Golf mexicano e retorno do hatch médio ao Brasil

Retorno da produção do Golf em solo mexicano possibilitará mais versões do hatch para o mercado brasileiro, além do GTI

volkswagen golf gti 2025 vermelho frente parado
Golf GTI já está confirmado para vir para cá, mas outras versões também podem surgir (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 01/01/2025 às 09h00

A Volkswagen já tinha confirmado que voltaria a importar o Golf GTI para o Brasil, que chega este ano vindo da Europa. A notícia agradou aos fãs, uma vez que o hatch médio deixou de ser oferecido em dezembro de 2020.

VEJA TAMBÉM:

Mas agora, uma nova notícia pode animar ainda mais os saudosistas do Volkswagen mais vendido da história. Isso porque a VW voltará a fabricar o modelo no México.

volkswagen golf gti 2025 vermelho traseira parado
Golf GTI retornará em 2025 depois de mais de quatro anos de ausência do modelo no Brasil

A manobra faz parte do plano de reestruturação da Volkswagen, que tem passado por dificuldades, principalmente na Europa. O plano da VW prevê reduzir o volume de produção no Velho Mundo para 734 mil unidades anuais, a partir de 2030.

Ela pretende cortar 35 mil postos de trabalho por lá, investir a grana economizada com salário em novos produtos e tecnologias. E nessa toada, está a transferência do Golf para o México.

Mas o que isso tem haver com o Brasil? Tudo, afinal, Brasil e México mantêm parceria comercial que prevê isenção tributária de importação.

FABRICA VW WOLFSBURG COM SUAS CHAMINES shutterstock
Reestruturação da VW exigirá cortes de pessoal na Europa, assim como a transferência da produção de modelos para outras praças (Foto: Shutterstock)

Assim, o retorno da manufatura do Golf na planta de Puebla permitiria a VW importar mais versões do hatch com valores mais competitivos. No entanto, tudo ainda é suposição, uma vez que o segmento de hatches médios foi dissolvido pelos SUVs compactos. Inclusive, o Golf foi engolido pelo T-Cross.

Assim, não é possível prever se a VW irá apostar em outras opções do Golf, além do GTI. O esportivo tem grande apelo de mercado, ainda mais num momento em que o segmento de esportivos médios basicamente é representado por Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla e Mercedes Classe A AMG.

Mas fato é que as tendências de mercado chegam e vão embora. A onda do SUV emergiu nos anos 1990 e se consolidou como principal segmento do mercado. No entanto, as picapes se tornaram a bola da vez com uma enxurrada de lançamentos.

Golf mexicano no Brasil

A produção do Golf em terras mexicanas não é novidade. O modelo já foi produzido por lá por diversas gerações. Inclusive, o Golf mexicano foi vendido no Brasil nos anos 1990.

volkswagen golf 5 door mk3 verde frente parado
O primeiro a ser vendido no Brasil foi o de terceira geração e também foi importado do México

A primeira safra do hatch chegou da europa, mas logo passou a vir também do país latino. O desempenho do Golf foi tão bom, que a Volkswagen decidiu que fabricaria a quarta geração no Brasil e posteriormente também produziu a sétima geração, que saiu de linha em 2020.

Assim, o Golf pode reinventar o segmento de hatches médios por aqui. Será que o brasileiro trocaria o SUV compacto por um hatch médio?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hugo Cavalheiro 2 de janeiro de 2025

Comprei o Golf 2014 highline que veio com um preço HONESTO, fabricado na Alemanha. Vendi 6 anos com dor no coração. Tenho saudades do carro. Só não tenho daquele câmbio, que troquei duas vezes e quase fui a falência. Que venha o Golf mas com câmbio automático e HIBRIDO de verdade no mínimo por favor. VW tá atrasada neste quesito!

Avatar
Deixe um comentário