Golf mexicano e retorno do hatch médio ao Brasil
Retorno da produção do Golf em solo mexicano possibilitará mais versões do hatch para o mercado brasileiro, além do GTI
Retorno da produção do Golf em solo mexicano possibilitará mais versões do hatch para o mercado brasileiro, além do GTI
A Volkswagen já tinha confirmado que voltaria a importar o Golf GTI para o Brasil, que chega este ano vindo da Europa. A notícia agradou aos fãs, uma vez que o hatch médio deixou de ser oferecido em dezembro de 2020.
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Mas agora, uma nova notícia pode animar ainda mais os saudosistas do Volkswagen mais vendido da história. Isso porque a VW voltará a fabricar o modelo no México.
A manobra faz parte do plano de reestruturação da Volkswagen, que tem passado por dificuldades, principalmente na Europa. O plano da VW prevê reduzir o volume de produção no Velho Mundo para 734 mil unidades anuais, a partir de 2030.
Ela pretende cortar 35 mil postos de trabalho por lá, investir a grana economizada com salário em novos produtos e tecnologias. E nessa toada, está a transferência do Golf para o México.
Mas o que isso tem haver com o Brasil? Tudo, afinal, Brasil e México mantêm parceria comercial que prevê isenção tributária de importação.
Assim, o retorno da manufatura do Golf na planta de Puebla permitiria a VW importar mais versões do hatch com valores mais competitivos. No entanto, tudo ainda é suposição, uma vez que o segmento de hatches médios foi dissolvido pelos SUVs compactos. Inclusive, o Golf foi engolido pelo T-Cross.
Assim, não é possível prever se a VW irá apostar em outras opções do Golf, além do GTI. O esportivo tem grande apelo de mercado, ainda mais num momento em que o segmento de esportivos médios basicamente é representado por Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla e Mercedes Classe A AMG.
Mas fato é que as tendências de mercado chegam e vão embora. A onda do SUV emergiu nos anos 1990 e se consolidou como principal segmento do mercado. No entanto, as picapes se tornaram a bola da vez com uma enxurrada de lançamentos.
A produção do Golf em terras mexicanas não é novidade. O modelo já foi produzido por lá por diversas gerações. Inclusive, o Golf mexicano foi vendido no Brasil nos anos 1990.
A primeira safra do hatch chegou da europa, mas logo passou a vir também do país latino. O desempenho do Golf foi tão bom, que a Volkswagen decidiu que fabricaria a quarta geração no Brasil e posteriormente também produziu a sétima geração, que saiu de linha em 2020.
Assim, o Golf pode reinventar o segmento de hatches médios por aqui. Será que o brasileiro trocaria o SUV compacto por um hatch médio?
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Comprei o Golf 2014 highline que veio com um preço HONESTO, fabricado na Alemanha. Vendi 6 anos com dor no coração. Tenho saudades do carro. Só não tenho daquele câmbio, que troquei duas vezes e quase fui a falência. Que venha o Golf mas com câmbio automático e HIBRIDO de verdade no mínimo por favor. VW tá atrasada neste quesito!