Fiat Toro 2022: tudo o que mudou na picape, preços e itens de série
Picape passa por discreta reestilização, mas ganha novo motor turboflex e equipamentos de segurança e conectividade
Picape passa por discreta reestilização, mas ganha novo motor turboflex e equipamentos de segurança e conectividade
O “tapa” que a Fiat deu no visual da Toro 2022 foi mais leve do que se imaginava. A plástica mudou, principalmente, a grade dianteira, que ficou maior. Capô, para-choque e conjunto óptico também são novos, mas as alterações são mais discretas. “É muito difícil mexer em um campeão de vendas” explica Herlander Zola, Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
No entanto, isso não quer dizer que a picape continue sendo mais do mesmo. A Toro 2022, que começa a ser vendida na segunda quinzena de maio, traz uma importantíssima mudança debaixo do capô: a adoção do novo motor turbo (270) 1.3 de 185 cv de potência.
Há também um incremento na conectividade passa a oferecer, dependendo da versão, carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e internet nativa.
A picape também está equipada com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, faróis Full LED, que melhora em 30% a performance dos faróis, e painel de instrumentos totalmente digital de 7’’.
Versão | Preço |
---|---|
Toro Endurance 1.8 Flex AT6 | R$ 114.590 |
Toro Endurance 270 Flex AT6 | R$ 119.590 |
Toro Endurance Diesel AT9 | R$ 152.990 |
Toro Freedom 270 Flex AT6 | R$ 131.890 |
Toro Freedom Diesel AT9 | R$ 164.390 |
Toro Volcano 270 Flex AT6 | R$ 144.990 |
Toro Volcano Diesel AT9 | R$ 177.690 |
Toro Ranch Diesel AT9 | R$ 185.490 |
Toro Ultra Diesel AT9 | R$ 187.490 |
Confira o vídeo com a “live” da apresentação oficial da Fiat Toro
A principal mudança no visual da Toro 2020 está no capô, com fortes vincos, para-choque e grade. As versões Ranch e Ultra têm a grade inspirada nas picapes Ram. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes configurações.
No interior, o painel digital é item de série em todas as versões. O modelo também tem um novo console central. Há maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros.
O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.
Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4×4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.
A Toro 2022 marca a estreia na linha Fiat do novo motor turbo do grupo Stellantis, o GSE 1.3, batizado de 270 em referência ao torque em Newton-metro (Nm). Ele gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 28,4 kgfm (270 Nm) a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Nas versões equipadas com esse motor, a tração é dianteira e o câmbio é automático de seis marchas (AT6). Os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel continuarão sendo ofertados. O primeiro, na versão de entrada. O segundo, na Toro 2022 Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. Neste caso, a tração é 4×4 e a transmissão é automática de 9 velocidades (AT9).
As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso reduz trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
Confira os itens de série de todas as versões da nova Toro.
Cluster Full Digital de 7’’, TC+ (Electronic Locker), Leitor de pressão dos pneus (iTPMS), Airbags laterais e de cortina, USB frontal (tipos A e C), USB traseiro, Central multimídia de 7”, Dois tweeters, Espelhos externos com tilt down, Comandos de áudio no volante, Ar-condicionado, Direção elétrica, Vidros elétricos, Travamento elétrico, Alarme, Desembaçador traseiro, Banco do motorista ajustável, Isofix, Piloto automático, DRL (luz diurna) de LED, Sensor de estacionamento traseiro, Porta escada, Repetidor lateral, Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder, Revestimento de caçamba, Rodas de liga leva de 16” (Superspoke), Luz de iluminação da caçamba, Lâmpadas traseiras de LED.
Acrescenta ESC OFF (4×4 low), Transmissão de 9 marchas, Tração 4×4 com seletor, Controle eletrônico de descida, Protetor de cárter
Acrescenta em relação à Endurance: central multimídia de 8,4”, paddle shifters, câmera de ré, volante em couro, ar-condicionado digital dual zone, para-sol com iluminação, apoio de braço frontal, tapete, faróis full led, roda de liga leve de 17”, barras longitudinais no teto, farol de neblina, capota marítima, maçanetas e espelhos na cor do veículo.
Acrescenta ESC OFF (4×4 low), transmissão de 9 marchas, tração 4×4 com seletor, controle eletrônico de descida, protetor de cárter.
Acrescenta em relação à Freedom: Sensor de estacionamento frontal, TBM +NAV (conectividade), Wireless changer, Airbag de joelhos, Roda de liga leve de 18”, Bancos em couro, Kit High Tech, Espelhos externos com tilt down e luz de poça, Apoia-braço traseiro, Porta-objeto no banco do passageiro, Keyless Enter-N’Go, Assentos com ajuste elétrico, Maçaneta e moldura da porta cromada.
Itens da Volcano 270 mais ESC OFF (4×4 low), transmissão de 9 marchas, tração 4×4 com seletor, controle eletrônico de descida, protetor de cárter.
Central multimídia com tela de 10,1”, grade frontal diferenciada, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, espelhos externos cromados, moldura lateral da caixa de roda específica, barra de proteção para o vidro traseiro, barra de proteção cromada, santantonio cromado, estribo cromado, para-barro, assentos de couro acabamento específico (marrom), badge externo nas portas da frente, badge interno, acabamentos interiores escurecidos, acabamentos exteriores escurecidos, cor e acabamento do painel (marrom), cluster específico (welcome movement), tapetes de carpete com bordados.
Central multimídia com tela de 10,1”, grade frontal diferenciada, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, capota rígida, cargo bag, moldura lateral da caixa de roda específica, nova bitola 10 mm maior, santantonio integrado, estribo preto, para-barro, rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca, assentos de couro com acabamento específico (vermelho), badge externo (portas dianteiras), badge interno, acabamentos interiores escurecido, acabamentos exteriores escurecidos e logotipo fiat, maçaneta da porta na cor externa, cor e acabamento do painel (vermelho), bordado nas costas nos bancos dianteiros, cluster específico (welcome movement), tapetes de carpete com bordados.
Uma das novidades da Fiat Toro 2022 é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que oferece recursos como:
Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB (Autonomous Emergency Braking)) avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível:
Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema:
O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:
A Toro 2022 ganhou uma renovada central multimídia com duas telas maiores (8,4” e 10,1”) e no carregamento de smartphones por indução.
A tela de 8,4” é equipamento de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1”, a maior entre as telas de sua categoria no Brasil, posicionada na vertical, equipa as configurações Ranch e Ultra.
A picape da Fiat é oferecida com o sistema Connect Me que permite interação por meio de smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).
O Connect Me oferece alertas de manutenção, assistência mecânica e atualização de software, entre outros. O sistema ainda pode auxiliar o motorista com chamadas para os serviços de emergência em caso de acidente e ajudar na recuperação da Toro 2022 em caso de furto ou roubo.
Em parceria com a TIM, o veículo já sai de fábrica com um chip da operadora de celular. Assim, após a compra da Toro 2022 e ativação dos serviços conectados, ao realizar o cadastro na operadora, já é possível utilizar o wifi dentro do carro, podendo conectar até oito aparelhos simultaneamente. O usuário também terá acesso a apps de streaming, como podcast, audiobooks
Além disso, será oferecido um período de teste do Wifi Hotspot por um mês para todos os clientes.
Já no momento do cadastro na TIM, o cliente poderá escolher o plano que mais se adequa à sua necessidade e, ao final do período de teste, poderá manter o plano mediante pagamento feito via cartão de crédito.
A operadora oferece três planos para os clientes Fiat: Básico 5GB com áudio book por R$ 30, Padrão 10GB com Waze (ilimitado) por R$ 50 além do Premium de 40GB com os mesmos conteúdos do pacote anterior adicionando o Cartoon Networks por R$ 100.
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Que FIAT !!!
F Impossivel Aumentar o Tamanho… da caçamba… acbe uma geladeira grande?