Mudou de ideia? Após anunciar fim dos sedãs, Ford cria novo Fusion
Em 2018, empresa anunciou plano global focado em SUVs e picapes: desde então, tirou vários hatches e sedãs de linha, mas parece estar voltando atrás
Em 2018, empresa anunciou plano global focado em SUVs e picapes: desde então, tirou vários hatches e sedãs de linha, mas parece estar voltando atrás
A Ford vinha seguindo à risca um plano que consiste, basicamente, no abandono dos chamados veículos de passeio: a empresa deixaria de produzir sedãs, hatches e peruas para investir em SUVs e picapes. Isso, porque modelos desses gêneros são mais lucrativos. Em 2018, o fabricante chegou a emitir um comunicado sobre tal ação e, de lá para cá, tirou vários carros de linha, incluindo o Ka, na Europa, e o Fusion, na América do Norte.
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Esse plano global, inclusive, teria sido um dos motivos que levaram ao fechamento da fábrica da Ford em Camaçari (BA). De lá, saíam as gamas Ka e EcoSport. Vale lembrar que a unidade argentina de General Pacheco segue em operação, justamente porque produz as picapes da linha Ranger.
Depois de todas essas ações, portanto, causa certa surpresa a notícia de que a Ford está desenvolvendo um novo Fusion. Segundo informações antecipadas por sites estrangeiros, como o Ford Authority, o modelo manterá a carroceria do tipo sedã. Isso também ocorrerá com o europeu Mondeo, que é baseado no mesmíssimo projeto.
Até então, imaginava-se que o novo Ford Fusion seria um crossover aos moldes do Evos, apresentado recentemente na Ásia. Embora ambos os modelos tenham diversas semelhanças em termos de projeto, o primeiro terá perfil típico de sedã, com perfil de três volumes e sem suspensão elevada. O que aconteceu? A multinacional mudou de ideia?
O AutoPapo consultou a assessoria de imprensa da Ford no Brasil, que respondeu somente que “não comentaria especulações”. Portanto, ao menos por vias oficiais, é impossível saber se a empresa realmente alterou a própria estratégia ou se simplesmente omitiu parte dos planos.
O caso é que, ao contrário da Ford, outras fabricantes de veículos não desistiram dos segmentos de hatches e de sedãs. Logo após a empresa divulgar o tal plano de extinguir carros de passeio, a então FCA (o caso ocorreu antes da formação da Stellantis junto com o Grupo PSA) afirmou, em 2019, que não abandonaria os carros de passeio.
Mais recentemente, foi a vez da Toyota anunciar que também manterá investimentos em sedãs e hatches. Porém, quem falou mais abertamente sobre esse assunto foi Michael Simcoe, vice-presidente de design da GM: em um podcast que foi ao ar em 2019, ele previu que os chamados carros de passeio devem recuperar a preferência dos consumidores nos próximos anos.
Como prever as preferências futuras dos consumidores é sempre difícil, a indústria automobilística tem sido cautelosa: por um lado, prioriza o desenvolvimento de SUVs e picapes, segmentos que estão em alta atualmente. Por outro, ainda mantém parte dos investimentos em produtos de outras categorias.
Aliás, foi exatamente isso que a Ford fez: primeiro, desenvolveu a linha Bronco e o Mustang Mach-E, um SUV elétrico. Concluídos os trabalhos nesses produtos, a empresa, agora, volta a investir em um sedã.
Ainda não há informação alguma sobre os mercados de atuação do novo Fusion, mas parece fazer todo o sentido que ele chegue até o Brasil. Afinal, a Ford vendeu o sedã no país por mais de uma década: ele chegou ao Brasil em 2006 e ganhou uma segunda geração em 2012. Durante quase todo esse período, o modelo dominou o segmento de sedãs grandes. Porém, está fora do mercado desde o ano passado.
Se, tal qual os antecessores, o novo Ford Fusion for produzido no México, a importação para o Brasil será ainda mais viável. Isso, devido ao acordo comercial entre os dois países, que permite a cobrança de menores alíquotas de IPI.
Por que a Ford fechou todas as suas fábricas no Brasil? Boris Feldman explica em vídeo!
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Campanha nacional, não comprar carros da Ford lixo.
Vão se Forder.
Vão tudo se Kagar
Vão se Forder
Ford brinca com a cara dos brasileiros.
Vão embora de uma vez e levem os carros junto.
Só devolver a grana para todos que compraram seus carros.
A Ford percebeu que a onda SUV e picape é moda. Daqui há alguns anos, o interesse por carros com carroceria hatch, sedan e perua voltarão.
Compre um produto desta empresa e gere empregos em outro país. Não merecemos postos de trabalho e porque deveríamos prestigiar a fabricante?
José, entendo seu ponto de vista, mas ele precisa ser mais amplo. A montadora continua gerando empregos no país, vide os que compõe uma concessionária, ou fornecedores para reposição. Provavelmente sua fábrica será adquirida por outra montadora, que gerará empregos. Todo o investimento que ela fez no país não será perdido, pelo contrário. Ela decidiu participar de uma forma diferente no mercado, e se trata de uma escolha legítima. Como os produtos produzido no Brasil não estavam dando lucro (inclusive no resto do mundo), decidiu por descontinuá-los. Qualquer empresário faria isso, certamente. Ademais, pela paralização de sua produção no país, a montadora está atendendo indenizações de todos os lados – operários, governos e parceiros industriais e comerciais. Segue a vida.
Não dá lucro…? Talvez não dê lucros exorbitantes… Essa visão selvagem da Ford…só querem os bônus..mas e os ônus…assim que acabou os incentivos fiscais…caíram fora…já vão tarde…nos merecemos mais…que venham outras empresas mais competentes e que tomem o lugar da Ford…
Esse sedan é apenas para a China. Nem fiquem felizes achando que vai ter sedan Ford por aqui ou nos EUA.
Também acredito nisso. Mas incluiria a Europa.
?
Tenho um Ford Fusion, do qual gosto muito, e pretendo adquirir o novo, tão logo a Ford passe a comercialização.
Com certeza dentro do mundo corporativo a notícia que mais me chateou foi a saída da Ford do brasil. Quando pequeno meu tio funcionário da Ford e eu arrumo de família era levado ao pátio da Moóca ver o papai Joel chegar e ganhar meus únicos presentes. Sem contar que a Ford é a cara de São Paulo- Brasil.
Eu também. Tudo depende do preço.
Marca pouco confiável né !!
Ferrou todos com o anuncio de parar de fábricar esses carros,pois eu que tinha um fusion 2017, vendi ele a preço de banana pelo motivo de ter sido descontinuado.
Agora diz que volta a produzir ????!!!!
Ainda tenho uma Ranger mas será meu último Ford !!!
Grrrrrrrr !!!
A Volkswagen vai parar de produzir o Fox, parou com o Up! Talvez nem a nova Amarok será vendida aqui. A Toyota abandonou o Etios. A Fiat tirou o Punto, Palio. A Chevrolet irá retirar o Cruze. A Honda não vai fabricar o Civic no pais e talvez nem importado venha para cá. A indústria é assim, dinâmica. Vem e vai e, talvez, volta. Tirar um produto de produção não pode ser encarado como o fim do mundo. Mesmo mantendo o nome, alguns produtos se renovam a ponto de sequer lembrarem o modelo anterior, não compartilhando a maioria das peças. E isso é a mesma coisa. E isso é a mesma coisa de tirar um produto de linha.
Ford em nível mundial tá completamente perdida nas decisões, a maioria sem uma análise mais a fundo , como aconteceu na decisão sobre os sedas
Ford : O negócio é deixar de ser “mito” e cair em decadência com elegância…diriam os deles…
Está voltando a dar lucros decentes e você acredita que está em decadência? Olha para os produtos que ela está lançando, nada ali é de mentirinha, não.
A Ford jamais abrirá mão desta fatia do mercado,que aliás é um expressivo número de vendas.