Picape traz muitos recursos para utilização no fora de estrada, inclusive suspensão de altura variável, mas eletrônica ajuda também no asfalto
O carro mais vendido nos EUA não é um automóvel, mas uma picape. Mais de um milhão de unidades da caminhonete F-150 foram vendidas no ano passado. A produção se concentra em três unidades naquele país. A mais cobiçada da linha é a Ford Raptor, um verdadeiro gigante na terra capaz de vencer obstáculos quase intransponíveis. Com quase seis metros de comprimento, se assemelha a um caminhão de menor porte. São 2 metros de largura e de altura, além de muita altura do solo. É esta picape que a marca norte-americana poderá vender no mercado nacional. O sucesso do Mustang parece ter encorajado a marca do oval azul a importá-la para o Brasil.
Equipada com motor V6 de 3,5 litros de 450 cv de potência e 70,5 kgfm de torque, a Ford Raptor tem várias opções de tração: 4×4 sob demanda, além da 4×2, 4×4 automática, high e low, além de diversos modos de condução: normal, esporte, lama/areia, pedra, chuva e neve. A caixa de marchas é automática de 10 marchas, presente também no Mustang.
Essa gigante tem suspensão dianteira independente percebida visualmente. E amortecedores Fox Racing Shox, com curso variável, que elevam a altura da suspensão traseira em até 35 centímetros e a dianteira em 32 centímetros, aumentando a capacidade no fora de estrada. Rodas da Ford Raptor são de aro 17 com pneus muito largos, na medida 315/70 R17.
No fora de estrada radical, em baixa velocidade, o Trail Control comanda acelerador e freios individualmente para que o motorista viva aventura suavemente. O sistema tanto pode aumentar automaticamente o torque do motor para superar obstáculos quanto freia individualmente as rodas para chegar suavemente no outro lado. Pode ser ativado até a velocidade de 32 km/h. Para facilitar manobrar com trailer, a Ford Raptor tem assistência de engate para reboque.
Para dar mais conforto nas trilhas radicais, a opção foi pelos bancos Recaro esportivos com regulagens diversas e forração em couro. A sensação de dirigir a grandalhona em circuito limitado na pista de terra do campo de provas da Ford em Tatuí, interior de São Paulo, é ímpar. Evidentemente que os controles de tração e de estabilidade entram em ação o tempo todo no traçado demarcado em forma de oito na terra. Mesmo provocando muito, a eletrônica segura bem a Ford Raptor. Direção bem equilibrada e leve facilita a condução, que é parecida com de automóvel, por incrível que pareça.
Confira a galeria de fotos:
Fotos Ford | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Exagerada em tudo…de bom. Coisa de primeiro mundo mesmo.