Fim dos pedágios é iminente! Free Flow chegará a 50% dos motoristas até 2025
O novo sistema de cobrança automática teve um aumento expressivo no últimos três anos e tende a se espalhar ainda mais
O novo sistema de cobrança automática teve um aumento expressivo no últimos três anos e tende a se espalhar ainda mais
Parar para pagar a tarifa do pedágio ou de estacionamentos privados já está virando coisa do passado. Atualmente os condutores que utilizam muito esses serviços costumam ter o veículo equipado com alguma tag no para-brisa para passar rapidamente. O mais novo sistema de cobrança automático é o free flow (trânsito livre), tecnologia que já cresceu 50% nos últimos três anos.
VEJA TAMBÉM:
Esse crescimento que possui dados observados desde março de 2020 é de uma apuração da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam).
O vice-presidente da Abepam e diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer, aborda como a viabilidade do governo irá permitir a implementação do novo mecanismo.
Com a aprovação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) da regulamentação do sistema de livre passagem em rodovias e vias urbanas a partir de 2 de janeiro de 2023, acreditamos que a implementação da solução será gradativa no país, dependendo das renegociações e novas concessões que ocorrerão nos próximos anos.
O que está no radar de curto prazo é São Paulo, que logo terá novas rodovias operando com a tecnologia. O trecho urbano de Guarulhos (SP) é um exemplo, que tem previsão de entrar em operação até 2025. É uma implantação gradual, que depende de diversos fatores. Os dois sistemas – de praças de pedágios e o free flow – coexistirão por algum tempo”, afirma o diretor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |