Fusca azul: entenda como foi criada a famosa ‘brincadeira’!
A brincadeira do Fusca Azul, também conhecida como "soquinho do Fusca", "punch buggy" ou "esmaga o besouro" é uma tradição geracional
A brincadeira do Fusca Azul, também conhecida como "soquinho do Fusca", "punch buggy" ou "esmaga o besouro" é uma tradição geracional
A brincadeira do Fusca Azul é uma tradição que atravessa gerações e culturas. De origem incerta, ela consiste em dar um soco, tapa, peteleco ou apenas um toque no braço do amigo quando avistar um Fusca na cor azul. O surgimento da brincadeira é incerto e nessa matéria vamos tentar desvendar esse mistério.
VEJA TAMBÉM:
A grande verdade é que a maioria das pessoas só usa o Fusca azul como desculpa para dar um soco no amigo, mas não quer admitir.
Também conhecida como “soquinho do Fusca”, “punch buggy” (nos Estados Unidos) ou “esmaga o besouro”, é uma tradição lúdica que atravessa gerações e culturas. Confira como funciona:
A primeira teoria diz que a brincadeira surgiu nos Estados Unidos, no início do século 20, na época em que os carros só eram fabricados na cor preta. Um dia, um funcionário da Ford, fabricante de carros, cometeu um erro na mistura da tinta e acabou produzindo um Fusca azul.
O dono da empresa, Henry Ford, ficou furioso com o erro e deu um tapa no braço do funcionário. Para justificar a agressão, o funcionário inventou uma história, dizendo que era uma nova brincadeira na qual sempre que alguém avistasse um Fusca, podia dar um tapa no braço do amigo.
A segunda teoria afirma que como o carro da Volkswagen ficou associado ao período do nazismo, os estadunidenses se batiam quando viam um Fusca azul passando.
Existe uma terceira explicação e provavelmente a mais realista, nos anos de 1960 o Fusca conhecido nos Estados Unidos como Volkswagen Beetle (besouro em português) foi apelidado apenas de Bug que significa inseto em inglês.
E o que as pessoas fazem quando tem um inseto nelas? Dão um tapa para espantar! Então os norte-americanos começaram a fazer o mesmo quando viam um Fusca Azul e o motivo da cor era porque era a mais incomum dentro da gama de cores do modelo.
Pouco tempo depois a brincadeira se popularizou para o México, onde a cor mais incomum era o amarelo. Da mesma forma chegou ao Brasil, e a brincadeira dura até hoje entre as rodas de amigos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
PS: Antes que se pense um equívoco, os referidos modelos VW (Kombi e Fusca) foram utilizados pelas tropas alemãs em períodos diferentes: o Fusca, ainda nas décadas de 30 e 40; já a Kombi, apenas após sua criação (na década de 1950).
Fusca azul na Ford ….. Essa versão foi de lascar.
Henry Ford daria um tapa em quem escreveu isso. O Fusca (VW ou, simplesmente, Volks Wagen [carro do povo]) foi projetado pelo engenheiro alemão Ferdinand Porsche (encomendado a pedido de Adolf Hitler), como um modelo para prover a Alemanha na década de 1930, de uma autonomia veicular para a sociedade civil (sendo que de seu chassi, a Kombination [Kombi] e a versão standard, seriam utilizadas até mesmo pelas tropas do exército à época).