Fiat Strada ganha câmbio automático CVT e nova versão Ranch

Câmbio será do tipo continuamente variável (CVT) e trabalhará junto com o motor 1.3; conjunto é o mesmo do SUV recém-lançado Pulse

fiat strada ranch parada em fazenda frente
Nova versão Ranch tem apelo rural e será a nova top de linha da gama Strada (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 10/12/2021 às 11h37
Atualizado em 11/08/2022 às 16h01

Os números de venda não negam: a picape Fiat Strada é um sucesso de público. O modelo não é apenas o comercial leve mais vendido do Brasil, como deverá terminar este ano com o veículo mais vendido do país  no ranking geral de emplacamentos. E a marca italiana quer aumentar esse domínio com o lançamento da aguardada Strada automática.

O câmbio automático estará disponível em duas versões: na Volcano e nova top de linha Ranch.

Preços da nova Strada automática:

  • Fiat Strada Volcano AT: R$ 111.990
  • Fiat Strada Ranch AT: R$ 116.990

Câmbio CVT e motor 1.3 Firefly

O modelo não é a primeira picape compacta automática. Em meados dos anos 1980, a Chevrolet comercializou a Chevy 500 com esse tipo de câmbio. O que diferencia a Strada automática é que ela é equipada com o câmbio do tipo CVT (continuamente variável).

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O câmbio automático CVT tem sete marchas simuladas e é associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números são 98 cv de potência e 13,2 kgfm de torque. É o mesmo conjunto que equipa o recém-lançado Pulse.

Esse números são ligeiramente inferiores aos do restante da gama, pois o motor foi adequado para atender as novas normas de emissões Proconve L7. A partir do ano que vem, toda a linha com motor 1.3 Firefly terá o mesmo desempenho.

Modos de condução do CVT

A transmissão CVT da Strada automática oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo.

O modo manual permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.

Já o modo Sport  promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.

Consumo da Fiat Strada automática

As duas versões – Volcano e Ranch – da nova Strada automática têm o mesmo consumo divulgado pela Fiat:

  • Cidade: 12,4 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,9 km/l (etanol)

Equipamentos de série da Fiat Strada Ranch

A Fiat Strada Ranch com câmbio automático possui diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria adota novos protetores frontais cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.

Por dentro, o painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante.

O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos.

O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas.

Fotos: Fiat | Divulgação

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9 Comentários
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Ademir da Silva Martins. 27 de fevereiro de 2022

Por que a nova strada está com valores tão alto, precisão baixar para poder vender mais, pois não se vê nova strada rodando…..

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Heliomar 14 de dezembro de 2021

Informações importantes foram omitidas, tais como detalhes da multimídia, se há câmera de ré ou simplesmente sensores de ré, sistema de estacionamento automático, entre outras.

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Juarez 14 de dezembro de 2021

A Fiat não está dando conta de entregar nem as versões antigas e já lança outras versões… isso é uma piada mesmo.

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MARCIO ELIAS DE SOUZA 11 de dezembro de 2021

Caramba… é o preço meu caro??? Tá de arrepiar. ????

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Vinicius 11 de dezembro de 2021

Boris, será que esse câmbio CVT da Strada irá aguentar sem quebrar facilmente, sabendo-se que é um veículo com carroceria e que irá transportar cargas? Não lembro de outra caminhonete com câmbio CVT! Seria o câmbio automático tradicional mais resistente neste sentido? Quais cuidados deve-se ter?

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oscar h. martins martins 10 de dezembro de 2021

Já tive uma fiat strada, moro no sítio e quando chove sem tração traseira não dá.

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MARCIO ELIAS DE SOUZA 11 de dezembro de 2021

Corretíssimo… tenho numa Strada Treking 1.6 CE e é muito boa para as minhas atividades rurais, aqui em Moeda/MG, enquanto não chove. Choveu, lascou.

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oscar h. martins martins 10 de dezembro de 2021

Pick-up sem tracão traseira não sobe determinados morros como já vi, outra coisa se é uma pick-up e de utilidades nas roças, sítios, etc por´que não ter tração traseira?Poderia ter as duas versões. Obrigado. Já disse isso e é a pura verdade.

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oscar h. martins martins 10 de dezembro de 2021

Pick-up sem tracão traseira não sobe determinados morros como já vi, outra coisa se é uma pick-up e de utilidades nas roças, sítios, etc por´que não ter tração traseira?Poderia ter as duas versões. Obrigado.

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