Como evitar a inalação da fumaça preta dos escapamentos e entender por que a fiscalização nas ruas e estradas praticamente desapareceu
Como a fiscalização nas estradas, ruas e avenidas não acontece como deveria, cuide da sua saúde. Ao avistar um veículo emitindo, pelo escapamento, aquela terrível fumaça preta, feche os vidros e ative a recirculação do ar do sistema de ar-condicionado ou ventilação. Assim, a fumaça não entrará no seu veículo.
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Mas não exagere, mantendo a recirculação por muito tempo. Uns 20 minutos são suficientes para que você já tenha ultrapassado o veículo poluidor. Isso porque, depois de 20 minutos, o ar pode ficar viciado, causando cansaço e sonolência — especialmente se houver muitas pessoas no interior do veículo. Hoje existem veículos com sistemas que, automaticamente, desativam a recirculação.
Outra forma de evitar a fumaça preta é manter os vidros fechados, diminuir a velocidade, afastar-se o máximo possível do veículo poluente e, assim que possível, ultrapassá-lo com a maior distância possível.
É bom que você faça isso, porque a fiscalização em nossas estradas, ruas e avenidas não tem tido muito cuidado com essa situação. Quanto tempo faz que você não vê policiais rodoviários (estaduais ou federais) ou PMs nas cidades fazendo esse tipo de fiscalização? Para falar a verdade, eles raramente — muito raramente mesmo — realizam os antigos “comandos” para verificar as condições dos veículos, documentação e CNH de quem os dirige.
Eu, pelo que me lembro, a última vez em que fui parado para verificação… lá se vão mais de 20 anos. E você, lembra quando foi sua última vez? Aliás, quando foi que viu um policial rodoviário na pista, verificando os veículos que passam nas rodovias?
Claro que os caminhões e ônibus movidos a diesel são os grandes responsáveis por esse problema. Mas isso não ocorre apenas com eles — também acontece com todos os veículos movidos a esse combustível, como vans e picapes.
É preciso registrar que, hoje, com caminhões mais modernos e eficientes, a fumaça preta deixou de ser tão comum, como ainda ocorre com os modelos mais antigos. Assim, a fiscalização visual com a escala Ringelmann foi substituída por testes que exercem maior rigor técnico, como o opacímetro.
E mesmo carros movidos a gasolina, quando estão com seus motores desregulados, também causam danos ao ar — ainda que em menor escala que aqueles que usam diesel.
A emissão de fumaça preta excessiva pelo escapamento dos veículos é proibida por lei no país, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e do IBAMA. A infração resulta em multa acima de R$ 2 mil e cinco pontos na CNH.

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