Filtro de combustível: não trocar essa peça é pedir para ter problemas

Essa peça de R$ 20 é uma daquelas com importância inversamente proporcional ao seu preço, não trocar é uma economia porca

shutterstock mecanico trocando filtro de combustivel emcarro elevado
Ele pode ser substituído durante a troca de óle (Fotos: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/05/2024 às 15h23

Existem alguns itens que devem ser trocados em todas as revisões de um carro. Um barato, porém importante, é o filtro de combustível.

Essa peça é responsável por filtrar o combustível, com o nome já diz, e isso ajuda no funcionamento do motor. Quando está entupido, o fluxo de combustível para o propulsor é limitado.

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Quando o filtro de combustível está sujo ou entupido, o carro perde força e aumenta o consumo. Ele também fica com dificuldades para dar a partida.

O filtro fica instalado na linha de combustível que liga o tanque ao motor. Seu formado é cilíndrico e em seu interior há elementos que seguram as impurezas presentes no combustível.

A troca não precisa ser feita em concessionárias ou em oficinas mecânicas. Esse serviço pode ser feito em estabelecimentos de troca de óleo do motor, por ser um componente de fácil acesso.

Quando tem que trocar o filtro de combustível

shutterstock filtro de combustivel
Essa é a aparência da peça

A periodicidade da troca do filtro de combustível está prevista no manual do veículo, na tabela de manutenções periódicas. O mais comum é que seja a cada 10 mil km, em todas as revisões.

Por ser uma peça barata, custando cerca de R$ 20, ela não pesa tanto nas manutenções como outras. Os ganhos em desempenho e consumo são maiores que a economia de não trocar o componente

Se você utilizar um combustível batizado, é recomendável adiantar a troca do filtro. Ele pode ficar saturado mais rápido que o comum.

Como saber que o filtro de combustível está entupido

shutterstock filtros de combustivel usados e novos lado a lado
Uma comparação entre o filtro usado com o novo

Um filtro de saturado restringe o fluxo de combustível que vai ao motor. Isso resulta em falhas durante acelerações, perda de força e aumento do consumo, já que a injeção eletrônica irá aumentar a injeção achando que a mistura está pobre. Outro sintoma é a marcha lenta irregular.

A simples troca do filtro poderá eliminar todos esses sintomas do carro. Caso eles persistam, o causador poderá ser em outro. Mas, é como já falamos, a peça custa cerca de R$ 20 e não pesa no bolso como outras.

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1 Comentário
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Carlos Alberto Ranieri 4 de junho de 2024

mais uma vantagem do carro elétrico. Não tem filtros.

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