Fiat Pulse aposta em tecnologia para avançar no mercado
Primeiro SUV compacto nacional da marca italiana se destaca no segmento com recursos de conectividade e de segurança
Primeiro SUV compacto nacional da marca italiana se destaca no segmento com recursos de conectividade e de segurança
Líder do mercado brasileiro em 2021, a Fiat pode crescer ainda mais em 2022, graças ao Pulse. Isso porque o modelo chegou para disputar o segmento que mais cresce no país: o de SUVs compactos. Segundo a marca italiana, entre 2012 e 2021, a participação dessa categoria nas vendas de veículos no país subiu de 2,8% para 22,8%. No mês passado, a novidade já figurava na 9ª posição no ranking de emplacamentos do país.
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Totalmente desenvolvido no Brasil, o projeto do Fiat Pulse une a identidade da marca a um design mais imponente, característico de SUV. A dianteira é alta, enquanto os faróis têm iluminação em LED e luzes de condução diurna (em toda a gama). Os faróis de de neblina e as lanternas traseiras também têm LEDs.
Já os para-choques são elevados, para ampliar os ângulos de entrada e de saída (20,5° e 31,4°, respectivamente). Elementos como os arcos em torno dos para-lamas, o rack de teto e as rodas de liga leve dão os toques finais ao estilo do Fiat Pulse.
Claro, também há suspensão elevada – o vão livre do solo chega a 22,4 cm. Tanto na parte externa quanto na parte interna do modelo, existem easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road, seguindo uma tradição que a Stellantis inaugurou no Brasil com os SUVs da Jeep.
A Fiat também ficou atenta ao interior do Pulse. Painel e forrações das portas são exclusivos para o modelo, enquanto os bancos, revestidos em malharia ou em couro sintético, dependendo da versão, são envolventes. Os instrumentos são 100% digitais, reunidos em uma tela de 7 polegadas.
Segundo a Fiat, o Pulse tem 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento. Por sua vez, o porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados com o rebatimento do banco traseiro, cujo encosto é bipartido na proporção 60/40.
O sistema multimídia traz uma tela flutuante, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas, dependendo da versão. Não faltam GPS nativo, e conectividade Android Auto e Apple CarPlay para até dois aparelhos simultanemamente, via Bluetooth, e conexão via internet 4G. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.
Há ainda três entradas USB, sendo uma do tipo C, em diferentes locais do habitáculo. Há ainda carregador de celular por indução. A central multimídia do Pulse estreia o Fiat Connect Me, nova plataforma de serviços conectados da marca.
Com ela, é possível controlar diversos recursos do veículo por meio de smartphone, smartwatch ou até pelos assistentes do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzina e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
A plataforma também permite acesso remoto a informações como hodômetro, nível de combustível e vida útil do óleo do motor. Se o motorista quiser, pode agendar serviços de manutenção em concessionárias. Outro recurso é o acompanhamento do veículo à distância, caso ele seja conduzido por outra pessoa: o proprietário pode programar alertas de velocidade e de perímetro de rodagem.
Assista ao vídeo e entenda melhor os recursos de conectividade do Fiat Pulse:
Caso haja um furto do veículo (detectado por meio de disparo do alarme, desconexão da bateria, movimentação), é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular. O Fiat Pulse pode ainda acionar automaticamente o Call Center da marca se ocorrer deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento: o objetivo é prestar socorro rapidamente na ocorrência de um acidente.
O Fiat Pulse traz um pacote de segurança de última geração, com destaque para o ADAS (sigla de Sistema Avançado de Assistência ao Condutor). Entre os itens, oferece Comutação Automática dos Faróis (no qual a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao veículo, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas), aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência e controle de estabilidade e tração, sendo que esse último vem de série em todas as versões.
O controle de estabilidade, inclusive, pode atuar na função TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse para superar obstáculos. Essa tecnologia atua em conjunto com o ABS Off-Road, também voltado para manter a eficiência em vias sem pavimentação.
Todas as versões do fiat Pulse vêm com sensores de ré e câmera traseira, botão de partida com chave presencial e airbags laterais que avançam até a altura da cabeça.
Sob o capô, o Pulse também traz novidades. O maior delas é o motor Turbo 200 Flex, com três cilindros, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível. Ele é o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil, desenvolvendo, quando abastecido com etanol, 130 cv. Com gasolina são 125 cv com gasolina). Também elevado, o torque é de 20,4 kgfm, independente do combustível, e está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.
Entre os recursos que permitem tais números, estão o turbocompressor de baixa inércia, o sistema de admissão com volume reduzido (diminuindo ainda mais o turbo lag) e o sistema MultiAir III: trata-se de uma tecnologia que permite abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, por meio de um sistema eletro-hidráulico.
O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Fiat Pulse já chegou ao mercado já atendendo às novas regras de emissões Proconve L7.
Outra opção é o já conhecido motor 1.3 Firefly, de aspiração natural, que gera, com etanol, 107 cv e 13,7 kgfm. Com gasolina, a potência é de 98 cv, e o torque, de 13,2 kgfm.
Ambas as motorizações são associadas a um câmbio automático CVT com sete velocidades, com três modos de funcionamento: Automático, Manual (que permite trocar sequencialmente as marchas, por meio da alavanca ou das borboletas no volante) e Sport, acionado por um botão no volante, que atua na direção, no controle de estabilidade e no mapeamento do acelerador e da transmissão.
O câmbio automático CVT é item de série nas versões equipadas com motor 1.0 turbo. Já o 1.3 Firefly, além da transmissão automática, pode receber também uma caixa manual de cinco marchas. A direção é sempre elétrica: a Fiat informa que o Pulse tem um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.
O SUV compacto da Fiat está disponível em cinco versões: confira os preços.
Versão | Preço |
---|---|
Fiat Pulse Drive 1.3 | R$ 87.990 |
Fiat Pulse Drive 1.3 automático | R$ 96.990 |
Fiat Pulse Drive T200 automático | R$ 104.990 |
Fiat Pulse Audace T200 automático | R$ 112.490 |
Fiat Pulse Impetus T200 automático | R$ 123.490 |
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A versão Pulse Impetus T200 automático (R$ 123.490) foi “assassinada” pelo seu “primo” Renegade Sport (R$ 123.990), que é um SUV de verdade pelo mesmo preço !
Renegade SUV de verdade?
Kkkkkkk
Amigo deixa te dar um banho de água fria, tenho uma Renegade 4×4 e uma Duster 4×2 e onde a Renegade atola a Duster passa como se fosse asfalto.
????