[VÍDEO] Garagem VW: o clube que não aceita radiador
Confira algumas das raridades da Garagem VW (o acervo privado da marca alemã) que utilizam motores com refrigeração a ar
Confira algumas das raridades da Garagem VW (o acervo privado da marca alemã) que utilizam motores com refrigeração a ar
A Volkswagen completou 70 anos de operação no Brasil. Ela iniciou sua trajetória produzindo a Kombi e posteriormente o Fusca. E por muito tempo a Volkswagen foi fiel ao motor boxer (de cilindros opostos) com refrigeração a ar. Isso mesmo, sem radiador ou líquido de arrefecimento.
E para conhecer mais sobre esses modelos que dominaram as ruas no passado, fomo até a Garagem VW, acervo que a marca mantém em na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O acervo da Volkswagen conta com carros raríssimos, como a primeira geração da Kombi, uma das poucas unidades do SP1, assim como a última Kombi feita no mundo.
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São carros históricos, como o Fusca Itamar, que o então presidente posou para foto, e uma das quatro unidades conversível construídas para marcar o retorno da produção do modelo. Infelizmente, é um espaço fechado e com visitação restrita, mas produzimos um conteúdo legal, que dá para contar muito sobre os parentes do Fusca, que nunca se preocuparam com radiador.
O Fusca e seus irmãos dispensavam radiador, pois utilizam um conceito de engenharia em que o próprio ar regulava a temperatura. Esse tipo de bloco tem cilindros revestidos por aletas que utilizam o ar que passa entre elas para fazer a troca de calor. É um conceito que ainda é utilizado em motocicletas.
A grande vantagem desse tipo de bloco é que ele não exige sistemas de arrefecimento, um recurso que reduzia o espaço destinado ao cofre do motor e o próprio formato (com cilindros opostos), bastante compacto, permitiu melhor aproveitamento de espaço.
Na VW, os modelos refrigerados a ar também tinham uma segunda peculiaridade. Os motores eram instalado sobre o eixo traseiro. Kombi, Fusca, Brasília, TL, SP1, SP2, “Zé do Caixão”, Variant, todos tinham essa particularidade. O único carro que levou o motor refrigerado a ar para o eixo dianteiro foi a primeira geração do Gol, na versão BX, lançado em 1980. Ele tinha grade, mas também dispensava o radiador. Mas isso é assunto para outro vídeo.
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