Vem desvalorização por aí? Vendas de Ford Ka e EcoSport despencam
Fechamento das fábricas da norte-americana no Brasil influenciaram no mercado de seus modelos, que tiveram menos da metade dos emplacamentos usuais
Fechamento das fábricas da norte-americana no Brasil influenciaram no mercado de seus modelos, que tiveram menos da metade dos emplacamentos usuais
A Ford anunciou, em janeiro, o fechamento de suas fábricas no Brasil. Consequentemente, o início do fim dos modelos Ka e EcoSport. Especialista comenta as perspectivas de mercado para os modelos, que figuravam entre os mais vendidos do país.
Vale lembrar que Ranger, Mustang e Bronco chegarão ao mercado como importados.
VEJA TAMBÉM:
O primeiro indício de que o futuro não é promissor para Ka e EcoSport é a queda nas vendas dos automóveis. Os emplacamentos do hatch, da carroceria sedã e do SUV caíram – de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – mais que pela metade.
As vendas do Ford Ka hatch zero quilômetro passaram de 8.066, em dezembro de 2020, para 3.433, em janeiro de 2021.
Modelo | Mês | Posição no ranking | Emplacamentos |
---|---|---|---|
Ford Ka | dezembro 2020 | 5º | 8.066 |
Ford Ka | janeiro 2021 | 14º | 3.433 |
EcoSport | dezembro 2020 | 19º | 3.241 |
EcoSport | janeiro 2021 | 25º | 1.576 |
For Ka Sedan | dezembro 2020 | 27º | 2.340 |
For Ka Sedan | janeiro 2021 | 36º | 934 |
A Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados, fez um levantamento do quanto desvalorizaram os 10 carros mais vendidos em 2020, seguindo o ranking da Fenabrave. Entre os modelos listados, o que mais desvalorizou no período foi o Ford Ka, com 13,51% de decréscimo.
Em janeiro de 2020, após o anúncio do fechamento das fábricas da Ford, o Ka também perdeu valor, veja:
Ano/modelo | Desvalorização (jan/2021 a fev/2021) |
---|---|
Ford Ka 2020 | -17,83% |
Ford Ka Sedan 2020 | -10,84% |
Ford Ka 2021 | -1,03% |
Ford Ka Sedan 2021 | -7,30% |
Joel Leite, Diretor da Agência Auto Informe, explica que é natural que exista uma queda nas vendas logo após o anuncio do fechamento das fábricas. “Há um impacto imediato nos consumidores que estavam interessados em um zero quilômetro. Mas não vejo esse como um motivo para desvalorização dos carros a médio prazo”, completa.
De acordo com o especialista, não é preciso se assustar com a situação:
Já desenvolvemos estudos que comprovaram que nem sempre que um carro sai de linha perde valor. Especialmente se ele tem uma frota enorme, como é o caso.
Joel afirma que se o consumidor conseguir condições especiais de pagamento e descontos, vale a pena adquirir um Ford Ka ou EcoSport novo. Isso, claro, se o motorista considerar valor sobre que outros aspectos. Para os apaixonados por atualizações e diferenciais, por exemplo, não é a melhor ideia.
Por fim, o especialista contou ao AutoPapo que não acredita na falta de peças de reposição para os modelos da Ford: “O mercado é rigoroso e tem interesse em fabricar peças que estão presentes em milhões de carros. O risco de não encontrá-las só é real para carros de nicho que saem de linha”.
O Código de Defesa do Consumidor brasileiro até exige que o pós-venda seja cumprido por algum tempo após o fim da produção dos veículos, mas não determina a quantidade de dias, meses ou anos que a empresa precisa fornecer peças e atendimento.
Veja o comentário do Boris sobre o assunto:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se a ford, vinhe-se montando o mustang aqui no Brasil há muito tempo, para mim era o momento, de comprar o meu.
Me dá uma ECO ESPORT.Pecado isso
Esses caras do jornal do carro só fala em desvalorização, agora fico pensando qual é a marca de automóvel totalmente brasileira resposta nenhuma, se a fORD saiu o que tem a ver? nenhuma é brasileira aqui no Brasil para todas as marcas e só montagem, então não vendam seus carros a preço de banana e isso que eles querem, e por favor jornalista desse jornal informações falsas?
A desvalorização dos carros da Ford se acentuou na medida em que a fábrica fechou e não se preocupou em manter os estoques de peças. Não vejo nenhum problema em se comprar um carro fora de linha, o problema é não haver mais peças de reposição.
Todo carro se desvaliriza em qualquer parte do mundo, quanto mais mais caro e luxuoso,
E vai continuar despencando! Comprei um ford ka 2019 que está na garantia até Maio de 2022! Foi o meu pior negócio! O carro possui inúmeros defeitos de projeto: problema na embreagem, trepidação excessiva, consumo excessivo (8 km por litro de gasolina), dificuldade na partida, probkema no vidro elétrico! A concessionária da minha cidade (Atlanta Veículos – Vitória da Conquista, BA) diz que o carro está normal e o defeito crônico na embreagem é problema em peça de desgaste… O CARRO POSSUI APENAS 30.000 KM RODADOS… Elea reprogramam o módulo e entrega a bomba de volta! PENSEM AÍ EM UM LIXO DE CARRO? A garantia é conversa para boi dormir! Tenho e não recomendo! O carro é ruim!
Pode ter certeza, os veículos Ford fabricados na Argentina são piores. Já tive uma Ranger diesel fabricada lá.
devolva o carro!! faça uma perícia extrajudicial que constatem esses defeitos e depois entre com uma ação para devolver o veículo.
Totalmente equivocada e estúpida de falar que esses carros da Ford que são fabricados fora são importados, sim porque foram fabricados fora, mas chegam no Brasil e a Receita Federal nacionaliza, portanto deixem de ser ignorantes deixem de falar burrice.
Por acaso você não estaria confundindo veículos nacionalizados com veículos topicalizados? Veículos nacionalizados são os que eram importados e passaram serem fabricados no Brasil ex: Jeep Renegade, Audi A3 Sedan, BMW Série 1, Série 3, X3, Jetta, Golf, Mini Countryman, etc. A tropicalização acontece sempre quando um veículo, produto ou tecnologia estrangeira precise passar por alterações para se adaptar à um país, esses sofrerão tropicalização.No Brasil, as principais alterações realizadas nos carros topicalizados ficam por conta dos pneus, suspensão, vidros, direção, motor, sistema de alimentação de combustível e vedações do habitáculo.A Receita Federal não nacionaliza nada, apenas é um dos órgãos envolvidos na importação de um veículo.
Antes de ser deselegante com as pessoas, tente se informar direito para não passar vergonha
Por acaso você não estaria confundindo veículos nacionalizados com veículos topicalizados? Veículos nacionalizados são os que eram importados e passaram serem fabricados no Brasil ex: Jeep Renegade, Audi A3 Sedan, BMW Série 1, Série 3, X3, Jetta, Golf, Mini Countryman, etc. A tropicalização acontece sempre quando um veículo, produto ou tecnologia estrangeira precise passar por alterações para se adaptar à um país, esses sofrerão tropicalização.No Brasil, as principais alterações realizadas nos carros topicalizados ficam por conta dos pneus, suspensão, vidros, direção, motor, sistema de alimentação de combustível e vedações do habitáculo.A Receita Federal não nacionaliza nada, apenas é um dos órgãos envolvidos na importação de um veículo.
Informação totalmente incorreta, equivocada. E usar os comentários pra ofender pessoas, pra que? Compulsão? Pois é , vai ter alguém, como eu, que não gosta de grosseria e revida, e perde a nobreza e o refinamento: sua escangalhada!
Ford já não era uma boa compra.Agora é simplesmente uma GELADA. TIVE uma Belina e depois uma ECO, das primeiras. AÍ mudei para a HONDA. Estou até hj.
Nunca tive problemas com a ford. De nada.
Ford está dentro do sistema da nova ordem mundial,até os governantes,eles querem prejudicar o brasil,isto é fato!
É o que criatura? O que uma nova ordem mundial quer com esse país onde bbb é mais importante q não aglomerar?
Caros eu ate concordaria com vcs se fosse assim na pratica. Meu carro fez foi valorizar na pandemia. Antes eu vendia elempor 30-32 mil. Hj cotam em 33-34. Um ka 1.5 2017. Aqui em Fortaleza CE… Onde tudo no mercado semi-novo é mais caro que em outros Estados mais ricos.
A ford nao podia deixar carros tao bons desvalorizarem nessa proporcao, ter consideracao com quem sempre foi fiel a marca ford
Uma vergonha essa empresa querer isenção de impostos não deveria nunca mais entrar no mercado brasileiro. Cambada de safados. Compramos um veículo novo com muito suor e trabalho para desvalorizar. Estes pilantras deveria pagar uma multa altíssima para ressarcir os proprietários de veículos Ford em 40% o percentual de desvalorização. Seriam obrigados a manter peças de reposição por dez anos.
Faz arminha com a mão que passa
Eu não sei o que tem a ver com o caso “fazer arminha com a mão”essa decisão da Ford é bem provável que já tinha sido tomada a muito tempo, pode ter sido acelerada pelo fato do governo não ter concedido os bilhões em incentivos fiscais que ela queria para continuar produzindo essas carroça motorizada e vendendo nesse preço absurdo, que não é prática só da Ford pois, todas as fabricantes de carro do Brasil vende muito caro ,esses dias eu li que a Saveiro Cross mais completa vai custar quase 100 mil reais um absurdo pelo que o carro oferece,sei que a carga tributária em cima de carros é alta mas as montadoras aproveitam também porque qualquer preço que colocam tem gente pra comprar nem que seja financiado em 100 meses e pagando três a quatro vezes o valor em juros, afinal “o importante é estar de carro 0km kkk”.
Essa arminha que a Ivana comenta , deve ser uma recalcada, primeiro por só ter condições de adquirir um veículo zero, segundo pelo Emburrecimento de seus neurônios , deve ser mais uma do verme livre. Não faz nada pão com mortadela
Concordo.
Tenho uma ranger e um ford k que acabei de quitar e nem por um momento penso em trocar nenhum. Amo o ford k. As camionetes de todas as marcas nenhuma sao fabricadas no Brasil e nem por isso as pessoas deixam de comprar e as lojas de vender. Os carros da ford sao muito bons. Vejo muitos carros de outras marcas e que ja sairam de linha, circulando e daí se o meu saiu também? Quero carro é para me levar para onde precisa. Nao importa mesmo
Concordo com você Maristela, o problema de muitos mesmo enforcados querem mostrar que pode
Muito pertinente seu comentário. O mercado tá se aproveitando pra tentar desvalorizar veículos ótimos!
É Ford? Nem de graça.
Muito bom gostaria de comprar mas no momento a coisa nāo ta boa . Me edentifico com a culinaria .um dia quem sabe possamos negociar . Um abraço
Nós tinha um Ford Ka2008 e trocamos no Fiat Mille 2008, e estamos satisfeitos porque já que a Ford saiu do país, nem deu satisfação aos seus consumidores e foi a primeira a vir pro Brasil e a Fiat foi a última nos anos 70 e ganhou mercado com dignidade de vender carros com melhor custo e benefício!!!
Ora, se a fábrica fechou e não produziu, é lógico que as vendas deveriam cair para zero e não pela metade, salvo se tivesse estoque para meses de venda.
Profundamente lamentável a decisão da Ford foi pura picuinha político fiscal e financeira via isenções os carros eram bons..e davam lucro simmmm..foi safadeza..foi golpe!!
Ter um Ford quando existia fábrica no país já não era uma tarefa fácil quando se sofria um sinistro e precisava de peças de funilaria para fazer o reparo. O conserto atrasava aguardando a chegada das peças. Difícil acreditar que sem a fábrica as coisas irao melhorar. Se ficar do mesmo jeito já será ruim mas com certeza deve piorar. Fechar uma fábrica que tem dois modelos entre os mais vendidos no país parece estranho. Difícil acreditar que não dava lucro. Outras fábricas tem produção e volume de vendas menor e continuam no país. Qual será o real motivo da saída da Ford?
Safadeza política fiscal e financeira..foi golpe!!
Tbm cordo com sua opinião, algo muito estranho. Lucratividade para carro popular é altíssima, acredito que a empresa não estava quebrada, quiseram mamar uma teta seca. Mas a Ford é sempre assim, sempre tirando modelos de linha e prejudicando vários.
Desde criança sou apaixonado pelos Ford, mas sendo realista pois tenho um Escort Gl 1997, que saiu de linha e encontrar as peças para reposição não é nada fácil. Assim não vejo mais motivo para comprar qualquer veículo de uma empresa que saiu do país pois as dificuldades para encontrar peças e o atendimento será sofrível. A empresa não tem consideração pelos apaixonados da marca, preocupa-se apenas consigo mesma, percebe-se pelo fato de transferir toda a sua linha de produção para o país vizinho apenas para beneficiar-se com os incentivos fiscais. Ficarei com as empresas que permaneceram no país mesmo que seus produtos não façam no momento os meus olhos brilharem tanto assim, mas com o passar dos anos, quem sabe, talvez, a Ford seja apenas uma lembrança esquecida.
Tenho um Ford Ka os ? anos da Forde,não sei como vai ficar,só sei q o prejuízo é grande,queria muito me desfazer dele,mas não sei como já q foi financiado,antes me sentia bem ao sair com ele,nas agora faço de tudo para não pegar,achei tudo isso orrivel, alguém tem algo para falar q está na mesma situação?
Caro colega
Vc está fazendo terrorismo psicológico com vc mesmo..tens um carro novo q está pagando..série especial..cor rara e bonita
Um excelente motor e câmbio..relaxa..e aproveite seu carro ..se for 1.5 então..é o melhor do mercado..esqueça se a Ford saiu ou ficou..seu carro e novo!!
É Ford? Joga no lixo.
Criatura, não se desespere, o Ka é um ótimo carro, curta e use-o até quando não desejar mais, lembre-se que sempre haverá alguem disposto à comprar seu carro.