LEO LARA (6)
Formas retilíneas estarão presentes no modelo brasileiro e serão incorporadas nos novos projetos

No Velho Mundo ele é oferecido com versões a combustão, híbrida e 100% elétrica. O Grande Panda será a base para uma nova família de produtos com direito a SUVs e picapes.

Quando fomos até a Turim, na Itália, o vice-presidente de Marketing da Fiat, Frederico Bataglia, deixou claro que a marca lançará cinco novos produtos até 2030. A partir dele são esperados sucessores de Strada (ou Toro), assim como Fastback e Pulse, e até mesmo um novo SUV de sete lugares, que é um segmento que a Fiat não disputa desde as aposentadorias de Doblò e Freemont.

fiat grande panda interior painel
Por dentro, o painel oval é uma referência direta à pista de testes no teto da fábrica de Lingotto, em Turim

Sobre motorização é esperado que o Grande Panda utiliza o que a Stellantis tem na prateleira, como os motores Firefly 1.0 e 1.3, assim como a unidade T200 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinada com módulo elétrico BSG.

O que ninguém sabe, no entanto, qual será o nome do carro. Panda é um nome de prestígio na Europa, mas com pouca afetividade para o consumidor brasileiro como foi Uno, Palio e o próprio Argo. Mas será preciso esperar, pois o presidente é bom de drible e não deixa escapar nada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Calatrava 4 de novembro de 2025

Tirem o niquelado da dianteira e principalmente da traseira.

Avatar
Deixe um comentário