Posto pode trapacear na bomba de gasolina, mas a proveta não mente
Teste laboratorial simples pode desmascarar posto picareta que adiciona mais etanol que o permitido na gasolina
Teste laboratorial simples pode desmascarar posto picareta que adiciona mais etanol que o permitido na gasolina
Eu escrevi aqui no AutoPapo, que o posto de combustível é obrigado a fazer na frente do cliente, os testes que comprovam a qualidade da gasolina, do etanol, do diesel e a quantidade a gasolina. O problema dela é a adulteração aumentando o percentual de etanol. Quanto que pode ter de etanol anidro na gasolina? 27% é o máximo. Na gasolina premium: 25%. Uma pequena diferença.
E como é que faz? Foi a pergunta que eu recebi para aferir se a gasolina só tem mesmo 27% de etanol. É um aparelho complicado? Nada, a coisa mais simples do mundo. No laboratório, é necessário uma proveta, aquele tubo de vidro transparente graduado, com capacidade de um litro.
VEJA TAMBÉM:
É colocado a metade, 50%, de gasolina com etanol, e a outra metade com água com sal de cozinha. Em seguida os líquidos são misturados. A água vai puxar o etanol e, no final das contas, em vez de 50%, vai ter 63%. Por quê? Por causa dos 27% do etanol anidro, que vieram da gasolina para a água. A água fica em baixo e a gasolina fica em cima, pois a água tem mais densidade que a gasolina.
Então, se subir de 50% para 63% na proveta, está certo. Tinha 27%. Se for gasolina premium, vai para 65%, porque só tem 25% de etanol. Mas se a gasolina tiver mais que os 27% de etanol anidro, ela vai subir. E às vezes sobe muito porque tem posto cara de pau, flagrado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), com 65% de etanol. Ou seja, tem muito mais etanol do que a gasolina.
Cara de pau ou ladrão, hein gente?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |