Filtro de cabine: tiramos as principais dúvidas para você respirar melhor
O filtro de cabine é responsável por cuidar do ar que passa pelo sistema de ar-condicionado, tornando o ambiente mais limpo
O filtro de cabine é responsável por cuidar do ar que passa pelo sistema de ar-condicionado, tornando o ambiente mais limpo
Hoje no Brasil só é possível comprar carros sem ar-condicionado escolhendo picapes compactas ou furgões. Devido ao clima tropical do nosso país e a falta de segurança nas grandes cidades, esse item acaba sendo essencial. Mas ele tem um componente importante que necessita de cuidados: o filtro de cabine.
Graças a esse filtro, os ocupantes do carro respiram um ar mais limpo. Isso evita que poluentes, odores desagradáveis e outros inconvenientes invadam o conforto a cabine. Para lhe ajudar a não ter problemas com esse item, respondemos as principais dúvidas sobre.
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O filtro de cabine vai instalado no sistema de ar-condicionado, geralmente atrás do porta-luvas. Ele é feito em material similar com o papel, porém poroso. O ar passa por ele e as impurezas vão ficando presas no elemento filtrante.
Hoje existem filtros do tipo hepa, ou N95, que já vêm de fábrica nos carros nacionais da Jeep. Além de filtrar o ar, esses também protegem os ocupantes de virus.
Se o seu carro possui o filtro de cabine, sua troca está prevista no plano de manutenção. Geralmente os fabricantes recomendam a verificação em todas as revisões e a troca a cada 20 mil km. Para ter a periodicidade correta consulte o manual de seus veículo ou a página de revisão no site do fabricante.
A troca dele é um processo simples, podendo até ser feita em casa. O filtro em si custa barato, abaixo de R$ 50 para carros nacionais pequenos e médios. Em modelos importados ou de marca premium o valor pode ser maior.
Depende de qual tipo de filtro de cabine seu carro está usando. Se for com carvão ativado ou antiviral, não pode ser lavado. Já os comuns podem ser lavados sim.
O processo consiste em remover a sujeira com um aspirador de pó e depois mergulhar o componente em água misturada com sabão neutro. Por fim, enxague com água corrente e deixe secar.
Apesar de ser um componente simples, barato e de grande utilidade, nem todo carro que tem ar-condicionado traz o filtro de cabine. Atualmente, apenas a Chevrolet deixa a desejar quando o assunto é esse item, com a família Onix e Tracker.
Carros usados populares como o Toyota Corolla de nona geração, o “Brad Pitt”, o Honda Fit de primeira geração e outros carros japoneses anteriores a 2010 costumavam a vir sem o filtro de cabine. No caso do Fit, por exemplo, apenas o modelo 2008 trazia o item. Por isso, é preciso pesquisar antes se o ano/modelo do carro que você deseja comprar vem com o filtro.
Com o bom e velho jeitinho brasileiro criaram uma forma de colocar filtro de cabine nesses carros que não o traz. Esses veículos trazem a caixa do ar-condicionado fechada e sem um local aberto para instalar o filtro.
A solução é fazer um corte na caixa plástica do sistema, colocar o filtro nessa abertura e lacrar com fita adesiva. Se não tiver bem fechado, o filtro será inútil, pois o sistema puxará ar “sujo” pelas frestas.
Uma forma mais segura, e garantida, de adaptar é trocar a caixa do ar-condicionado por uma que tenha a previsão para o filtro. Caso o carro tenha uma versão que a use. É mais caro e pode depender de achar em um desmanche, porém é mais garantido que a adaptação.
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