Flagra: novo Audi A5 já desembarcou no Brasil
Nova geração do Audi A5 foi flagrada pelo AutoPapo no aeroporto de Viracopos e será lançado em breve para ocupar vaga do Sportback e A4
Nova geração do Audi A5 foi flagrada pelo AutoPapo no aeroporto de Viracopos e será lançado em breve para ocupar vaga do Sportback e A4
A Audi lançará a nova geração do A5 em breve no Brasil, como o leitor já deve ter conferido aqui no AutoPapo. E o carro já está em terras tupiniquins. Flagramos um exemplar no terminal de cargas do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
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A terceira geração do A5 chega ao Brasil para ser o modelo de porte médio da marca. Ou seja, vai ocupar a vaga que tradicionalmente era do A4.
E faz sentido. O A5 sempre fez muito sucesso, inclusive no Brasil. A primeira geração se transformou numa febre, pois entregava o conforto de um sedã, mas com o estilo arrojado de um cupê, mas sem perder a praticidade das quatro portas.
A nova geração faz uma mescla de estilos. Ele conta com porta-malas destacado, mas com cadência acentuada da coluna C. A abertura do bagageiro segue o estilo da geração passada do A5, com deslocamento também do para-brisas traseiro. Recurso que garante facilidade na hora de pôr e tirar a tralha.
Ou seja, ele une o melhor dos dois mundos em uma única carroceria, o que é bom para o cliente. Mas é ótimo para o processo fabril da Audi que unifica tudo em uma única estamparia.
O modelo também marca a estreia da plataforma PPC, sigla para Plataforma Premium de Combustão. Ela corresponde a materialização da realidade da transição energética nos automóveis após a euforia da eletrificação.
Em português claro, o A5 deixa claro que ainda é cedo para a indústria (ou pelo menos o Grupo Volkswagen) sepultar de vez os motores térmicos. Mas deixa bem claro que “premium” significa valor agregado. Ou seja, será mais caro ter um carro da velha guarda.
O novo A5 tem visual elegante, que segue a nova identidade visual da marca. Elementos tradicionais foram preservados, como a grande grade. A Audi foi precursora na “boca preta” e não será desta vez que irá aposentar o recurso.
Mas o estilo do modelo ficou mais agressivo, graças aos novos nichos laterais superdimensionados. Visto de perfil, é possível notar a mescla do estilo cupê e sedã. O resultado ficou bem legal e a marca foi prudente em não utilizar o sobrenome Sportback, que é comum em sua gama de cupês quatro portas.
Na traseira, lanternas inteiriças. Foram elas e as maçanetas embutidas que denunciaram que o carro sem emblema, desprezado no terminal de cargas, era o novo A5.
O novo estilo da carroceria privilegiou o espaço interno. Com 4,82 m de comprimento, o A5 cresceu bastante. A primeira geração tinha “apenas” 4,71 m.
E se o carro esticou, também melhorou a distância entre-eixos que é de exuberantes 2,90 m. Ou seja, espaço de sobra para as duas fileiras de bancos.
A Audi ainda não deu muitos detalhes sobre os motores do novo A5. O que se sabe é que a unidade (a combustão) terá cerca de 272 cv e contará com auxílio de sistema híbrido leve (MHEV). É muito próximo da nova perua A6 Avant, que também utiliza a mesma plataforma e motor TFSI 2.0 turbo com auxílio do módulo 48V, mas que entrega 204 cv, em sua versão de acesso.
O A5 ainda terá transmissão automática de oito marchas e sistema de tração integral Quattro. Tudo isso indica que além de reduzir as opções de carrocerias, a marca quer imprimir maior prestígio e esportividade ao A5, com uma linha mais enxuta.
Por dentro, o novo A5 segue a filosofia do Grupo VW. Ela oferece painel com quatro telas: quadro de instrumentos, multimídia, tela do ar-condicionado e uma exclusiva para o passageiro. Trata-se da mesma arquitetura já aplicada em modelos Porsche como o Cayenne.
Assim como os demais modelos do grupo alemão, a transmissão tem acionamento elétrico, via teclas. Assistentes de condução, acabamento premium fazem parte do pacote de mordomias.
Agora é aguardar quando ele chegará de fato, inclusive com emblemas na tampa do porta-malas. Aguardemos.
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