VW confirma fim do Gol (como conhecemos) e chegada do Polo Track
Fábrica terá investimento de R$ 7 bilhões será feito em toda a América Latina e terá início com a reestruturação da fábrica de Taubaté (SP)
Fábrica terá investimento de R$ 7 bilhões será feito em toda a América Latina e terá início com a reestruturação da fábrica de Taubaté (SP)
A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (5) um investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 para desenvolver digitalização e descarbonização – minimizar o uso da gasolina como matriz energética e apostar em conjuntos híbridos flex.
Por trás desses termos, está um plano de tornar a produção mais simplificada, ou seja, reduzir todos produtos da região à plataforma MQB. Também foi confirmado o lançamento do Polo Track em 2023 que, de acordo com o presidente da VW, Pablo Di Si, dará início a uma nova família de produtos.
Hoje, apenas o Gol, Voyage, Saveiro são feitos fora dessa plataforma na América Latina. A Saveiro ganhará uma nova geração, além de conviver com a Tarok (picape do porte da Fiat Toro e Ford Maverick).
VEJA TAMBÉM:
Segundo o nosso colunista Fernando Calmon, o sedã Voyage ganhou uma sobrevida e deverá ser fabricado até dezembro de 2022. Já a picape Saveiro será feita no Brasil até o final de 2024, sendo o último carro fora da plataforma MQB no Brasil. Uma nova geração será acompanhada da picape médio-compacta Tarok, prevista para ser produzida na Argentina em 2025.
O Polo Track será feito na fábrica de Taubaté (SP), de onde sai o Gol atualmente. Essa é, até então, a única planta da Volkswagen no Brasil que não trabalha com a plataforma MQB. Com esses investimentos a linha de montagem do Vale do Paraíba será modernizada.
O Gol seguirá em produção até 2023, quando irá conviver com o Polo Track. No ano seguinte, a legislação brasileira obrigará que todos os modelos vendidos no Brasil tenham controle de estabilidade, o que inviabiliza a existência do Gol em nosso mercado sem grandes investimentos. Dessa forma, o Polo Track assumiria o posto de carro de entrada da marca no Brasil.
No entanto, o nome Gol não será enterrado. Segundo o caçador de segredos Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, um inédito SUV compacto será feito em Taubaté com esse nome. Suas fontes também apontam que uma nova Saveiro será feita na plataforma MQB, convivendo com a irmã maior Tarok.
A Volkswagen da América Latina está junto do resto do mundo na reestruturação da marca com o objetivo de reduzir os impactos ambientais. A plataforma MQB permite mais eficiência na linha de montagem e já é preparada para receber motorizações modernas e conjuntos híbridos.
Para a América Latina ainda existe a facilidade criada pelo etanol. O nosso combustível de origem vegetal é renovável e traz uma alternativa mais acessível de reduzir os impactos ambientais. O plano da Volkswagen é ser neutra em emissões de carbono até 2050. A filial brasileira está liderando os esforços do grupo no desenvolvimento de tecnologias de biocombustível.
Outro foco do grupo é na tecnologia de entretenimento. As centrais VW Play trarão mais conectividade e, de acordo com a nota oficial, permitirá que os motoristas se conectem. A integração das centrais automotivas com os smartphones pessoais facilitam a vida do motorista na hora de carregar suas preferências pessoais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quer outro erro ? Os carros da VW são praticamente todos iguais. Dão um tapa na grade, traseira, mas são MUITO parecidos. Num teste prático, com vários modelos colocados lado a lado, duvido alguém (não vale ser paga pau da marca), acertar qual é qual. E o interior está muito ruim à vários anos. TUDO plástico.
Estou interessado no Polo híbrido
O Gol não vai acabar mas sim mudar o design de sua carroceria de hatch para crossover (CUV).
Equivalente ao que a Fiat fez com o Argo ao criar o Pulse.
A diferença é que o Pulse e o Argo coexistirão e o atual Gol e o novo Gol (CUV) não.