Explorer EV: Ford eletrifica SUV como em Jurassic Park
Nova geração do SUV norte-americano foi desenvolvido sobre a plataforma do Volkswagen ID.4 e tem foco no mercado europeu
Nova geração do SUV norte-americano foi desenvolvido sobre a plataforma do Volkswagen ID.4 e tem foco no mercado europeu
E a vida imita a arte mais uma vez. A Ford acaba de apresentar o Explorer EV, versão elétrica de seu famoso SUV, que já foi atacado por tiranossauros, em sua primeira geração. E daquele carro jurássico, só sobrou o nome.
VEJA TAMBÉM:
O novo Explorer EV foi desenvolvido sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Essa base foi projetada para a linha ID, que já conta com os modelos ID.3. ID.4. ID.5 e ID.Buzz.
O Explorer EV é mais um produto da atual parceira com a Volks. Isso porque a nova geração da Amarok é montada sobre a base da Ford Ranger. O SUV será comercializado, num primeiro momento, no mercado europeu.
A Ford não revela dados técnicos do carro, mas certamente deverá compartilhar motores e baterias dos colegas alemães. O ID.4 por exemplo pode receber motor traseiro de 204 cv ou motorização dupla de 300 cv.
As baterias também deverão ser compartilhadas. Na linha ID, a Volks conta com células que prometem autonomias entre 346 km a 522 km. As medidas são parecidas, com as do ID.4 (4,58 m). O SUV tem 4,50 m de comprimento e porta-malas com capacidade de 470 litros. Em comparação com o modelo norte-americano (que segue em linha nos EUA), o elétrico é 50 cm menor.
As únicas informações oficiais da Ford são que o Explorer EV poderá ter 80% da carga reestabelecida em 25 minutos, em pontos de recarga rápida. Outro dado oficial é que o SUV estreará na Europa no final deste ano. Seu preço inicial será de 45 mil euros, que equivale a R$ 255 mil.
Lançado em 1990, o Ford Explorer está em sua sexta geração nos Estados Unidos. O SUV chegou derivado da picape Ranger e equipada com motor V6 Cologne 4.0, feito na Alemanha.
Para marcar o lançamento do rival do Jeep Cherokee, a Ford escalou o SUV no longa-metragem “Jurassic Park”. No filme, ele era um veículo elétrico, que se deslocava sobre trilhos.
A atual geração foi lançada em 2019, com opções de motores da linha EcoBoost com versões 2.3 (quatro cilindros) e V6 3.0, além de versões híbridas. As potências variam de 300 cv a 444 cv.
Em seus 33 anos de mercado, o Explorere acumulou 8,4 milhões de unidades produzidas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |