Engatou a ré, achou que era a 1ª… E atropelou um Corcel GT

'Esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um engate preciso, entrava a ré'

ford corcel
Ford Corcel GT: a vítima! (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Chico Lelis
Publicado em 21/08/2022 às 12h03

Um simples erro no engate da 1ª marcha quase causou uma tragédia em meados dos anos 70. Dois colegas, que trabalhavam em uma fábrica que até dois anos atrás “habitava” o ABC onde fabricou tratores (que abandonoudepois de três tentativas; caminhões – com duas tentativa foram levar dois carros para um estúdio na região da avenida Paulista, onde seriam fotografados pela revista Quatro Rodas.

Um, que adorava acelerar e que era responsável pela divulgação das competições da fábrica, ia na frente levando um Maverick V8 302. O outro, um sujeito supertranquilo, seguia logo atrás, com o Corcel GT, com menos da metade da potência. Tudo corria bem, enquanto a dupla seguia por terrenos planos.

VEJA TAMBÉM:

Mas, ao chegarem em um aclive bem inclinado que cruza a Paulista, a coisa ficou feia. Pouco antes do cruzamento, o semáforo mostrou o vermelho. Ainda que tentado a aproveitar a força do motor 302 do Maverick, resolveu não passar no amarelo e parou no cruzamento, seguido pelo Corcel. Depois de alguns segundos, o intrépido da frente, acionou a embreagem e engatou aquela que ele imaginava tratar-se da 1ª delas.

ford maverick gt V8

Emocionado com o ronco do motor, e muito ansioso, esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um engate preciso, entrava a ré. E começou a acelerar, fazendo o Maverick balançar. Atrás, seu colega viu a luz de ré acesa e percebeu que havia entrado a marcha errada, e não a 1ª.

Começou a buzinar desesperado, o que excitou ainda mais seu companheiro que, ao avistar o verde, soltou a embreagem, pisou fundo com o pé direito e…. decolou para trás, subindo no capô do Corcel e quase matando, de susto, aquele que levava o Corcel GT.

A Quatro Rodas não conseguiu fazer aquela foto e o Departamento de Imprensa da fábrica (descobriu que falei da Ford?), “perdeu”, por um bom tempo, dois carros novos.

Ford Maverick: ELE FOI UM FRACASSO! | Boris Feldman explica

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Abilio mantiqueira diniz 23 de agosto de 2022

Estranho.
Tive tres maverick, 2 gt v8 e um 4 cilindros e nunca aconteceu isso.

Avatar
Deixe um comentário