Engatou a ré, achou que era a 1ª… E atropelou um Corcel GT
'Esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um engate preciso, entrava a ré'
'Esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um engate preciso, entrava a ré'
Um simples erro no engate da 1ª marcha quase causou uma tragédia em meados dos anos 70. Dois colegas, que trabalhavam em uma fábrica que até dois anos atrás “habitava” o ABC onde fabricou tratores (que abandonoudepois de três tentativas; caminhões – com duas tentativa foram levar dois carros para um estúdio na região da avenida Paulista, onde seriam fotografados pela revista Quatro Rodas.
Um, que adorava acelerar e que era responsável pela divulgação das competições da fábrica, ia na frente levando um Maverick V8 302. O outro, um sujeito supertranquilo, seguia logo atrás, com o Corcel GT, com menos da metade da potência. Tudo corria bem, enquanto a dupla seguia por terrenos planos.
VEJA TAMBÉM:
Mas, ao chegarem em um aclive bem inclinado que cruza a Paulista, a coisa ficou feia. Pouco antes do cruzamento, o semáforo mostrou o vermelho. Ainda que tentado a aproveitar a força do motor 302 do Maverick, resolveu não passar no amarelo e parou no cruzamento, seguido pelo Corcel. Depois de alguns segundos, o intrépido da frente, acionou a embreagem e engatou aquela que ele imaginava tratar-se da 1ª delas.
Emocionado com o ronco do motor, e muito ansioso, esqueceu que o Maverick tinha um problema no trambulador, muito sensível e, se não houvesse um engate preciso, entrava a ré. E começou a acelerar, fazendo o Maverick balançar. Atrás, seu colega viu a luz de ré acesa e percebeu que havia entrado a marcha errada, e não a 1ª.
Começou a buzinar desesperado, o que excitou ainda mais seu companheiro que, ao avistar o verde, soltou a embreagem, pisou fundo com o pé direito e…. decolou para trás, subindo no capô do Corcel e quase matando, de susto, aquele que levava o Corcel GT.
A Quatro Rodas não conseguiu fazer aquela foto e o Departamento de Imprensa da fábrica (descobriu que falei da Ford?), “perdeu”, por um bom tempo, dois carros novos.
Ford Maverick: ELE FOI UM FRACASSO! | Boris Feldman explica
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Estranho.
Tive tres maverick, 2 gt v8 e um 4 cilindros e nunca aconteceu isso.