Gasolina brasileira: como reduzir o prejuízo com adulteração?

O Brasil produz gasolina de qualidade em suas refinarias, assim como diesel e etanol, o problema é quando o combustível é distribuído

mangueira bocal abastecendo carro flex postos combustivel gasolina brasileira
Adulteração nos combustíveis já chegou ao ponto de encontrarem água do mar na mistura (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/11/2022 às 15h03
Atualizado em 07/11/2022 às 09h34

Quando eu digo aqui que a gasolina brasileira está entre as melhores do mundo vem a turma toda de nossos seguidores, e leitores, e ouvintes, me esculhambar. “O que é isso? Nossa gasolina deve ser das piores!”

Sim, eu vou ter que dar o braço a torcer. Nossa gasolina, vamos explicar melhor, sai da refinaria como uma das melhores do mundo. Na hora que entra no tanque do seu automóvel, aí o bicho pega.

VEJA TAMBÉM:

Por que que o bicho pega? Porque a gasolina foi adulterada. E não só ela, o etanol também foi, o diesel também foi. Aliás, pode parecer piada. O único automóvel cujo combustível põe a mão no fogo por ele é o carro elétrico, porque não tem jeito de adulterar.

Mas como isso acontece? Infelizmente, mesmo com toda fiscalização da ANP, alguns postos ainda fraudam o combustível. Eu vou dar aqui pelo menos uma dica para quando você for abastecer seu carro flex em um posto que você desconfia dele, que você não esteja muito seguro da honestidade do dono.

Coisas da gasolina brasileira

Se o carro é flex você pode abastecer com gasolina ou com etanol. E aí é um chute científico meu aqui. O etanol ele é adulterado com água, ele pode ter cerca de 8% de água, é normal. Mas o pessoal põe mais, vai para 15% para 20%, aí o motor vai sofrer.

Eu já tive um caso que já me mostraram água do mar com iodo misturado no etanol.

Então nesse caso a gasolina, em geral, é adulterada com mais etanol. Em vez de 27% passa para 30%, 40%, 50%, 60% de etanol na gasolina.

Ora, o carro flex foi feito para queimar ou gasolina pura, ou etanol puro, ou uma mistura deles. Então, se você tiver dúvida do posto que você vai abastecer, de repente é em uma estrada, em um lugar meio atrapalhado, e o seu carro for flex, a possibilidade de ele ter menos problema é com a gasolina adulterada com etanol, mais etanol, do que o etanol adulterado com mais água.

Entendeu que em caso de dúvida melhor abastecer com gasolina?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio 12 de novembro de 2022

Sobre gasolina aditivada, além de que se fosse verdade que ajuda, pois na verdade quase nada ou nada ajuda, normalmente nos postos, a aditivada é a pior.

Avatar
Antonio 12 de novembro de 2022

Sobre gasolina aditivada, além de que se fosse verdade pois quase nada ou nada ajuda, normalmente nos postos a aditivada é a pior.

Avatar
Georges 12 de novembro de 2022

Boris você está esquecendo que na porção de gasolina da nossa alcolina colocam porcarias que até Deus duvida que seria possível. Então é melhor colocar álcool+água ou um coquetel que até gasolina tem num “posto de química avançada” ? O gás seria uma outra opção de menor risco para quem tem o sistema instalado e encontre um tal posto que o forneça, correto?

Avatar
Volin Rabah 11 de novembro de 2022

Tive problemas com meu carro q não é flex umas 3 vezes, fizeram a fiscalização e disseram que o combustível estava ok. Na oficina passaram o “computador” da fabricante inclusive e disseram que estava tudo ok com o sistema, tendo apenas a luz da injeção acendido. Apagaram, comecei a trocar de posto, abastecer em postos “mais caros” (coisa de 10-15 centavos o litro) e melhor frequentados (mais carros importados, sensíveis ao combustível ruim), não tive problemas até agora. Uma dica: evite gasolina aditivada no mesmo preço da comum, evite aqueles postos com promoções absurdas e sempre guarde ou peça um comprovante de pagamento (cupom, nota…), nunca se sabe o que pode acontecer por conta de combustível ruim

Avatar
Elioricardoalves 11 de novembro de 2022

Infelizmente nós que abastecemos o carro temos que prestar atenção ao funcionamento do carro tenho um colega de serviço abastecer em um posto e na hora de virar deu problema felizmente pegou e perguntamos onde abasteceu a avisamos não e boa a gasolina de lá foi na BR 101 próximo a campos dos Goytacazes

Avatar
Paulo 11 de novembro de 2022

Nos comentários escrevi errado o correto é POSTO PICA PAU, do lado da banzai. Vi um vídeo de um consumidor no youtube tirou a gasolina do tanque comprada desse vagabundo e provou a adulteração.

Avatar
Jo 6 de novembro de 2022

Falta de fiscalização. Nunca ouvi dizer que falsificam combustível em outros países, nem no Paraguai kkkk.. estou rindo mas é de nervoso mesmo.

Avatar
Deixe um comentário