Ford Ranger aposta em tecnologia para aliar segurança e produtividade
Pioneira na adoção de equipamentos de segurança e de auxílios semiautônomos à direção, picape se destaca pela tecnologia
Pioneira na adoção de equipamentos de segurança e de auxílios semiautônomos à direção, picape se destaca pela tecnologia
Para você, tecnologias de auxílio à direção são coisa de carros de luxo? Se a resposta foi “sim”, está na hora de rever esse conceito. Afinal, aos poucos, veículos de diferentes segmentos já agregaram dispositivos eletrônicos para tornar a condução mais tranquila e, principalmente, segura. As picapes não são exceção: nessa categoria, a primeira a oferecer tais equipamentos foi a Ford Ranger.
VEJA TAMBÉM:
Desde a linha 2020, a caminhonete da Ford já oferece um pacote de equipamentos de direção semiautônoma. Por meio de um sofisticado sistema eletrônico, que inclui câmeras, radar e sensores, o veículo consegue alertar o motorista sobre situações perigosas. Caso não haja reação humana, manobras preventivas podem ser tomadas automaticamente. O objetivo é evitar um possível acidente, ou ao menos, minimizar as consequências dele.
Além da questão da segurança propriamente dita, esses equipamentos permitem maior produtividade e podem até reduzir gastos. Afinal, ninguém quer ficar com o carro parado em decorrência de uma colisão. Ou ainda arcar com despesas oriundas de um acidente, que podem, dependendo da situação, incluir indenizações a terceiros.
A “estrela” do pacote de segurança é um sistema de frenagem autônoma, que pode imobilizar a picape sem a ação do condutor. Ele entra em ação, por exemplo, conjugado a um sistema de detecção de pedestres, que funciona em velocidades de 5 km/h a 80 km/h. Inicialmente, ele emite um alerta para o motorista; se nenhuma ação for tomada, os freios são acionados automaticamente.
Outra situação na qual o sistema de frenagem autônoma pode intervir é se houver um veículo parado à frente. O procedimento é semelhante, com a emissão, inicialmente, de um alerta, e acionamento dos freios caso não ocorra reação por parte do condutor.
Esse assistente funciona em conjunto com o piloto automático adaptativo, capaz de manter uma distância segura do veículo à frente sem intervenção do motorista.
Assista ao vídeo do assistente de frenagem da Ford Ranger em ação:
Outro destaque é o assistente de farol alto, capaz de reconhecer um veículo vindo na direção oposta e de baixar as luzes para não ofuscá-lo. Logo que possível, os fachos altos voltam a ser utilizados automaticamente. Os faróis baixos têm tecnologia de xênon e contam com luzes diurnas de LED integradas.
A Ford Ranger traz também um sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Assim, a central eletrônica consegue, por exemplo, manter o motorista informado sobre os limites de velocidade da via.
Há também um assistente de permanência em faixa, que adverte o condutor sobre mudanças de trajetória sem sinalização e pode atuar junto à direção para evitar que o veículo saia da pista.
Complementam o pacote sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles eletrônicos de tração, estabilidade e anticapotagem, assistente de partida em rampas e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Esses equipamentos, associados à mecânica composta por motores 3.2 de cinco cilindros turbodiesel de 20 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, além da tração 4×4 com reduzida, tornam a Ford Ranger capaz de transitar com segurança em diferentes tipos de vias.
Graças à tecnologia, a picape tem versatilidade para entregar, ao mesmo tempo, conforto e tranquilidade, sem abrir mão da alta produtividade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
ford ranger em cotagem regressiva para fechar a fabrica na argentina, pois com o fechamento das concessionarias ford no brasil, a procura aqui no brasil vai comecar a diminuir e consequentemente a producao de la que vende 80 por cento para o brasil vai ficar com estoques altos na fabrica e entao tiau argentina tambem
Continua vendendo vendendo bem ainda, janeiro foram vendidas 1923 unidades no Brasil e não são 80% para o Brasil não esses dias eu li que são fabricado de média 280 unidades por dia da fábrica de Pacheco na Argentina e a Ford estava estudando contratar mais pessoas para criação de mais um turno, então Brasil representa uma porcentagem bem menos.
Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, consequentemente o fechamento dos concessionários autorizados e a marcas se tornando uma importadora, como fica a assistência técnica de garantia de veículo como a Ranger, que tem 05 (cinco) anos de garantia?
Vamos ter que sair procurando oficinas multi marcas que atendam marca Ford para revisar nossos carros?
Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, consequentemente o fechamento dos concessionários autorizados e a marcas se tornando uma importadora, como fica a assistência técnica de garantia de veículo como a Ranger, que tem 05 (cinco) anos de garantia?
Quem tem veículos da Marca Ford, terá grandes perdas com a desvalorização dos usados da marca no Brasil?
Em compensação e sistema de aceleração é uma porcaria ! Vai fazer uma ultrapassagem o pedal do acelerador demora quase 3 segundos pra responder. Vai cruzar uma rua movimentada, comece a acelerar antes pra conseguir cruzar ! COisas basicas q nao consertam, removam esse sistema de atraso inutil !!!!
Inegavelmente uma ótima pick-up, e que oferece o melhor pacote tecnológico. Mas joga contra ela o preço e, agora, a credibilidade da marca, abalada pela sua saída do país, mesmo a Ranger sendo produzida na Argentina.