Existem dois combustíveis que são impossíveis de serem adulterados

Combustível é um problema a cada parada no posto, pois sempre há o risco de abastecer com produto adulterado, mas há uma solução!

gnv carro portal
GNV é caro de instalar, mas não há como adulterar (Foto: Mobiauto | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/02/2023 às 15h03

Será que nós jamais ficaremos livres da adulteração de combustível no Brasil? Toda vez que eu, por exemplo, digo que nossa gasolina é uma das melhores do mundo, lá vem uma chuva de gente me contestando, dando porrada pra todo lado. Você tá louco? Nossa gasolina é horrível, nosso etanol é péssimo, não é?

Não é gente! Quando a gasolina sai da refinaria, ela é uma das melhores do mundo. O problema é que quando chega no seu automóvel, tem uma série de desonestos pelo caminho da distribuidora. O motorista do caminhão tanque, o dono do posto. Não falta gente para adulterar. Mas existe, entre todos os combustíveis de um veículo, alguns não adulterava isso.

VEJA TAMBÉM:

Qual? Não é o diesel, não é o etanol, não é a gasolina. Mas o GNV, o gás natural veicular, o máximo que se pode adulterar é a pressão do compressor, mas isso não influi na qualidade do gás do tanque com que você abasteceu seu carro. Mas aí você vai dizer: “mas GNV é coisa pra aplicativo para taxi. Pouca gente usa o GNV que custa muito caro o equipamento e você tem que rodar muito para compensar”, ok?

Mas agora já surgiu um novo combustível a prova de qualquer tipo de adulteração. O carro elétrico! Tem jeito de você adulterar a eletricidade, a corrente que chega? Pode até ter uma variação de voltagem de amperagem, seja lá do que for, mas o combustível jamais será adulterado se for um carro elétrico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio Scatolini 21 de fevereiro de 2023

Moro no Rio de Janeiro e tenho GNV no carro desde quando ele foi permitido para carros particulares, em 1997. E lamentavelmente tenho que discordar do Boris, quando ele afirma que o GNV não pode ser adulterado. Pode sim. Adulteração acontece no dispenser, com o acréscimo de ar junto com o gás. Quando isso acontece o carro perde ainda mais potência quando anda, o motor esquenta ainda mais do que o normal, e o cabeçote acaba durando muito menos.

Avatar
Beno 23 de fevereiro de 2023

Meu vizinho roba a frente de todos a energia com um gato e os outros paga.

Avatar
Menezes 20 de fevereiro de 2023

Quem disse pro senhor q não dá pra adulterar o gnv?? Dá sim….no compressor injetam ar comprimido junto com o gás diminuindo a autonomia e com o carro ficando mais fraco…..

Avatar
Helson Freire 20 de fevereiro de 2023

Vocês se esqueceram das bombas e equipamentos de medição de gnv que são adulterados nos próprios postos e distribuidores de combustível.
Sou taxista e canso de comprar menos pagando mais , pois o efeito aparece numa quilometragem rodada bem abaixo do que deveria.

Avatar
Andre Rocha 20 de fevereiro de 2023

Mas a questão do texto aqui não é a adulteração das bombas, é a adulteração do COMBUSTÍVEL. Não tem como você adulterar o GNV (e nem a energia elétrica) da mesma forma como gasolina e etanol.
Maracutaia na bomba e presão do GNV são outros 500!

Avatar
Lissandro 19 de fevereiro de 2023

Errado. A nossa gasolina não é a melhor do mundo pelo simples fato de não ser gasolina. É uma mistura de gasolina com álcool, então você não pode dizer que ela é a melhor do mundo porque logicamente não é gasolina. Não tem nem comparação.

Avatar
ivan 19 de fevereiro de 2023

Devia ler de novo, a matéria fala que é boa quando sai da refinaria, o álcool é adicionado na distribuidora

Avatar
Fernando 19 de fevereiro de 2023

Eu adoraria ver um carro desses pseudo sabidos da internet ser abastecido com 100% de gasolina e 0% de etanol para ver quantos km iria rodar até o motor se arrebentar

Avatar
Andre Brugger 20 de fevereiro de 2023

Iria bater motor rápido de tanta pré-detonação!

Avatar
Deixe um comentário