Fiat Uno ‘flutua’ na lama da Transamazônica! Entenda o fenômeno

Consultamos um especialista em off-road para entender de onde vem toda a valentia desse compacto nacional que está sempre viralizando

Fiat Mille Way vermelho atravessando lama na rodovia transamazônica
É um dos carros que atravessa a transamazônica sem ter tração 4x4 (Foto: Instagram | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/01/2025 às 15h00

Não é novidade que o Fiat Uno é um carro valente e pode ir mais longe que muitos SUVs na lama — nas mãos de um bom motorista. Recentemente viralizou um vídeo do compacto passando pela rodovia Transamazônica em época de chuva como se fosse brincadeia.

O AutoPapo foi atrás para descobrir o motivo técnico do Fiat Uno ser tão bom nas trilhas. Procuramos Clécio William, instrutor da CWS 4×4, que fornece treinos para direção off-road.

VEJA TAMBÉM:

O grande trunfo do Fiat Uno é ter o entre-eixos curto e o peso reduzido. Por isso, a maior parte do peso está concentrada sobre o eixo dianteiro, que é o de tração.

Segundo Clécio, um segredo para ir bem na lama com um carro 4×2 é lançá-lo antes do ponto crítico. Para manter a velocidade é preciso tirar o pé do acelerador se sentir perda de tração.

O especialista observou que na maioria desse vídeos com o Fiat Uno em trilhas o carro foi lançado e atravessa o desafio com velocidade. E por ser um carro leve, ele consegue ir mais longe que modelos mais pesados como os SUVs atuais.

Um exemplo dado por Clécio foi o vídeo que ele fez usando um Ford Ka para subir uma inclinação de 45° na terra. Ele lança o carro antes para conseguir escalar o morro.

Existe um hatch popular ainda melhor que o Uno para a lama

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
O Mobi tem características que ajudam na lama (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Para Clécio, existe um carro popular com ainda mais potencial no fora de estrada que o Uno, mas não conquistou essa fama — ainda. Trate-se do Fiat Mobi, que é ainda mais curto que o compacto veterano.

Ele também é um carro leve, não tanto quanto o Uno, mas abaixo da média dos carros atuais: 961 kg. Atualmente o Mobi utiliza suspensão mais alta que tinha na época de seu lançamento, com 17,7 cm de vão livre.

Lembre-se disso na próxima vez que for viajar para o interior nas férias com carro alugado. O Mobi pode ser mais útil que as opções mais caras de SUVs.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Pereira 15 de janeiro de 2025

Uno, a lenda, o mito, o indestrutível.
Entre o Uno e o Fusca, fico com os dois.

Avatar
Deixe um comentário