Fiat Uno ‘flutua’ na lama da Transamazônica! Entenda o fenômeno

Consultamos um especialista em off-road para entender de onde vem toda a valentia desse compacto nacional que está sempre viralizando

Fiat Mille Way vermelho atravessando lama na rodovia transamazônica
É um dos carros que atravessa a transamazônica sem ter tração 4x4 (Foto: Instagram | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/01/2025 às 15h00

Não é novidade que o Fiat Uno é um carro valente e pode ir mais longe que muitos SUVs na lama — nas mãos de um bom motorista. Recentemente viralizou um vídeo do compacto passando pela rodovia Transamazônica em época de chuva como se fosse brincadeia.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O AutoPapo foi atrás para descobrir o motivo técnico do Fiat Uno ser tão bom nas trilhas. Procuramos Clécio William, instrutor da CWS 4×4, que fornece treinos para direção off-road.

VEJA TAMBÉM:

O grande trunfo do Fiat Uno é ter o entre-eixos curto e o peso reduzido. Por isso, a maior parte do peso está concentrada sobre o eixo dianteiro, que é o de tração.

Segundo Clécio, um segredo para ir bem na lama com um carro 4×2 é lançá-lo antes do ponto crítico. Para manter a velocidade é preciso tirar o pé do acelerador se sentir perda de tração.

O especialista observou que na maioria desse vídeos com o Fiat Uno em trilhas o carro foi lançado e atravessa o desafio com velocidade. E por ser um carro leve, ele consegue ir mais longe que modelos mais pesados como os SUVs atuais.

Um exemplo dado por Clécio foi o vídeo que ele fez usando um Ford Ka para subir uma inclinação de 45° na terra. Ele lança o carro antes para conseguir escalar o morro.

Existe um hatch popular ainda melhor que o Uno para a lama

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
O Mobi tem características que ajudam na lama (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Para Clécio, existe um carro popular com ainda mais potencial no fora de estrada que o Uno, mas não conquistou essa fama — ainda. Trate-se do Fiat Mobi, que é ainda mais curto que o compacto veterano.

Ele também é um carro leve, não tanto quanto o Uno, mas abaixo da média dos carros atuais: 961 kg. Atualmente o Mobi utiliza suspensão mais alta que tinha na época de seu lançamento, com 17,7 cm de vão livre.

Lembre-se disso na próxima vez que for viajar para o interior nas férias com carro alugado. O Mobi pode ser mais útil que as opções mais caras de SUVs.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vandir 1 de fevereiro de 2025

Uno é um carro bom no barro,mas não é superior ao fusca.
Na década de 70 e 80 quando fazíamos levantamento topográfico para projeto de estradas no PR e SC nossos carros eram Fusca,Jeep,Kombi e Rural.
Jeep é barranqueiro,kombi e Rural anda muito em S tipo rastro cobra,
Já o Fusca no barro cortava o rastro deixado pelos outros em uma linha reta que era bonito de se ver.
Olha que nessa época e com raras exceções maioria das estrada eram de chão batido,um verdadeiro inferno.

Avatar
Fábio Vicente 18 de janeiro de 2025

A relação de marchas curta também ajuda no off-road.

Avatar
João Paulo 17 de janeiro de 2025

Um tanque de guerra!

Avatar
Santiago 16 de janeiro de 2025

O Uno é um daqueles projetos acertados, que marcaram época e inauguraram novas fases.
Capaz de ir a muitos lugares aonde os SUVs vão, e aonde vários “suvs” de hoje jamais ousariam ir.

Avatar
Antonio Pereira 15 de janeiro de 2025

Uno, a lenda, o mito, o indestrutível.
Entre o Uno e o Fusca, fico com os dois.

Avatar
Deixe um comentário