Fim da baliza? Veja quais são os carros mais fáceis de manobrar no Brasil

As medidas externas não são tudo, existe um fator mecânico que faz alguns carros serem mais fáceis de manobrar que seus rivais

carros estacionados ladeira subida ingrime shutterstock 481950562
O fim da prova não significa o fim da baliza na vida real (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/02/2026 às 06h00

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) formulou um novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular e retirou o teste de baliza. Agora o examinado precisa estacionar o carro ao final do percurso como algo mais natural, sem a exigência pesada que era feita anteriormente.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Muitos motoristas acharam essa mudança positiva nas redes sociais. O exame de baliza costuma ser um dos que mais reprovam, junto do controle de embreagem.

VEJA TAMBÉM:

Ainda assim, os motoristas precisarão realizar a manobra da baliza no cotidiano. No mundo real isso pode ser mais fácil graças a tecnologia, o sensor de estacionamento e a câmera ajudam, principalmente em carros maiores.

Mas não é só isso que faz o carro ser fácil de estacionar, uma olhada na ficha técnica já ajuda a saber sobre isso. O dado mais importante sobre isso é o diâmetro de giro, que representa o espaço necessário para dar uma volta completa com o volante totalmente esterçado.

Essa informação também pode ser encontrada como raio de giro, que é a metade do diâmetro de giro. Existem carros grandes que são fáceis de manobrar pois esterçam muito as rodas.

O que faz um carro ser fácil de estacionar

citroen c3 aircross shine 5 lugares vermelho rubi detalhe dianteira
O ângulo de esterçamento das rodas pode compensar um comprimento longo e ajudar nas manobras (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O comprimento do carro e seu entre-eixos são importantes para ter uma noção da facilidade de manobrar, mas isso pode ser compensado. O mais determinante acaba sendo o quanto que as rodas esterçam.

Esse ângulo é determinado no projeto do carro pelo sistema de direção e, nos carros de tração dianteira, pelas juntas homocinéticas. Geralmente carros com tração traseira esterçam mais, porém isso não é regra.

Um exemplo disso são as vans médias da Stellantis, como a Fiat Scudo. Elas esterçam as rodas em um ângulo grande para facilitar as manobras. O diâmetro de giro delas é de 12,4 metros, apenas 20 cm maior que o da Fiat Toro — que é mais curta.

E falando na picape da Fiat, ela é conhecida por se difícil de manobrar por causa do diâmetro de giro grande. Ela compartilha a plataforma com os Jeeps Renegade, Compass e Commander, que possuem o mesmo sistema de direção.

Carros com tração traseira são os que mais se destacam. O Chevrolet Omega nacional, mesmo medindo 4,73 m de comprimento, tem diâmetro de giro de 10,1 m. Como comparação, o Chevrolet Onix hatch atual precisa de 10,6 m para dar uma volta completa.

Alguns carros elétricos possuem o motor no eixo traseiro e aproveitam isso para permitir um esterçamento maior. O novo Geely EX2 é um exemplo disso, com diâmetro de giro de 9,9 m.

Carros fáceis de manobrar

Vamos listar aqui alguns carros nacionais recentes que possuem diâmetro de giro pequeno. Essa informação é útil para quem tem vaga pequena em casa ou não quer ter trabalho na hora de estacionar.

Carros compactos fáceis de estacionar

nissan march sl 1 6 cvt 2019 prata traseira parado 2
O Nissan March precisa de menos espaço para dar meia-volta que um Renault Kwid (Foto: Nissan | Divulgação)

Apesar de serem os preferidos para o uso urbano, muitos hatchbacks compactos possuem diâmetro de giro maior que 10 metros. Perceba na lista abaixo como modelos mais espaçosos como o o Nissan March e o Honda Fit são mais fáceis de manobrar que o diminuto Renault Kwid.

  • Hyundai HB20: 10,4m
  • Renault Kwid: 10 m
  • Fiat Mobi: 9,9 m
  • BYD Dolphin Mini: 9,9 m
  • Geely EX2: 9,9 m
  • VW Up: 9,7 m
  • Ford Ka: 9,6 m
  • Toyota Etios: 9,6 m
  • Honda Fit (primeira geração): 9,2 m
  • Nissan March: 9 m

SUVs fáceis de estacionar

toyota corolla cross xrx 2025 cinza lateral parado
Mesmo sendo um médio, o Corolla Cross é mais fácil de manobrar que muitos compactos (Foto: Toyota | Divulgação)

Apesar de parecerem mais volumosos, muitos SUVs compartilham comprimento, largura e entre-eixos com os hatches. Para quem sai de um sedã pode ser até mais fácil manobrar, mas é preciso tomar cuidado com apliques e estribos.

  • Geely EX5: 10,8 m
  • Renault Duster: 10,7 m
  • Honda HR-V: 10,6 m
  • Fiat Pulse: 10,5 m
  • Renault Kardian: 10,5 m
  • Toyota Yaris Cross: 10,4 m
  • Honda WR-V: 10,4 m
  • Toyota Corolla Cross: 10,4 m
  • Nissan Kait: 10,2 m
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário