Giorgio Armani: ícone da moda também deixou sua marca no mundo automotivo

Estilista criador da grife que leva seu nome fez parcerias com a luxuosa Mercedes-Benz além de considerar-se um bom e orgulhoso motorista

Mercedes Benz CLK Giorgio Armani Design Car
O Mercedes-Benz CLK Giorgio Armani foi a grande obra do arista no universo das quatro rodas (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 04/09/2025 às 17h00

O estilista italiano Giorgio Armani morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos, conforme anunciou o Grupo Armani em comunicado. Reconhecido mundialmente como sinônimo de elegância e estilo atemporal, Armani construiu um império que fatura cerca de 2,3 bilhões de euros por ano (aproximadamente R$ 14,5 bilhões), mas sua influência não se limitou ao universo da moda. O criador da grife que leva seu nome também deixou sua assinatura em projetos ligados ao setor automotivo.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Mercedes Benz CLK Giorgio Armani Design Car (3)

A relação de Armani com os carros começou de forma quase simbólica. Nos anos 1970, ainda no início da carreira, ele vendeu seu Fusca usado por 500 libras para financiar tecidos e espaço de escritório para a primeira coleção feminina. Décadas depois, já consolidado como “Re Giorgio”, o estilista teve a chance de imprimir seu olhar refinado sobre um automóvel de luxo: o Mercedes-Benz CLK Giorgio Armani Design Car, criado em parceria com a marca alemã em 2004.

O modelo, que chegou a ser cogitado para produção em massa dentro do programa Mercedes-Benz Designo, trazia a combinação característica de sobriedade e sofisticação do estilista. Porém, limitado a 100 uniades, ele contava com seu exterior em tons de cinza metálico e fosco, rodas e pneus personalizados. O interior com couro “Cuoio by Armani” remetiam ao artesanato dos automóveis clássicos, mas com aplicação de tecidos esportivos de alta tecnologia.

Mercedes Benz CLK Giorgio Armani Design Car (2)

Na época, em entrevista à Forbes, Armani explicou que a escolha das cores e materiais seguia a mesma lógica de suas coleções: destacar a personalidade de quem usasse ou, nesse caso, dirigisse.

Giorgio Armani já teve essa filosofia refletida na própria garagem, com modelos como: Bentley Turbo R, Jaguar S-Type e Alfa Romeo 166, sempre privilegiando qualidade e estilo em vez de tendências passageiras.

Apesar de afirmar que preferia “viajar em vez de acelerar”, Armani se considerava um bom motorista, orgulhando-se de nunca ter sofrido um acidente em mais de cinco décadas ao volante.

Mercedes Benz CLK Giorgio Armani Design Car (1)

A colaboração com a Mercedes consolidou a sua imagem como pioneiro na expansão das marcas de luxo para outros segmentos, unindo alta moda e automobilismo.

Em fevereiro de 2025, Armani também foi homenageado pela Fiat com o 500e Giorgio Armani Collector’s Edition, revelado na Semana da Moda de Milão. O compacto elétrico recebeu acabamentos exclusivos criados pela grife e simbolizou a união entre elegância e mobilidade sustentável.

Giorgio Armani será velado no sábado (6) e a partir de domingo (7) o público poderá visitá-lo no Armani/Teatro, em Milão. O espaço ficará aberto de 9h às 18h. De acordo com os desejos expressos do estilista, o funeral será realizado de forma privada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário