Gasolina com 30% de etanol: governo ameaça o motorista!
O aumento na porcentagem do derivado da cana a gasolina pode trazer muitos prejuízos aos motoristas, principalmente os de carro que não são flex
O aumento na porcentagem do derivado da cana a gasolina pode trazer muitos prejuízos aos motoristas, principalmente os de carro que não são flex
É uma hipocrisia do nosso governo anunciar que vai avaliar a possibilidade de subir o percentual de etanol na gasolina dos atuais 27% a 30%. Hipocrisia, por quê? Porque quem vai avaliar isso é o Conselho Nacional de Política Energética do Ministério de Minas e Energia (CNPE). Esse mesmo conselho que há três meses atrás autorizou, “no peito e na marra”, o uso do B12, 12% de biodiesel no diesel – Sabendo que, por enquanto, o biodiesel entope o motor.
VEJA TAMBÉM:
Esqueçamos o biodiesel, vamos voltar para a gasolina. Oitenta e cinco por cento dos carros que rodam no Brasil são flex: para esses, esse aumento do etanol para 30% não vai afetar nada, tecnicamente. Mas vai afetar o bolso do motorista. Por quê? Porque o etanol tem um poder energético menor que a gasolina. Ou seja, o consumo vai aumentar e o motorista vai pagar mais pelo quilômetro rodado.
Mas eu, pelo menos, faço uma sugestão ao governo? que ele tenha a decência agora, que não teve em 2015, quando subiu para os 27% de etanol, de, pelo menos, reduzir o preço da gasolina. Como o etanol mais barato, vai diminuir o custo da gasolina. O problema é que eles aumentam o etanol e mantém o preço da gasolina. Isso aí é roubar do motorista.
Um outro probleminha de aumentar o etanol o percentual de 27% para 30% é que o governo não deve se esquecer que, quando ele aumentou para 27%, manteve em 25% o percentual de etanol na gasolina premium. Por que que é importante manter a gasolina especial com 25%? Pelas centenas de milhares de automóveis que rodam no Brasil com motor a gasolina, que não são flex.
Esses motoristas devem ter pelo menos a opção de abastecer com 25% de etanol, se comprarem a gasolina premium. O governo não pode esquecer desse setor, desses centenas de milhares de motoristas que rodam com o carro a gasolina. Por que o governo anda tão esquecido ultimamente desses problemas que envolve os nossos combustíveis?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
etanol no inferno carroca
Eu tenho um carro de 1998, injeção multiponto. Já foram várias mudanças na quantidade de alcool na gasolina. Até 97 o proálcool defini que deveria ser de 12%, então, com 27,5% já era pra muitos carros terem dado problema. O meu acho que já era entre 20% e 24% e nessa faixa todo o sistema já é preparado para receber grande quantidade de álcool, não é o aumento de 27,5% para 30% que vai causar esse dano.. Isso já teria ocorrido nesses 26 anos com 22% de álcool na gasolina..
Mais uma medida absurda deste BANDIDO. Ja passou da hora destes SENADORES e DEPUTADOS safados colocarem um freio no STF e TSE. E realizar o IMPEACHMENT JA
E30 tem meu apoio. Se é para salvar o planeta queimando menos combustível fóssil, então que se aumente o % de álcool anidro. A totalidade de frota leve é flex, qual o problema, nenhum. Muito mímimi.
E se o meu carro é antigo…quer que ele se deteriore com o álcool, que corrói todo o sistema de alimentação ? Legal da sua parte.
Marco, se for pra ajudar a salvar o planeta, reduzindo o consumo de combustíveis fosseis, eu não tô nem aí pro sistema de alimentação do seu carro, desculpa…
Sugiro então que vc pare de consumir qualquer coisa, pois qualquer coisa que vc consome polui I planeta…roupa que vc comprou , a bateria do teu i-phone, o ônibus que vc pega ( pra não dizer que vc vai de carro no shopping que fica na esquina )…enfim ….penso que vc é não só egoísta com o que vc faz ou gosta ( e quer que os outros não façam ), mas um tremendo de um hipócrita. Vá viver na selva então pra ver se vc aguenta 01 único dia .
Aumenta o consumo e detona as peças internas dos veículos com tanto etanol. Não tem mimimi nenhum nessa história.
Me explica tecnicamente como um sistema flex pode ser danificado por E30. Menos colega. Chega de mímimi. Quanto ao rendimento menor o preço na bomba precisa ser compensado, reduzido obviamente.
Não é para salvar o planeta não, é para salvar os amigos usineiros que estão com estoque de álcool nas alturas… Tolo ecologista…
sou mecanico de maquinas para jardinagenm e floresta são quase todos com motor dois tempos que usa óleo dois tempos a gasolina com a mistura de 27 porcento acaba com os carburadores e com o dono da maquina, se vai para 30 porcento ai vai ficar bonito mesmo, acorda barbudo já chega de fuder os brasileiros.
Etanol ou Alcool anidro?
Tenho carro somente a gasolina e outro flex. Não vejo diferença nenhuma no consumo com mais ou menos alcool na gasolina em nenhum dos dois. Nem mesmo abastecendo com gasolina premium. Discussão besta sem sentido.
Percebe-se o quão entendido do mundo automotivo és. Se não consegue distinguir a diferença no consumo de gasosa pra álcool, melhor comprar elétrico. E evita as redes pra não passar vergonha igual aqui
Eu sei que um carro abastecido 100% com álcool consome cerca de 30% a mais que a gasolina. O que disse claramente no texto é que não percebi diferença de consumo entre as gasolinas. A podium tem menos álcool e em meus testes gastou igualmente a comum que tem maior volume de álcool na mistura. Se não entende o que lê nao venha passar vergonha nas redes.
Pra você ver como seu caso isolado não pode ser referência. Todos as pessoas que conheço que abasteceram com os dois perceberam melhora no consumo com gasolina premium.
Sem sentido não . O álcool rende menos sim que a gasolina e isso é um fato é uma obviedade técnica . Caso você tenha o hábito de avaliar o consumo poderá constatar isso cabalmente.
Agora , por essa razão , quanto mais álcool na gasolina, menos irá render, mais irá gastar, mais o motorista terá que ir ao posto abastecer e isso , por sinal , contra argumenta em relação à narrativa falaciosa que isso seria “ambientalmente melhor “ . Até porque para se produzir mais álcool , mais áreas de monocultura de cana de açúcar será necessário.
O governo não é ESQUECIDO. É MÁ FÉ literalmente. Parecem drogados a procura de drogas. Não medem esforços para conseguir dinheiro. O povo, ora, o povo que se lasque.
Esperar o que dessa “quadrilha não armada” que está no poder? Eles vão piorar muita coisa mais, essa diferença que teria a favor dos consumidores vai para os cofres deles comparem mais políticos para aprovar as leis absurdas que eles querem. Fizeram o “L” agora aguentem que vem mais coisa ruim, infelizmente.
Não morro de amores pelo sr. Luis Inácio, mas sugiro aos comentaristas que pesquisem e não demonstrem ignorância, visto que essa mistura já vem de muito tempo. Ou seja, esse roubo legalizado já não cozinha na primeira fervura. E nós pagamos preço de gasolina por essa mistura…
Não deveria ter nada de álcool na gasolina. Se eu estou pagando por um produto, tenho o direito de receber o produto que estou comprando.
kkkkkkkkkkkkkk super entendido você. Já ouviu falar de octanagem? Se a gasolina que entrasse no motor do seu carro fosse 100% pura, ele explodiria em pouquíssimo tempo…
E aí depois, nosso querido Boris vem no YouTube elogiar a gasolina brasileira, dizendo que ela está entre as melhores do mundo…
Com a responsabilidade na mão!
Como se não tivessem assuntos mais importantes no país para serem resolvidas, não, tem que ficar metendo o bedelho no percentual de etanol na gasolina (como se os 27% na mistura não fosse suficiente), mas o que poderíamos esperar de um governo lixo desses.
1. O preço da gasolina-C vai AUMENTAR – o etanol anidro (não é o hidratado!!!) é 8% mais caro que a gasolina-A!!!l !
2. Não existem estudos para comprovar o custo total (combustível + manutenção) e as EMISSÕES, principalmente NOx!!!
Vamos no popular – aumentar a quota de exportação de açúcar para os EUA lascando o motorista brasileiro é uma delícia!!!!!
Não há nada tão ruim que não possa piorar!
Fiz o L, mas não foi pra isso.
Espero que o governo reveja essa medida.
Não vou ser igual aos bolsominions, tudo que o Bozo fazia, aplaudia…
Sempre tive só carros e motos a gasolina. Vai ficando mais difícil rodar. Logo o combustível só vai ter “gasolina” no nome.
O Brasil devia ter opções de percentual de etanol na gasolina, como em outros países, inclusive a opção de gasolina pura.
Esperar o quê desse governo, e ainda pode piorar.
Parabéns à quem fez o “L”, pelo menos dessa d35gr@ç@ do “L” eu não terei que responder, mas meu carro………., lamentável!!!!.
Alguém acredita que esse “governo” está preocupado com alguma coisa? Esquecido não Boris conivente….
e os proprietários de motocicletas que só rodam a gasolina, como fica?