Ford Ranger 2024 completa a linha com versões de entrada e motor 2.0

A versão XL será focada no trabalho pesada, a XLS é oferecida com tração 4x2 ou 4x4, sempre automática e agora com opção de motor V6

ford ranger xl 2024 branco artico frente em movimento estrada de terra com cacamba carregada
A versão XL é a única manual (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/09/2023 às 10h02

As versões de topo da Ford Ranger 2024 já chegaram ao mercado Brasileiro causando boa impressão pelas evoluções em tecnologia, no conforto ao rodar e na força do V6 3.0 turbodiesel. Agora a marca norte-americana lança as versões de entrada XL e XLS, junto do novo motor 2.0 turbodiesel EcoBlue de 170 cv que já era usado pela Transit.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Também estreou a versão XLS equipada com o V6 diesel, combinação que só existe no Brasil. Não teremos por aqui o motor 2.0 EcoBlue biturbo de 210 cv que é oferecido em outros mercados.

VEJA TAMBÉM:

A precificação da linha Ranger 2024 está agressiva, trazendo valores abaixo dos praticados pela Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Mas é importante lembrar que essas rivais trazem motores mais fortes que o 2.0 EcoBlue. Confira os preços:

Versão Preço
Ranger XL 2.0 manual 4×4 R$ 239.990
Ranger XLS 2.0 automática 4×2 R$ 234.990
Ranger XLS 2.0 automática 4×4 R$ 259.990
Ranger XLS V6 3.0 automática 4×4 R$ 279.990
Ranger XLT V6 3.0 automática 4×4 R$ 289.990
Ranger Limited V6 3.0 automática 4×4 R$ 319.990
Ranger Limited V6 3.0 automática 4×4 + ADAS R$ 339.990

O novo motor 2.0 turbodiesel

A Ford abandonou de vez o antigo 2.2 turbodiesel, que era fruto de uma parceria com a PSA. O novo 2.0 EcoBlue faz parte de uma nova família que estreou na geração passada da Ranger em outros mercados.

Ele traz bloco em ferro fundido, cabeçote em alumínio e a polêmica correia dentada banhada a óleo. Seu turbocompressor é de geometria variável, o que garante funcionamento suave e o torque máxima de 41,3 kgfm aparecendo entre 1.750 e 2.500 rpm. A potência máxima de 170 cv aparece a 3.500 rpm.

Consumo da Ford Ranger 2.0 EcoBlue 2024

Cidade Estrada
10 km/l 11,5 km/l

Ao volante da nova Ranger foi possível notar essa suavidade do turbo de geometria variável, a picape não dá mais “coices” na hora de entregar após o motor encher. Só tivemos a oportunidade de experimentar a picape com a caixa automática de seis marchas, que é uma atualização da 6R80 usada na geração anterior.

Até 90 km/h a Ford Ranger 2024 equipada com motor 2.0 turbodiesel se mostra esperta. Acima dessa velocidade a potência menor que das rivais se mostra presente, exigindo planejamento em ultrapassagens.

O câmbio manual de seis marchas da versão XL é todo novo, a Ford diz que os engates foram aprimorados. Segundo a montadora, a capacidade de torque é maior também. Sua capacidade de carga é de 1.071 kg.

Ford Ranger XLS V6 2024 democratiza o desempenho

A grande surpresa nesse lançamento foi a oferta da versão XLS com o novo V6 3.0 turbodiesel. Essa combinação atende aos consumidores que priorizam o desempenho, mas não fazem questão de todo o pacote tecnológico das versões de topo.

O mais próximo disso que temos no mercado brasileiro é a Volkswagen Amarok Comfortline V6, que parte de R$ 298.430. A Ford Ranger XLS V6 chega mais barata, partindo de R$ 279.990.

Mecanicamente, nada muda em relação a XLT e a Limited: o V6 rende 250 cv e 61,7 kgfm. O câmbio automático de 10 marchas é o mesmo usado pelo Mustang e pela F-150. Já a tração, é 4×4 com modo automático, que faz a distribuição de força entre os eixos.

Consumo Ranger V6 2024

Cidade Estrada
8,9 km/l 10,2 km/l

Equipamentos das versões XL e XLS da Ford Ranger 2024

Essas versões de entrada das picapes médias costumam ser bastante simples por dentro, já que são voltadas ao trabalho pesado. A Ford manteve um bom padrão de equipamentos desde a versão XL na Ranger 2024.

Mesmo trazendo para-choques sem pintura, rodas em aço estampado e faróis halógenos, a versão XL já vem de série com painel digital e a central multimídia vertical de 10 polegadas. Confira a lista completa de equipamentos dela:

  • Ar-condicionado;
  • Vidros, travas e retrovisores elétricos;
  • Alarme;
  • Central multimidia Sync4 com Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
  • Quatro alto-falantes;
  • Painel digital com tela de 8 polegadas;
  • Duas entradas USB;
  • Volante multifuncional;
  • Regulagem de altura e profundidade da coluna de direção;
  • Direção com assistência elétrica;
  • Cruise control;
  • Faróis com acendimento automático;
  • Sete airbags;
  • Diferencial traseiro blocante.

Equipamentos da Ford Ranger XLS 2024

A versão logo acima da versão de entrada conta com itens de tecnologia em uma proposta que lembra a da finada Ranger Black. Itens como os faróis full-LED e o carregador por indução já estão presentes. Confira:

  • Saídas de ventilação para o banco traseiro;
  • Faróis full-LED;
  • Faróis de neblina;
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Sensor de ré;
  • Engate de reboque;
  • Seis alto-falantes;
  • Quatro entrada USB;
  • Quatro modos de conução;
  • Rodas de liga leve aro 17.

A versão XLS V6 adiciona os seguintes itens:

  • Alavanca de câmbio eletrônica;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Freios a discos nas quatro rodas;
  • Sistema Start/Stop.

Essas versões não oferecem pacotes opcionais, apenas as pinturas metálicas. A garantia é de cinco anos, sem limite de quilometragem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário