Forza Motorsport quer reinventar a roda e sumir com trapaças
Novo episódio da franquia de corridas da Microsoft adiciona elementos de RPG para tornar jogo mais competitivo e realista
Novo episódio da franquia de corridas da Microsoft adiciona elementos de RPG para tornar jogo mais competitivo e realista
O novo “Forza Motorsport” chega em outubro para levar a franquia finalmente para o Xbox Series X/S. O game foi desenvolvido para extrair o máximo da atual geração do Xbox, com promessa de gráficos fotorrealistas e melhorias de gameplay.
Para sair do modelo padrão dos jogos de corrida, o estúdio Turn 10 adicionou recursos de RPG no game. Como assim? Basicamente o game congratula o jogador pelo uso de seu carro. Isso mesmo, quando o jogador corre com o carro, o veículo recebe experiência. A pontuação é obtida com tangências perfeitas, melhores tempos de voltas e outros parâmetros de pilotagem.
VEJA TAMBÉM:
Com os pontos, o jogador pode desbloquear acesso a peças para melhorar a performance daquele carro em específico. É mais ou menos como acontece com games de RPG, em que o jogador evoluiu atributos de determinadas armas e personagens.
Um ponto interessante da progressão do carro é que ele obriga o jogador a buscar uma pilotagem mais próxima da realidade. Ou seja, sair jogando o carro sobre o outro, custará pontos. E esses pontos irão interferir no desbloqueio de peças.
Em tese é quase que um mais do mesmo do que ganhar corridas e torrar seu suado dinheirinho comprando penduricalhos para seus bólidos. A diferença é que a modalidade não permitirá tramoias para levantar fundos, que pipocam na internet.
E para tornar a brincadeira mais emocionante, o jogador tem uma grande variedade de categorias com automóveis com performance semelhante. É preciso avançar nas categorias para liberar as próximas.
A Microsoft vende tudo isso como uma grande novidade, mas quem já jogou o mobile “Real Racing 3” verá que não é muito diferente do que acontece por lá. Até “Project CARS 3” conta com tarefas em cada prova, que também libera pontos de performance e que interferem no custo de aquisição de peças.
Mas a proposta da Turn 10 tem suas razões. Ela precisa adicionar algo diferente no game. E quando falamos de jogos de corrida, assim como jogos de esporte, não há muito do que fugir. Afinal, o objetivo é pilotar e chegar na frente.
Outro recurso que o game trará é o Challenge the Grid. Ele basicamente permite que o jogador escolha onde irá largar e quanto mais distante da pole, maior seria seu prêmio pelo esforço.
Algumas pequenas melhorias realmente tornam os games mais interessantes e podem ser incorporados em novos jogos. Outras surgem e desaparecem como ideias sem sentido. No entanto, teremos que esperar o game chegar e ver como essas novas mecânicas irão interferir na experiência.
Mas o fato é que todo “Forza Motorsport” é sempre um bom game de corridas. O que queremos ver é se realmente ele entregará gráficos em 4K com taxa de quadros elevada, assim como a função de clima e passagem de tempo dinâmicos.
O game terá versões para PC e Xbox X/S. Agora é aguardar!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |