Fiat Strada ganha câmbio automático CVT e nova versão Ranch
Câmbio será do tipo continuamente variável (CVT) e trabalhará junto com o motor 1.3; conjunto é o mesmo do SUV recém-lançado Pulse
Câmbio será do tipo continuamente variável (CVT) e trabalhará junto com o motor 1.3; conjunto é o mesmo do SUV recém-lançado Pulse
Os números de venda não negam: a picape Fiat Strada é um sucesso de público. O modelo não é apenas o comercial leve mais vendido do Brasil, como deverá terminar este ano com o veículo mais vendido do país no ranking geral de emplacamentos. E a marca italiana quer aumentar esse domínio com o lançamento da aguardada Strada automática.
O câmbio automático estará disponível em duas versões: na Volcano e nova top de linha Ranch.
O modelo não é a primeira picape compacta automática. Em meados dos anos 1980, a Chevrolet comercializou a Chevy 500 com esse tipo de câmbio. O que diferencia a Strada automática é que ela é equipada com o câmbio do tipo CVT (continuamente variável).
VEJA TAMBÉM:
O câmbio automático CVT tem sete marchas simuladas e é associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números são 98 cv de potência e 13,2 kgfm de torque. É o mesmo conjunto que equipa o recém-lançado Pulse.
Esse números são ligeiramente inferiores aos do restante da gama, pois o motor foi adequado para atender as novas normas de emissões Proconve L7. A partir do ano que vem, toda a linha com motor 1.3 Firefly terá o mesmo desempenho.
A transmissão CVT da Strada automática oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo.
O modo manual permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.
Já o modo Sport promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
As duas versões – Volcano e Ranch – da nova Strada automática têm o mesmo consumo divulgado pela Fiat:
A Fiat Strada Ranch com câmbio automático possui diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria adota novos protetores frontais cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.
Por dentro, o painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante.
O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos.
O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas.
Fotos: Fiat | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por que a nova strada está com valores tão alto, precisão baixar para poder vender mais, pois não se vê nova strada rodando…..
Informações importantes foram omitidas, tais como detalhes da multimídia, se há câmera de ré ou simplesmente sensores de ré, sistema de estacionamento automático, entre outras.
A Fiat não está dando conta de entregar nem as versões antigas e já lança outras versões… isso é uma piada mesmo.
Caramba… é o preço meu caro??? Tá de arrepiar. ????
Boris, será que esse câmbio CVT da Strada irá aguentar sem quebrar facilmente, sabendo-se que é um veículo com carroceria e que irá transportar cargas? Não lembro de outra caminhonete com câmbio CVT! Seria o câmbio automático tradicional mais resistente neste sentido? Quais cuidados deve-se ter?
Já tive uma fiat strada, moro no sítio e quando chove sem tração traseira não dá.
Corretíssimo… tenho numa Strada Treking 1.6 CE e é muito boa para as minhas atividades rurais, aqui em Moeda/MG, enquanto não chove. Choveu, lascou.
Pick-up sem tracão traseira não sobe determinados morros como já vi, outra coisa se é uma pick-up e de utilidades nas roças, sítios, etc por´que não ter tração traseira?Poderia ter as duas versões. Obrigado. Já disse isso e é a pura verdade.
Pick-up sem tracão traseira não sobe determinados morros como já vi, outra coisa se é uma pick-up e de utilidades nas roças, sítios, etc por´que não ter tração traseira?Poderia ter as duas versões. Obrigado.