Com o fim do Troller T4, mercado terá só 3 jipes 0km (nenhum a diesel)
Quem quer um autêntico jipe terá ainda menos opções a partir de setembro, quando a Troller deixará de produzir veículos
Quem quer um autêntico jipe terá ainda menos opções a partir de setembro, quando a Troller deixará de produzir veículos
A Troller está com os dias contados: a produção do jipe T4 na fábrica de Horizonte (CE) será encerrada em setembro próximo. A unidade cearense ainda seguirá operando até novembro, mas unicamente para manufaturar peças de reposição. A Ford até poderá vender o maquinário e a sede da planta, mas já anunciou que não pretende dispor da marca, tampouco dos direitos sobre os projetos industriais.
Com isso, o mercado brasileiro terá apenas 3 opções de jipes propriamente ditos. Mesmo assim, nenhum tem motor a diesel, como o Troller T4. Haverá, portanto, uma lacuna comercial imediata no mercado de veículos zero-quilômetro, cujo preenchimento deverá levar algum tempo.
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O AutoPapo enumerou as opções de veículos que, ao menos por enquanto, existem em relação ao Troller T4. Por jipes, a reportagem considera veículos com tração 4×4 com reduzida e entre-eixos curto, de modo a otimizar o ângulo de rampa e, consequentemente, o desempenho off-road. Confira o listão!
O Jimny sempre foi uma opção mais acessível em relação ao Troller T4. O modelo é valente nas trilhas, mas o desempenho do motor 1.3 é limitado, especialmente em rodovias asfaltadas. A Suzuki oferece quatro versões, que se diferenciam pelo acabamento e pelos equipamentos: 4Work, 4All, 4Sport e Forest.
Sim, o segundo dos jipes da lista também é da Suzuki. O Sierra é a nova geração do Jimny, mas ambas convivem no mercado brasileiro: o modelo mais atual, naturalmente, custa mais caro. Porém, traz vantagens no espaço interno, na ergonomia e no desempenho. Há as versões 4You e 4Style, sendo que a primeira pode ter câmbio manual ou automático.
A terceira e última opção entre os autênticos jipes à venda no Brasil é o Wrangler. Tecnicamente, o modelo é o mais sofisticado e potente do mercado, mas o preço também é o mais alto: equivale ao de três unidades do Suzuki Jimny. A única versão oferecida com entre-eixos curto e carroceria de duas portas é a Sahara.
Existem duas fabricantes legitimamente brasileiras de veículos 4×4: a Agrale e a CAB Motors. A primeira produz a linha Marruá, enquanto a segunda é detentora do projeto do Stark, desenvolvido pela TAC Motors. No momento, porém, nenhuma dessas duas empresas comercializa um veículo com características semelhantes às do Troller T4.
No caso da Agrale, a gama Marruá vendida no mercado civil dispõe, no momento, apenas das configurações picape, com cabine dupla, simples ou chassi-cabine, e Microbus. A empresa já ofereceu, no passado, um modelo com entre-eixos curto, mas atualmente ele está restrito à gama militar, batizado de AM2.
Ao que parece, a Agrale não teria dificuldade em desenvolver uma nova versão civil do AM2. Porém, ao menos por enquanto, o fabricante descarta tal possibilidade. “A curto prazo, não temos planejamento de lançamento de produtos para ocupar especificamente esse nicho de mercado”, explica o diretor de Vendas e Marketing da empresa, Edson Ares Sixto Martins, ao AutoPapo.
De acordo com o executivo, no mercado civil, o foco da Agrale está em aplicações utilitárias severas, tais como mineração, reflorestamento, eletrificação e agronegócio. Entretanto, Martins pondera que alguns proprietários da picape Marruá a utilizam para lazer e até como veículo blindado.
Por sua vez, a CAB Motors não produz veículo algum desde 2018. A empresa enfrenta um imbróglio fiscal com o governo de Santa Catarina, que cobra uma dívida superior a R$ 10 milhões decorrente de incentivos fiscais. Vale lembrar que, inicialmente, a TAC Motors se estabeleceu no Estado sulista, mas, em em 2013, transferiu as operações para Sobral (CE).
Em 2019, a CAB Motors, atual detentora dos direitos de produção do jipe Stark, anunciou a construção de uma nova fábrica no Distrito Federal. A unidade deveria ser inaugurada em 2021, mas não há sinal de que essa previsão será cumprida.
O AutoPapo entrou em contato com a empresa, que não prestou quaisquer esclarecimentos sobre a nova sede industrial. Em vez disso, explicou que os interessados em comprar um veículo devem procurar a única concessionária da marca, localizada em Belo Horizonte (MG). No site da autorizada, há apenas jipes Stark usados e automóveis de outras marcas.
Troller: um negócio nebuloso do início ao fim! Boris Feldman explica, em vídeo, os pontos obscuros entre a marca cearense e a Ford. Assista!
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Jeep Wrangler no Brasil R$ 358.200,00 (US$ 64.078,00).
Jeep Wrangler nos EUA: R$ 162.500,00 (US$ 29.070,00).
120% mais caro aqui.
Cotação dolar em 22/11/2021.
Yes !!! Yes !!!
Porque nós somos ricos e podemos pagar preços abusivos.
Americano é tudo pé rapado. Por isso pagam preços de país pobre.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manda a Ford de volta para os EUA, eu apoia companhias que investem no país, e nosso povo. Eles vieram para o Bras a mais de 100 anos, fundar até uma cidade na Amazonia com o nome Fordlandia para extrair borracha, tudo sempre com a intenção de usufruir das nossos recursos naturais e incentivos fiscais. Agira que o governo cortou os incentivos, não há mais interesse da parte da montadora, por isso devemos BOICOTAR todo e qualquer produto Ford. Go back to uncle Sam and leave au alone.
GOSTARIA SABER POR QUANTO FOI VENDIDO A TROLER EM 2007 PARA FORD ???
Sim, nem na frente nem atrás. O eixo rígido na frente é muito mais frágil que o duplo triângulo porque há um grande esforço de momento concentrado nos munhões da rótula de esterço do eixo rígido. Atrás o eixo rígido com cubos flutuantes, o que não é o caso do troller, é sim mais robusto, mas reduz a distância livre para o solo devido ao diâmetro do diferencial, também devida a sua grande massa não suspensa reduz a dinâmica possível para a suspensão, tornando-o também menos robusto em alta velocidade. Os veiculos fora de estrada extremos como os HMMWV (os militares de fato, não os civis) e o Mercedes Classe G também não tem mais eixos rígidos. Mas, de todos estes o que teve a suspensão mais evoluída foi o Pajero de 2006 até 2020, principalmente na versão curta. Com ótimo compromisso de robustez extrema e elevada dinâmica, a suspensão e o sistema de tração do Pajero SWB permitiu a esta geração e sua antecessora vencer 12 rally Paris Dakar e praticamente dominar os demais rally tipo Cross Country no período.
Alguém se lembra que a FORD já foi dona da Marca Jeepe e tinha fabricava o Jeepe Willis, da Willis Overland do Brasil, que tinha comprado, com fabricas em São Paulo e Pernambuco. Os TROLLER voltarão a ser fabricados na Argentina ou mesmo no Uruguai com custos trabalhistas menores. Por enquanto tome Bronco, um lindo carro para poucos.
Boa tarde. Mesmo com essa sacanagem, o Brasileiro vai cotinuar compranto carro da FORD? OS AMERICANISADO, COM CERTEZA IRÁ. É uma bobagem!!!
Erro na teportagem….o jeep Renegade tem versão à diessel!
Renegade não e jeep
No documento, o Renegade consta com “jipe”.
Mas não tem caixa de redução.
jepes autenticos sao montados sobre chassi de longarina como os sao os modelos jimnys, tac , wrangler e o agralle marruá , o resto é so pra enganar trouxa….
Ja esperava esse triste fim, desde que lançaram a Bronco (Jipe e Crossover, mas o Jipe Bronco foi inspirado no Troller este pesou mais) ja comecei a desconfiar que isso iria acontecer. É estrategia da marca isso, a gente que nao é do mercado não entende, mas elas ,não so Ford, (mas Volks entre outras) agem assim. é a disputa de mercado. Ford so adquiriu a Troller pelos incentivos fiscais, matou a Picape Pantanal, e agora anos depois quando lança 2 anos antes seu Jipe Bronco, mata a Troller. Sobre a Ford não querer vender a marca Troller patente etc, infelizmente esta no direito dela, ela pagou por isso, ela faz o que bem entender. Espero ai que a CAB MOTORS (TAC MOTORS JIPE STARK ) possa decolar nas vendas, torço por eles pois é nacional. a CAB MOTORS tentou adquirir a fabrica da Troller meses atras, quando esta quis vender, a dona Ford não aceitou, estranho né?.
Acho que eles não vao vender quase nada so o galpão mesmo, acho que o maquinário Não, pois li uma reportagem agora pouco, do governador e prefeito do Ceará, fizeram uma reunião ontem com diretores da Ford para tentar reverter isso. Não adianta a Ford não aceitou e é a Ford Matriz EUA eles que mandam, os 4 interessados de antes não deu negocio voltou a estaca zero, não deveria ter vendido a Troller para multinacional é nisso que dá!. Quem poderia comprar a fabrica e montar o jipe q ja esta pronto é a CAB MOTORS, pelo menos manteria os empregados etc. Mas não deu certo tambem, A TROLLER JA ERA ISSO É FATO !, perdemos mais uma, marca nacional, para os gringos.
A Ford está fazendo um papelão em não cumprir sua palavra em não vender a marca troller uma marca icônica no mercado brasileiro, será que o que Enzo Ferrari disse sobre a Ford é mesmo verdade!!!
Hoje a Ford no mercado brasileiro se arrasta onde está a capacidade de seus diretores?A Ford Brasil desenvolveu um projeto vencedor e eles enterraram estou falando do Ecosport,um projeto brasileiro que se tornou referência de um segmento hoje copiado por todas as outras montadoras e a Ford enterra.pra mim isso se chama falta de capacidade de gerenciar.veja o exemplo da Fiat dá um show de administração tudo que toca vira ouro.mobi tava encalhado investiu em marketing taí o resultado, Toro não precisa nem comentar, Strada líder a muitos anos.Henry Ford se visse não acreditaria no que fizeram com a Ford.
A troller não merecei este fim… um dos melhores, se não o melhor off-road compacto… e Jipe a gasolina é aquela coisa, pode até andar bem, mais bebe mais que cachaceiro sexta-feira a noite…
Até o ano passado também tinha o Pajero 3D, este o Troller foram os últimos a Diesel.
Sim, mas este não tinha eixo rígido na frente!
Sobre a CAB MOTORS (JIPE STARK E É TURBODIESEL), PRODUZ SIM O JIPE, SO REDUZIRAM A FABRICAÇÃO POR CAUSA DA PANDEMIA, NESSA PAGINA AQUI (FACEBOOK DA PRA VER AS FOTOS DA FABRICA) https://www.facebook.com/141098766548056/posts/564500877541174/. A PAGINA DELES NO FACEBOOK https://www.facebook.com/Cabmotors-101214051622684. Estão querendo vender na AFRICA ( https://www.focus.jor.br/jipe-rival-do-troller-produzido-em-sobral-sera-vendido-na-africa/) . A CAB MOTORS TENTOU MESES ATRAS NEGOCIAR A FABRICA DA TROLLER, MAS A FORD NÃO ACEITOU (https://motoractionbrasil.com.br/empresa-cab-motors-quer-assumir-unidade-da-troller-no-ceara/) Acredito que a FORD não quer que nenhuma marca de automotveis nacional (AGRALE, ou CAB MOTRS) produza jipes la. querem mesmo é fechar esse mercado e trazer a FORD BRONCO (JIPÃO). DUVIDO NADA SE ELES SO VENDEREM O GALPÃO E E NÃO OS MAQUINARIOS JUNTO COM O GALPÃO.