Ford Mustang Mach-E estreia por quase meio milhão de reais
SUV elétrico inspirado no clássico muscle car tem aceleração brutal, autonomia para quase 380 km e muito mais torque que o irmão com V8
SUV elétrico inspirado no clássico muscle car tem aceleração brutal, autonomia para quase 380 km e muito mais torque que o irmão com V8
A Ford acaba de lançar no Brasil o Mustang Mach-E. Trata-se do SUV elétrico inspirado no clássico muscle car, que completará 60 anos em 2024.
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Oferecido apenas na versão GT Performance, o “pônei elétrico” tem preço sugerido de R$ 486 mil. Ou seja, é mais barato que o Mustang Mach 1, com seu V8 5.0.
E outro detalhe, o Mach-E é mais potente que muscle car. Ele conta com dois motores que somam 487 cv e 87 kgfm de torque. E também sobressai por ter tração integral, fator que seria um pecado no Mustang a combustão.
A potência é apenas 4 cv maior no elétrico, mas o ganho de torque impressiona. O SUV elétrico é 30 kgfm mais forte, além da vantagem de toda essa força estar disponível a todo momento, independentemente de rotação.
Na prática, significa que o Mustang Mach-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Ou seja, é mais rápido que os 4,3 segundos do cupê com seu V8.
A velocidade máxima, por sua vez, fica aquém do Mustang a combustão. De acordo com a Ford, o Mach-E vai a até 200 km/h, justamtente para não penalizar a autonomia.
E já que tocamos no assunto, a Ford instalou baterias de 91 kW, que segundo a marca garantem 379 km de autonomia, pelo cálculo do Inmetro.
Junto do carro, a marca disponibiliza Wallbox de 7 kW, que é indispensável num carro com bateria com sua capacidade. E mesmo com o carregador rápido, são necessárias 14 horas. Mas ele é compatível com tomadas 220V domésticas e carregadores de alta potência.
Fonte | Potência | Demora |
---|---|---|
220 V | 2 kW | 48h |
Wallbox | 7 kW | 13h |
Wallbox | 11 kW | 11h |
O Mustang Mach-E é um carro sofisticado, mas menos rebelde que o cupê. Por dentro o quadro de instrumentos digital é minimalista e as molduras do painel abrem mão do estilo cockpit, que às três últimas gerações do esportivo resgataram do modelo original. O imenso multimídia Sync 4A, de 15,5 polegadas, completa o estilo.
Os principais itens são conexão com Apple CarPlay e Android Auto, GPS embarcado e seis entradas USB (tipo A e C). O sistema de som da Bang & Olufsen, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer não deixará o comprador sentir falta do ruído do V8.
O Mach-E ainda conta com bancos esportivos com ajuste elétrico em oito posições, aquecimento para o motorista e o passageiro, além de três posições de memória (banco do motorista). O volante também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.
A cesta de segurança adiciona nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.
O porta-malas do Mustang Mach-E comporta 402 litros. Já o bagageiro dianteiro (sob o capô) tem capacidade de 140 litros.
O Mustang utiliza sistema McPherson (frente) e multilink no eixos traseiro, o que oferecem muita estabilidade para o SUV esportivo. Já os freios são fornecidos pela italiana Brembo, para garantir que o SUV estanque a aceleração rapidamente. As rodas de liga leve têm diâmetro de 20 polegadas, calçadas com pneus 245/45 R20.
R$ 486 mil
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