Gol SUV foi uma ideia estapafúrdia que jamais vingaria

Durante quase dois anos falou-se com alarde que o Gol seguiria vivo como SUV, mas essa era uma ideia estapafúrdia que jamais vingaria

carro coberto por capa
Nome Gol em carroceria de SUV? (Foto: Shutterstock)
Por Sergio Quintanilha
Publicado em 26/11/2022 às 11h03

Durante dois anos todo mundo leu em algum lugar que um Gol SUV seria o substituto do Volkswagen Gol atual. Desde a revelação do Polo Track, entretanto, eu já pensei nesse carro como o verdadeiro substituto do Gol. Cheguei a imaginar que o nome Polo Track era apenas um embuste para enganar a mídia e a concorrência.

Mas a insistência das publicações sobre um Gol SUV foi tão grande que até fiz uma ou duas matérias a respeito. Só que não era. A análise mais fria deixava claro que o Gol realmente seria aposentado por vários motivos.

VEJA TAMBÉM:

Nome envelhecido

O nome Gol é um nome envelhecido. Somente pessoas que compravam carros nos anos 80 e 90 têm na memória a mística do Volkswagen Gol como um “carrão”. Mas a Volks quer um público novo, jovem e conectado, por isso a marca Gol se tornou sinônimo de atraso.

Novo público

Não se mantém o mesmo nome em carro que muda de público. Um carro ser modificado totalmente é comum na história da indústria automobilística, porém sem trocar de público. Por isso, as boas práticas comerciais ensinam que não se mantém o nome de um produto velho se o produto novo busca um novo público.

Manter o nome Gol para o Polo Track até fazia sentido, pois o público é o mesmo: pessoas que buscam um hatch de entrada prático e robusto. Mas batizar um SUV compacto de Gol não fazia o menor sentido, pois o público de um utilitário esportivo de entrada não é o mesmo de um hatch de entrada.

volkswagen polo track 2023 prata tres quartos
Polo Track é o sucessor do Gol (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Gol GTI? Sem sentido

Da mesma forma que um Gol SUV era uma ideia estapafúrdia, a volta do Gol GTI, que chegou a ser comentada, também não fazia sentido. A grife GTI ganhou importância mundial na Volkswagen e tem regras técnicas globais para ser usada. Portanto, investir na criação de um esportivo caro para vender pouco num modelo em fim de carreira era mesmo só um sonho de uma noite de verão.

Alinhado com a Europa

O nome Polo Track ainda não é muito atraente para o consumidor brasileiro, mas é alinhado com o que a Volkswagen tem na Europa e serve de trampolim para a entrada no novo Polo, que se tornou um hatch mais sofisticado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Henrique 2 de fevereiro de 2024

Então pergunte pra grande parte da população brasileira qual carro mais completos com roda multimidia controle de estabilidade enfim pega o melhor e mais comoleto de cada marca….e do mesmo ano de fabricação. Pergunte qual eles comprariam, exemplo …..Sandero, Uno, QQ, Punto, Etios, ou Gol?

A pergunte Tb. Qual eles comprariam, um Monza CLUB, Tempra TURBO ou uma Parati GLS !!!!!!!!

KKKKKKKKKK SE FALA MUITO DO plástico da VW mas os carros duram muito né, e vamos lá………o acabamento dos veículos dura pouco tempo. estraga com o uso em pouco tempo

Mas sabemos disso, o ponto é estamos preparados pra aceitar que somos medíocres. Pois vendemos toda materia prima bem barato para os gringos e compramos os produtos deles a preço de ouro. Kkkkkk

Avatar
Manoel Rodrigues Filho 6 de dezembro de 2022

Mudou somente o nome e o valor (para cima). Continua com cara, jeito, forma, linhas do Gol. Mais uma tentativa de enganar o consumidor. Tira um produto bom e substitui por questionável. Estilo a Honda Motos que tirou a Tornado e a Twister e colocou a XRE e a CB300 que foram duas porcarias. Tá Loko!

Avatar
Andre Cupertino 28 de novembro de 2022

Estou muito desapontado com essa decisão da Volks, pq a família Gol sempre foi a mais forte do mercado nacional e ainda faz o link com o esporte paixão do Brasileiro, ainda que que o aumento da linha nos últimos anos tenha feito a marca deixar de ter um Gol para cada público, reduzindo assim o potencial da mesma.

Entendo que um T-Gol não seria estapafúrdio, por trazer a aura acessível e robusta pro segmento mais desejado do país na atualidade, mas tb compreendo que a Volks queria tirar o namoradinho do Brasil de linha há muitos anos, sempre sem sucesso. Parece que a solução foi deixá-lo à míngua e cada vez mais caro, assim como fizeram com a Parati.

Ainda espero que seja apenas um hiato.

(Onde o novo Polo ficou mais refinado? Só nos faróis de led né, pq de resto foi só downgrade, o que em tese abre um nicho entre ele e o Nivus pro hipotético T-Gol atuar)

Avatar
Santiago 27 de novembro de 2022

Ideia estapafúrdia??? Sim, mas não a única do gênero em nosso mercado.
Seria um fracasso??? Não aqui no Brasil, aonde qualquer coisa com o rótulo “suv” emplaca no mercado, e pelo preço que os fabricantes bem entenderem.

Avatar
Deixe um comentário