Gasolina aditivada ou comum? Entenda as diferenças e qual é a melhor
Presença de propriedades detergentes e dispersantes diferencia os dois compostos; veja qual delas, a longo prazo, evita o aumento do consumo de combustível
Presença de propriedades detergentes e dispersantes diferencia os dois compostos; veja qual delas, a longo prazo, evita o aumento do consumo de combustível
O brasileiro não tem tido paz quando o assunto é combustível. O preço da gasolina encerrou 2021 com uma alta de 46,7% – é o que aponta o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log. Não bastassem os valores absurdos, ainda existem dúvidas que incomodam o motorista ao abastecer o carro. Qual é a melhor opção: gasolina aditivada ou comum? Algum dos combustíveis evita o aumento do consumo?
O AutoPapo responde as questões e outras perguntas relacionadas a desempenho e gasolina.
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Boris explica, em vídeo, qual a diferença entre as gasolinas disponíveis no Brasil – aditivada, comum e premium. Confira:
Gasolina é, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um composto de frações líquidas leves do petróleo, cuja composição de hidrocarbonetos varia desde C5 até C10 ou C12.
A gasolina comum possui baixo teor de enxofre (até 50 mg/kg) e octanagem mínima de 93 unidades – medida pelo método RON.
A gasolina aditivada, por sua vez, é a gasolina comum com o acréscimo de um aditivo com propriedades detergentes e dispersantes, que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação do veículo.
Já a gasolina premium (gasolina Podium, da Petrobras, Shell V-Power Racing ou Ipiranga Octapro, por exemplo) tem octanagem mínima de 97 unidades. Ela é indicada para os veículos de alto desempenho e já é aditivada.
Como explicado acima, a gasolina aditivada já conta com propriedades dispersantes e detergentes que não deixam que depósitos carboníferos se formem dentro do motor, evitando que o propulsor perca desempenho. Por essa razão, é superior à comum.
Em resumo, a gasolina aditivada simplifica o processo de aditivação para o condutor – visto que quem abastece com gasolina comum deve completar o tanque com aditivos específicos.
Apesar dos muitos mitos envolvendo a gasolina aditivada, não é possível afirmar que ela rende mais do que a comum. Isso porque a única diferença entre as duas é a adição de aditivo.
Vale lembrar que a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro. Para tanto, é necessário uma octanagem maior – oferecida pela gasolina premium.
Ainda assim, para que a gasolina premium faça diferença, o veículo precisa ser equipado com um motor com alta taxa compressão.
A gasolina aditivada é benéfica para o conjunto motriz dos carros. Portanto, um motorista pode escolher abastecer apenas com o composto.
A gasolina tem um elevado teor de carbono, fato que provoca formação de depósitos (na cabeça do pistão) quando ocorre a combustão. Com o tempo, esses depósitos carboníferos prejudicam a combustão (pré-ignição), reduzindo o desempenho do carro, aumentando o consumo e as emissões do veículo.
Importante ressaltar que se o proprietário do veículo adicionar aditivos ao tanque, os problemas apontados acima não serão apresentados.
A aditivação da gasolina é realizada para manter limpo o interior do motor, o que não aumenta e nem diminui o consumo de combustível a curto prazo.
Porém, a médio ou longo prazo, ao impedir a formação desses depósitos carboníferos no interior da câmara, a aditivação evita uma combustão irregular; e essa sim aumentaria o consumo de combustível.
Então, a gasolina aditivada a longo prazo evita um aumento do consumo. O mesmo vale para a gasolina comum se for colocada no tanque do carro junto de um aditivo.
Alguns manuais sugerem o uso da gasolina comum por um motivo simples: todas as fábricas sabem da importância dos aditivos na gasolina. Entretanto, a aditivação não é padronizada no Brasil e, assim, cada distribuidora acrescenta os aditivos que bem entende.
Para não correr o risco de que seus carros tenham problemas nos motores pelo uso de gasolina com aditivo de baixa qualidade, essas fabricantes sugerem a gasolina comum – desde, claro, que e o motorista adicione ao tanque, ele mesmo, um frasquinho de aditivo.
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Uso gasolina aditivada desde 1993 e nunca precisei mandar limpar os bicos.
Já rodei mais de 160.000 quilômetros com alguns carros antes da troca por outro.
Interessante que com o passar dos anos, meus carros sempre ficam mais econômicos.
Não se recomenda o uso de combustível aditivado. O ideal é colocar a gasolina comum e depois o aditivo no tanque do seu carro.
Esse aditivo no tanque vai limpar o seu motor, não o do posto que limpa os caminhões tanque de transporte de combustível, os reservatórios dos postos, bombas e mangueira e coloca toda essa sujeira dentro do seu motor.
Qual aditivo se deve colocar ?
Boris, porque algumas marcas indicam o uso de gasolina comum e não aditivada?
Olá, Luiz.
Neste vídeo https://youtu.be/Kj3bgQvQ4tw, o Boris explica o motivo.
Obrigado e abraço
Porque é o certo.
Não se recomenda o uso de combustível aditivado. O ideal é colocar a gasolina comum e depois o aditivo no tanque do seu carro.
Esse aditivo no tanque vai limpar o seu motor, não o do posto que limpa os caminhões tanque de transporte de combustível, os reservatórios dos postos, bombas e mangueira e coloca toda essa sujeira dentro do seu motor.
Até parece que vai ter uma gasolina melhor que a outra pelo mesmo preço, se ligam,ninguém dá nada de graça a ninguém, ainda mais aqui no Brasil
Tem um posto localizado na minha cidade em que a gasolina aditivada custa o mesmo que a comum já tem uns 06 meses
Estou usando somente para estudo na escola
tenho um omega australiano 3.8 v6 sempre usei gasolina comum posso colocar aditivada ?
Ótimo comentario. Poderia falar sobre o abastatecimento de álcool e gasolina ao mesmo tempo no tanqe. Grato
Exatamente com Osvaldo falou
Aditivo de baixa qualidade? Só por ser aditivo já tem que ter no mínimo alta qualidade….de não para que comprar um item deste
O autor da matéria tá de brincadeira.
‘Tem que ter”, mas nem sempre tem! Já ouviste falar da adição de solvente em vez de aditivo?
Uma alta de quase 47% porque os representantes (ou a maioria deles) do povo brasileiro foram escolhidos por pessoas que idolatram jogadores, atores, palhaços e por aí vai. Depois só pode dar nisso mesmo…
Tenho 42 anos de habilitação e em momento algum , vi alguma montadora recomendar uso de aditivo na gasolina.
Puxa a tampa de abastecimento de algum carro da Ford 3 cilindros que vc vai ver lá escrito pra usar um tanque de gasolina aditivada pelo menos a cada 3 mil km ou 3 meses
Veja os manuais da GM. Recomendam um frasco de aditivo acdelco a cada 4 tanques
Não vi vantagem alguma em utilizar gasolina aditivada, pois eu via o resultado nas velas de ignição e carburador, é só uma forma do pessoal garfar mais dinheiro, as montadoras fazem os testes com a gasolina comum, ou seja, o carro foi devidamente preparado para o uso desse combustível, não recomendaria utilizar aqueles aditivos vendidos em frascos para adicionar no tanque, em carros mais antigos pode acabar furando o tanque, já testemunhei 2 casos
Agora têm até um tal etanol aditivado nos postos BR,eu só abasteço com esse etanol..
Eu uso apenas gasolina aditivada desde 2010, quando tiro as velas de ignição vejo que elas estão limpas e pelo buraco que enrosca a vela no cabeçote vejo que as cabeças dos pistões estão limpas.
Abasteço somente em posto Ipiranga ou Shell e o meu posto de confiança é um dos mais caros da região. Gasolina barata o aditivo é o corante e olhe lá.
Eu praticamente só uso etanol, nas trocas de velas (em geral a cada 2 anos e meio) a vela sai toda lascada.
Por essas e outras que eu evito usar etanol. Usei por pouco tempo um aditivo para motor flex que confeira maior lubricidade ao etanol, mas quando fiz as contas saia muito caro, visto que o preço do etanol é praticamente o mesmo que a gasolina comum no quilômetro rodado (R$/km).
Na minha opinião todo etanol devia ser aditivado para evitar a corrosão das velas de ignição.
Há um contraditório, porque mesmo havendo a mesma octanagem entre as gasolinas comum e aditivada, como a aditivada promove e/ou mantém a limpeza de motor e sistema de injeção, fazendo o carro consumir apenas o que deve, então intrinsecamente a gasolina aditivada faz economizar, já que a comum promove a formação de depósitos no motor e sistema, e por conseguinte a medio prazo faz com que haja mal funcionamiento, consumindo mais.
A aditivada conserva mais, evita dores de cabeça com manutenção, e “economiza” fazendo os componentes do motor fluírem.
Prestem a atenção na matéria!
Exatamente que Osvaldo acima falou
Velho,voce entendeu perfeitamente e resumiu o assunto. Na verdade a matéria nem precisaria ser “tão” extensa. Mas te digo que compreendo os comentários: parte do povo sofre de analfabetismo funcional, que é saber ler, mas ter dificuldades em “interpretar”.
Não existe gasolina no brasil. O que existe é um roubo legalizado que é uma mistura de gasolina com quase 1/3 de álcool. Tipo um gasoálcool… rrsrsrsr
Pura verdade meu amigo!
Essa verdade é pura, o que não é pura é a gasosa brasileira “aditivada” com tanto etanol anidro.
É isso mesmo.