Ford irá produzir Ranger híbrida na Argentina

O CEO global da marca foi ao país vizinho anunciar mais investimentos na fábrica de General Pacheco, dessa vez com foco em eletrificação

ford ranger stormtrack plug in hybrid 2025 cinza frente rebocando trailer
Seu sistema PHEV é similar ao do Porsche Cayenne (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/10/2025 às 21h08

O presidente da Ford, Jim Farley, anunciou que a fábrica argentina da marca irá produzir a Ranger híbrida plug-in (PHEV) a partir de 2027. Ela será fruto de um investimento adicional de US$ 170 milhões (cerca de R$ 910,89 em conversão direta) que somado aos anteriores totalizam em US$ 870 milhões (R$ 4,6 bilhões) na unidade.

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A unidade de General Pacheco, na Argentina, será a segunda no mundo a produzir a versão eletrificada da Ford Ranger. Até o presente momento ela é produzida apenas na África do Sul.

ford ranger stormtrack plug in hybrid 2025 cinza traseira parada
Ela combina um 2.3 turbo a gasolina com um motor elétrico, que juntos entregam 279 cv e 70,3 kgfm

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No anúncio oficial é dito apenas que a Ranger PHEV faz parte do compromisso da Ford com a região. O Brasil não foi citado diretamente, mas o país já é o maior mercado para a Ranger produzida na Argentina.

Os últimos investimentos na fábrica da Argentina foram para produzir a versão de cabine simples e também os motores 2.0 e 3.0 turbodiesel. A picape é o único produto que a Ford faz na América do Sul atualmente.

A Ford Ranger PHEV tem formula diferente das chinesas

ford ranger stormtrack plug in hybrid 2025 cinza inversor com ferramentas plugadas
O foco é no trabalho e a bateria pode energizar ferramentas

Quando falamos de veículos híbridos plug-in no Brasil já vem a mente os modelos chineses, com baterias enormes e foco na tração elétrica. A Ford foi mais conservadora nisso e seguiu um caminho similar ao de carros europeus, como o Porsche Cayenne E-Hybrid e o BMW X5.

Ela segue com um motor a combustão na dianteira, um câmbio automático e a tração chega às quatro rodas através de uma caixa de transferência com possibilidade de reduzida. O conjunto híbrido utiliza uma bateria de 11,7 kWh e o motor elétrico vai montado dentro da caixa de marchas, usando o sistema de transmissão para mandar a força para as rodas.

O motor a combustão na Ranger PHEV é o 2.3 EcoBoost a gasolina e o câmbio é o automático de 10 marchas. A potência combinada dela é de 279 cv e o torque fica em 70,3 kgfm, maior que o .

Só o motor elétrico fornece 102 cv, mas a Ford não divulga a potência do 2.3 sozinho. A autonomia em modo elétrico fica em 45 km no ciclo europeu WLTP.

Esse esquema híbrido plug-in foi feito pensando no uso em trabalho pesado. A Ranger PHEV possui capacidade de 1 tonelada e pode rebocar até 3,5 toneladas.

A bateria de tração também pode energizar ferramentas com até 6,9 kW de potência através de uma tomada na caçamba. A tampa do compartimento possui locais para prender ferramentas.

Essas especificações são do modelo produzido na África do Sul, a Ford não confirmou se a versão Argentina será similar.

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