25 anos de Fiat Strada: veja as inovações da picapinha italiana
Durante esses 25 anos, a Fiat trouxe diversas novidades que ajudaram a solidificar a sua caminhonete compacta como líder do segmento
Durante esses 25 anos, a Fiat trouxe diversas novidades que ajudaram a solidificar a sua caminhonete compacta como líder do segmento
O lançamento da Fiat Strada 2024 equipada com motor 1.0 turbo coincidiu com a comemoração dos 25 anos de mercado do modelo. Essa picapinha foi lançada em 1998 como sucessora da Fiorino e apenas mais um derivado do Palio.
Hoje, a Strada é um modelo praticamente independente. Apesar de compartilhar algumas partes de estamparia e vidros com o Fiat Mobi, sua plataforma é exclusiva e utiliza componentes de outros carros.
VEJA TAMBÉM:
Durante esses 25 anos, a Fiat Strada trouxe uma enorme variedade de versões e algumas inovações. Ela lançou tendências que mais tarde seriam adotadas pelas concorrentes, confira quais foram:
Nos anos 90 ter cabine estendida de fábrica era coisa de picape média ou das grandes que chegavam via importação independente. Algumas empresas faziam a conversão em caminhonetes pequenas.
Em 1999 a Fiat lançou a Strada cabine estendida, que trazia mais espaço na cabine para levar itens menores como mochilas. A caçamba perdia um pouco de volume, entretanto.
A Chevrolet fez um meio termo entre cabine simples e estendida com a Montana em 2003. Já a Volkswagen fez igual a Fiat quando lançou a nova geração da Saveiro em 2009, com versões simples e estendida.
Os carros aventureiros foram uma verdadeira febre. A primeira caminhonete compacta a receber esse tratamento foi a Fiat Strada Adventure, no ano de 2002.
A cabine estendida da Fiat Strada não foi feita para levar passageiros extra. Isso não impediu que inventassem um banquinho para ser instalado no local, para levar passageiros sem segurança.
A Fiat percebeu essa demanda por levar mais pessoas na cabine e criou a Strada cabine dupla em 2009. A primeira versão assim tinha apenas duas portas e ainda precisava de um acabamento plástico para esconder uma emenda na lateral. O conceito foi refinado mais tarde.
Ter criado a nova opção de cabine para a Strada não foi o suficiente, a Fiat melhorou o conceito em 2013 adicionando uma porta traseira. Ela era do tipo suicida, abrindo no sentido oposto da dianteira, assim como algumas picapes norte-americanas usam.
Com isso, o acesso foi facilitado no lado direito. O desenho foi atualizado também, escondendo a emenda e ficando mais limpo.
No final da década de 2000 o câmbio automático começou a se popularizar no Brasil, porém as caixas ainda eram caras e a maioria tinha quatro marchas. O automatizado foi uma alternativa mais barata para quem não queria trocar as marchas, já que era apenas um manual com um robô trocando as marchas.
A Fiat colocou o seu Dualogic em quase toda a linha, incluindo na Strada. Isso e a cabine dupla mostravam o início da atual tendência das picapinhas sendo usadas mais como carro de passeio que como veículo de carga.
A atual geração da Fiat Strada estreou em 2020, já tendo a irmã maior Toro fazendo sucesso. A compacta ganhou porte maior e, por isso, uma cabine dupla mais espaçosa.
Por ser uma carroceria nova, a Fiat aproveitou para fazer logo as quatro portas de forma tradicional. A sua rival Saveiro continuou com apenas duas portas, mas a nova Chevrolet Montana veio com as quatro portas para competir com a Strada.
O Dualogic podia quebrar um galho, mas seu funcionamento ficava longe da suavidade de um automático tradicional. Em 2022 a Fiat adicionou a opção de caixa CVT à Strada, dando mais conforto sem prejudicar o consumo.
A primazia do motor turbo nesse segmento ficou para a Chevrolet Montana, com seu 1.2 de três cilindros. A Strada estreou agora com o 1.0 turbo, que traz a vantagem de pagar menos impostos devido ao deslocamento menor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |