[FLAGRA] Confira a versão Feel, a mais barata do Citroën Basalt
Flagramos a versão de acesso do Citroën Basalt, com motor 1.0, transmissão manual para ser o SUV mais barato do Brasil
Flagramos a versão de acesso do Citroën Basalt, com motor 1.0, transmissão manual para ser o SUV mais barato do Brasil
A Citroën está na fase final de desenvolvimento do Basalt. O SUV cupê chega para completar a família C3. E flagramos a versão de entrada do modelo nas ruas de Belo Horizonte, sem nenhum disfarce, e que deverá ser batizada de Feel, tal como o C3 Aircross.
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Ao contrário das fotos de divulgação, o Basalt pé de boi tem bem menos charme. A começar pela motorização. Pelas fotos é possível ver claramente a alavanca da caixa manual de cinco marchas.
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Isso porque o motor Turbo 200 1.0 é combinado apenas com transmissão automática do tipo CVT, com emulação de sete velocidades. Ou seja, a versão de entrada terá motor aspirado, que poderia ser 1.0 Firefly 1.0 de 75 cv e 10 kgfm de torque, ou Firefly 1.3 de 107 cv.
No entanto, o jornalista Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, afirma que o Basalt de entrada utilizará motor 1.0. O motorzinho já se mostrou valente em compactos como Fiat Argo, Peugeot 208 e o próprio C3. Mas resta saber como irá se comportar num modelo mais pesado.
No entanto, um bom parâmetro é o fato de o Firefly ser montado no Cronos. O sedã da Fiat pesa 1.139 kg e dá conta do recado. Claro, que a relação peso potência não ajuda muito e o Fiat acelera de 0 a 100 km/h em pacientes 15,3 segundos.
Já o C3 Live, versão mais simples do compacto francês pesa 1.037 kg e leva 14,1 segundos para sair da imobilidade aos 100 km/h. Com o Basalt “basicão”, seu peso deve ficar na faixa do sedã italiano, já que tem proporções parecidas.
Por fora, o acabamento também é simples. Nada de moldura nas rodas e rodas de liga leve. O cupê utiliza rodas de aço e as mesmas calotas da versão mais barata do irmão C3 Aircross. Faróis de neblina e skid plate (aquele acabamento abaixo do para-choque) também foram suprimidos, tal como a assinatura em LED.
Por dentro, a versão segue o mesmo padrão das opções mais modestas do C3. A partida é por chave, o quadro de instrumentos digital é do mesmo padrão do hatch e ar-condicionado analógico, mas o multimídia de 10 polegadas foi preservado.
Os comandos dos vidros traseiros seguem o mesmo padrão de C3 e Aircross, com comandos posicionados atrás da alavanca do freio de estacionamento. O volante também é simplificado e conta apenas com comandos de rádio e atendimento do telefone. E para completar o pacote, os ajustes dos retrovisores são manuais.
O material é simples, com o mesmo padrão de plásticos nas maçanetas, painéis e encosto de braço. A versão também contará apenas com duplo airbag, sem bolsas laterais, assim como o C3 Aircross Feel.
De acordo com o Portal Autos Segredos, essa versão será batizada de Feel. O que a difere em relação ao C3 Aircross Feel é basicamente o conjunto mecânico. No caso do SUV familiar, ele vem com motor turbo de 130 cv e transmissão do tipo CVT.
Apesar de ainda não ser possível cravar quanto custará o Citroën Basalt Feel, podemos presumir que ele chega para ser o SUV mais barato do mercado, com atributos (ou a ausência deles) para custar menos que o Fiat Pulse Drive 1.3 (R$ 104 mil).
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Vi o carro pessoalmente, espetacular!
feio que dói
É o fim da Citroën, que carro esquisito. Deve ser proposital.
Versão barata?
Barata não é inseto?
Este da fato está sem os paralamas laterais , esqueceram de por ou virá assim mesmo? E painel é igual ao C3 You ou do Aircross?