Ford apresenta Transit com ‘câmbio de Mustang’ e outras novidades
Marca antecipou novidades da Fenatran; além da versão automática, furgão ganhará configuração elétrica e cabine-chassi
Marca antecipou novidades da Fenatran; além da versão automática, furgão ganhará configuração elétrica e cabine-chassi
A Ford apresentou novidades na família de vans Transit, que será o destaque da marca na Fenatran 2022. Para o primeiro semestre de 2023, o modelo virá a opção de câmbio automático de 10 marchas – da mesma família que equipa o Mustang; no segundo semestre virão a carroceria cabine-chassi e a elétrica E-Transit furgão.
Segundo a Ford, a Transit foi a van que mais cresceu em seu segmento, tendo como destaque as vendas da versão minibus. Com essas novidades a Ford pretende aumentar sua participação no segmento comercial.
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Hoje, o mercado de caminhões pesados é praticamente dominado pelo câmbio automatizado. Não ter que trocar marcas aumenta o conforto dos motoristas e reduz os gastos com consumo causado por falta de perícia.
A ideia da Transit automática é de buscar essa eficiência dando mais comodidade aos motoristas. Ela usa a mesma caixa de 10 marchas que as picapes F-150 e Ranger utilizam no exterior, dando uma grande amplitude de relações pra explorar a força do motor 2.0 turbodiesel.
A Ford diz que esse câmbio irá reduzir os gastos dos operadores, já que traz programa para economia de combustível e não tem que trocar embreagem periodicamente. Além disso, a troca do óleo da caix é realizada a cada 250 mil km.
O câmbio automático será oferecido nas versões já existentes da Ford Transit: a minibus, a vidrada e a furgão.
Hoje existe apenas um furgão grande elétrico no Brasil, o chinês Jac iEV750V. A Ford irá trazer, no segundo semestre de 2023, a E-Transit com atributos fortes para os serviços de entrega. A Transit elétrica vira importada da Turquia apenas para carga, mas em 3 opções de carroceria distintas. Em todas terá o peso bruto total de 3,5 toneladas, permitindo motoristas com CNH da categoria B.
O motor elétrico fica no eixo traseiro, produz 269 cv e 38,7 kgfm. O conjunto de baterias de 68 kWh proporciona autonomia de 317 km no ciclo WLTP. A carga completa é feita em 8 horas, com um carregador rápido cai para 35 minutos.
Uma diferença técnica da E-Transit para as versões a combustão é usar suspensão traseira independente e com molas helicoidais. Ela também traz freio de estacionamento eletrônico. No pacote de equipamentos ela traz alguns itens adicionais: central multimídia com tela de 12 polegadas, sistema de câmeras 360°, assistente de colisão em cruzamento e em marcha ré.
A terceira e última novidade fica também para o segundo semestre de 2023. A configuração cabine-chassis será feita no Uruguai junto das irmãs fechadas e com mesma motorização. Por enquanto a Ford apenas confirmou que terá duas versões. A mais leve com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, que pode ser pilotada com CNH B, e uma com mais capacidade de carga e PBT de 4,7 toneladas.
A Ford estende a certificação de implementações para a versão chassi. Até o lançamento ja terão baús, plataformas e outros equipamentos homologados para o caminhãozinho.
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