Freio ABS não faz milagre para consertar suas barbeiragens

Muitas vezes o motorista acha que o freio ABS deve corrigir a perda do controle direcional, sendo que na verdade sua função não deixar as rodas travarem

Em situações não emergenciais, os freios podem funcionar normalmente se a luz do ABS estiver acessa no painel
Freio ABS alivia e pressiona os freios diversas vezes por segundo para evitar que as rodas se arrastem pela pista (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/10/2022 às 15h03

Então você acha que o ABS do seu carro está com defeito porque você entrou numa curva e as rodas derraparam. E a informação que você tem é que se o carro tem ABS as rodas não derrapam,  elas não deslizam no asfalto.

Mas então pera aí vamos com calma. Você tem certeza que seu carro tem ABS? Se ele foi produzido de 2014 para cá, obrigatoriamente tem. Além disso, você tem certeza que ele está funcionando? Pode levar numa oficina para verificar se o seu ABS está em ordem ou não.

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Mas ele tem ABS e o sistema está em ordem. Porém isso que você detectou como falha do ABS não é falha dele. É falha sua! Você entrou rápido demais na curva e as rodas derraparam.

O ABS impede as rodas de deslizarem de derrapar quando você freia subitamente, como uma freada de emergência. Impede de o carro sair derrapando, deslizando, e bater lá na frente. O ABS é feito para evitar esse deslizamento das rodas quando você pisa subitamente no freio, mas se você entrar rápido uma curva e o carro derrapar e sair do asfalto, isso não teve nada com o freio o ABS.

Não funcionou porque você não pisou no freio (e nem era para ter pisado mesmo). Você deveria ter entrado mais devagar naquela curva.

O freio ABS

O freio ABS tem como função impedir que as rodas travem durante a frenagem. Isso porque, quando se freia com força as rodas tendem a interromper o movimento de rolagem, mas a aceleração da massa do veículo pode não ser interrompida, assim as rodas, mesmos freadas, começam a arrastar pela pista e o motorista perde o controle direcional.

O que o ABS faz é distribuir a frenagem. O sistema pressiona e alivia o freio de cada uma das rodas diversas vezes, em frações de segundo para garantir que o carro reduza a velocidade sem que as rodas travem e comecem a arrastar.

O sistema chegou ao mercado nos anos 1970. Fabricantes como Lincoln e Mercedes-Benz introduziram em seus modelos mais sofisticados. Mas no início da década de 1980, a tecnologia chegou a modelos de valores mais baixos como o Honda Prelude e a partir daí o sistema foi se popularizando. Por aqui, o ABS chegou junto com a abertura dos importados, mas só se tornou obrigatório a partir de 1° de janeiro de 2014, junto com o airbag duplo frontal.

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