Fiat Strada comemora 20 anos e espera nova geração
Enquanto não chega sua sucessora, picape compacta da Fiat ainda comemora bons números de mercado mesmo sem mudanças profundas nessas duas décadas
Enquanto não chega sua sucessora, picape compacta da Fiat ainda comemora bons números de mercado mesmo sem mudanças profundas nessas duas décadas
A Fiat Strada é um dos carros há mais tempo no mercado brasileiro e comemora 20 anos de produção. A picape compacta foi lançada em 1998 e, embora tenha passado por reestilizações e tenha ganhando novidades ao longo dessas duas décadas, ainda é, basicamente, o mesmo utilitário.
Sempre produzida na unidade da marca em Betim (MG), a Strada foi lançada pela Fiat como uma derivação da linha do Palio, em 1998, em três versões: Working 1.5 (76 cv), Trekking 1.6 8V (92 cv) e a top de linha LX 1.6 16V (106 cv). Enquanto o compacto já saiu de linha, há quase um ano, no fim de 2017, a picape segue firme e forte, com bons números de venda no mercado.
De acordo com números divulgados pela Fiat, a Strada, em 2018, deve atingir cerda de 53% de participação no segmento, com aproximadamente 67 mil picapes produzidas e 65 mil emplacadas.
A Fiat Strada introduziu algumas novidades no segmento das picapes compactas ao longo desses 20 anos. Em 1999, ela foi a primeira da categoria a ser oferecida com cabine estendida. Em 2002, a versão Adventure, que seis anos depois, em 2008, ganhou o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. Em 2009, foi a primeira compacta a ser lançada com cabine dupla e, em 2013, passou a ser oferecida com três portas, para facilitar o acesso ao banco traseiro.
A Fiat já está trabalhando em uma nova picape compacta para substituir a Strada. Chamada de projeto X1P, ela já tem alguns protótipos em teste. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a nova Fiat Strada terá a frente do Mobi e utlizará a plataforma 327 (do Uno) na frente e do furgão Fiorino na parte traseira.
Visualmente, nova Fiat Strada será semelhante ao Mobi, com a provável adoção de um novo para-choque. As dimensões serão próximas às do Fiorino.
No lugar do motor 1.4 Fire de 88 cavalos entra o Firefly 1.3 de 109 cavalos. E a nova Strada manterá as três versões: cabine simples, estendida e dupla.
Fotos Fiat | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
amo strada
a fiat poderia fazer a tampa trazeira da nova strada igual a tampa trazeira da toro ia ficar top.
Oi Boris. Atualmente rodo 1600 km por mês e queria saber: qual tipo de carro se encaixa neste perfil de km, diesel ou flex? Meu uso é misto. ABRAÇO.