Gasolina com maior octanagem faz diferença para o seu carro?

Alguns motores de alto desempenho e veículos esportivos, precisam de gasolina com maior octanagem, conforme especificado no manual

bomba etanol tanque combustivel portal
Carros populares também podem se beneficiar (Foto: Shutterstock | Reprodução )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 28/10/2023 às 09h02

Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem. No entanto, muitas pessoas não fazem ideia do que isso significa na prática.

Alguns motores, especialmente em carros importados de alto desempenho e esportivos, demandam gasolina com maior octanagem, como indicado no manual do proprietário e na tampa do tanque de combustível.

VEJA TAMBÉM:

O que é octanagem?

Primeiro é importante explicar como funciona o motor, para simplificar, imagine ele como uma seringa injetando um líquido no corpo, com um pistão comprimindo a substância que sai pela agulha.

No interior do cilindro do motor, há outro pistão comprimindo a mistura de ar e combustível. No entanto, ao contrário da seringa, o cilindro possui uma vela na parte superior que gera uma faísca no momento exato em que o pistão alcança o ponto mais alto da compressão da mistura. Isso resulta na explosão que empurra o pistão para baixo.

Dessa forma, a energia química presente no combustível se converte em energia mecânica, impulsionando o veículo. Quanto mais a mistura é comprimida no cilindro, mais intensa é a explosão e maior a potência do motor. Essa relação de compressão, a diferença de volume no cilindro entre o ponto morto inferior e o superior do pistão, é conhecida como taxa de compressão.

Na ficha técnica do veículo, a taxa de compressão é indicada, por exemplo, como 11:1, o que significa que a mistura foi reduzida onze vezes. Quanto maior a taxa, maior a compressão.

No entanto, essa compressão não pode ser infinita, pois a gasolina não suporta pressões extremas e pode explodir antes da faísca na vela, causando o que é chamado de “auto-ignição” ou “batida de pino”.

A capacidade da gasolina de resistir a essa explosão é chamada de octanagem. Quanto maior a octanagem, maior a resistência. Nos Estados Unidos e na Europa, a octanagem da gasolina é divulgada nas bombas, ao contrário do Brasil, onde essa informação não é fornecida aos motoristas.

No entanto, devido ao alto teor de etanol na gasolina brasileira, ela possui uma octanagem elevada, o que significa que a maioria das gasolinas nacionais ou importadas pode ser utilizada com segurança nos motores de veículos brasileiros.

Quais as vantagens?

De modo geral, os benefícios estão muito relacionados aos carros de alto desempenho e motores mais modernos que para evitar a queima precoce do combustível eles exigem gasolina com maior octanagem para um funcionamento em plenas condições.

O uso de gasolina de alta octanagem em motores mais simples pode não resultar em benefícios significativos, e pode ser uma despesa desnecessária. A escolha do tipo de gasolina deve ser baseada nas recomendações do fabricante do veículo e nas características do motor.

Em casos de carros com mecânica mais simples, mas que a pessoa usa pouco o veículo e deixa ele parado por muito tempo, a gasolina Podium também pode ser uma opção. Isso porque ela oxida menos no tanque e pode ficar guardada por mais tempo.

O engenheiro da Vibra, Jean Leone, afirma que a gasolina Podium também mantém o motor muito mais limpo, atuando nos bicos injetores, válvulas, câmara de combustão, protege as peças contra oxidação, ajuda na proteção contra desgaste. Esses benefícios de certa forma acabam retornando uma economia de manutenção para quem utiliza.

Gasolina Podium aumenta a potência?

  • A resposta é não, gasolina com maior octanagem não aumenta, mas evitam a diminuição da potência. Como funciona?

Se um motor, especialmente projetado para usar uma gasolina de maior octanagem, for abastecido com uma de menor octanagem, ele se adaptará para funcionar com ela sem problemas. No entanto, nesse caso, a potência declarada do motor pode diminuir.

Ao abastecer o motor com a gasolina premium de maior octanagem, ele retornará ao desempenho declarado pela fábrica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 29 de outubro de 2023

Pela terceira vez que envio, mas não é publicado.

Qual o CV mínimo que deve ser considerado para abastecer com podium?

150 CV? 160 CV? 200 CV? 250 CV? 300 CV?

Avatar
José 29 de outubro de 2023

tenho um chevette q roda pouco e la no tanque so tem podium – não posso correr o risco de gassosa podre no tanque

Avatar
Deixe um comentário