GAC Motor: mais uma marca chinesa anuncia investimentos no Brasil
Montadora chinesa que é parceira de longa data da Honda e da Toyota pretende produzir e desenvolver carros no Brasil
Montadora chinesa que é parceira de longa data da Honda e da Toyota pretende produzir e desenvolver carros no Brasil
Mais uma marca chinesa anunciou de forma oficial seus planos para vir ao Brasil. A GAC Motor, tradicional parceira de Honda e Toyota na China, pretende investir US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,66 bilhão em conversão direta) em nosso país durante os próximos cinco anos.
O anúncio veio após uma reunião entre o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin e Feng Xingya, presidente do grupo GAC, na China. A montadora pretende instalar fábricas, centros de pesquisas e desenvolvimento e uma rede de distribuição de peças no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Os planos da GAC são abrangentes, incluindo carros apenas a combustão, modelos híbridos plug-in, híbridos plenos e veículos 100% elétricos. Segundo o comunicado oficial, Alckmin teve contato com alguns carros da empresa e ficou impressionado positivamente com os produtos e a tecnologia implementada na linha de produção.
Informações como a localização da fábrica ou até mesmo da sede no Brasil não foram divulgadas. Segundo o portal Automotive Business, os planos da GAC Motor para investir aqui são anteriores aos da BYD e da GWM. Ela estava na concorrência pela planta da Ford em Camaçari (BA).
A GAC já atua em outros mercados latino americanos como importadora. O estabelecimento de fábrica e centro de desenvolvimento no Brasil será de grande valia para adequar os carros para as exigências locais.
O modelo mais cotado para ser o primeiro vendido no Brasil é o Aion Y, um SUV médio elétrico. Ele possui um desenho com linhas retas e vincos fortes, lembrando a atual linguagem visual da BMW que estreou com o iX.
Como de costume nos carros chineses, o destaque no interior é uma grande tela. Comandos do ar-condicionado e outras funções que costumam ficar no painel são englobados na central multimídia.
O motor elétrico de 204 cv traciona as rodas dianteiras. As baterias são de lítio ferro fosfato, mesma tecnologia usada pela BYD e mais segura contra incêndios. A autonomia do Aion Y no padrão chinês pode chegar a 610 km.
Se a GAC Motor seguir uma precificação agressiva como a das rivais chinesas, esse modelo deverá vir na faixa de R$ 200 mil para brigar com o BYD Yuan Plus. Mesmo segmento onde outras chinesas novatas pretendem investir por aqui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |