Gol e Fusca puxam mercado de carros clássicos em 2024
Carros clássicos como a dupla alemã Gol e Fusca, da Volkswagen, movimentaram mercado de usados e seminovos em 2024
Carros clássicos como a dupla alemã Gol e Fusca, da Volkswagen, movimentaram mercado de usados e seminovos em 2024
Carros são muito mais que bens utilitários. É claro que a maioria de nós usa o automóvel para se locomover ou como ferramenta de trabalho, mas carros podem ser também desejos de consumo, objetos de valor sentimental.
VEJA TAMBÉM:
O mercado de carros clássicos existe por essa razão. Veículos fabricados há 30 anos ou mais são tecnologicamente defasados para os padrões atuais. Sua aquisição tampouco se justifica em termos de custo benefício, pois automóveis tidos como clássicos podem sair mais caros que um seminovo “comum”, mais moderno e mais econômico.
Quem adquire um carro clássico o faz movido por um sonho pessoal, uma preferência estética e, sobretudo, pela nostalgia.
Quando isolamos os modelos anteriores a 1990 anunciados na plataforma OLX, líder nacional em venda de autos, vemos que o Volkswagen Gol foi o carro clássico mais procurado do Brasil em 2024. Ele foi também o clássico mais vendido do ano.
A lista dos veículos mais procurados está recheada de modelos muito conhecidos (e queridos) pelos brasileiros antenados no universo automotivo: Kombi, Chevette, Opala, Escort, Monza, todos fabricados até o final da década de 1980.
Como não poderia deixar de ser, o popularíssimo Fusca permanece como um dos clássicos mais procurados. No último ano, ele foi o 4º modelo mais anunciado na OLX e o 5º mais vendido.
Dentre as diversas versões do Fusca, a de 1974 foi campeã de audiência, ocupando 1º lugar no ranking dos clássicos mais vendidos e também dos mais anunciados. Aliás, os cinco modelos de Fusca mais procurados em 2024 são todos da década de 1970. A cor mais buscada foi o branco.
Quem está pensando em realizar o sonho de adquirir um carro clássico precisa ser extremamente cuidadoso. Automóveis antigos, com alta quilometragem, estão mais sujeitos a problemas mecânicos, sem contar a possibilidade de sinistros ocultados pelo vendedor.
Ademais, a compra de um carro clássico exige uma checagem de originalidade que não se aplica aos carros zero km ou aos seminovos “comuns”. Quem busca um automóvel desse tipo procura, afinal, adquirir um pedacinho da história, e a originalidade de cada peça influencia no valor do bem.
Por isso, além dos cuidados a serem tomados em qualquer transação online, como não fazer pagamentos antecipados, exigir documentação completa, inspecionar o veículo pessoalmente, é também recomendável que o comprador de um carro clássico conte com a opinião de um mecânico experiente ou de um conhecedor do histórico daquele modelo antes de fechar negócio.
Com segurança, fica muito melhor aproveitar o sentimento de realização e de boa nostalgia que só a compra de um carro antigo pode proporcionar para quem é apaixonado por automóveis.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |