Golf mexicano e retorno do hatch médio ao Brasil

Retorno da produção do Golf em solo mexicano possibilitará mais versões do hatch para o mercado brasileiro, além do GTI

volkswagen golf gti 2025 vermelho frente parado
Golf GTI já está confirmado para vir para cá, mas outras versões também podem surgir (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 01/01/2025 às 09h00

A Volkswagen já tinha confirmado que voltaria a importar o Golf GTI para o Brasil, que chega este ano vindo da Europa. A notícia agradou aos fãs, uma vez que o hatch médio deixou de ser oferecido em dezembro de 2020.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mas agora, uma nova notícia pode animar ainda mais os saudosistas do Volkswagen mais vendido da história. Isso porque a VW voltará a fabricar o modelo no México.

volkswagen golf gti 2025 vermelho traseira parado
Golf GTI retornará em 2025 depois de mais de quatro anos de ausência do modelo no Brasil

A manobra faz parte do plano de reestruturação da Volkswagen, que tem passado por dificuldades, principalmente na Europa. O plano da VW prevê reduzir o volume de produção no Velho Mundo para 734 mil unidades anuais, a partir de 2030.

Ela pretende cortar 35 mil postos de trabalho por lá, investir a grana economizada com salário em novos produtos e tecnologias. E nessa toada, está a transferência do Golf para o México.

Mas o que isso tem haver com o Brasil? Tudo, afinal, Brasil e México mantêm parceria comercial que prevê isenção tributária de importação.

FABRICA VW WOLFSBURG COM SUAS CHAMINES shutterstock
Reestruturação da VW exigirá cortes de pessoal na Europa, assim como a transferência da produção de modelos para outras praças (Foto: Shutterstock)

Assim, o retorno da manufatura do Golf na planta de Puebla permitiria a VW importar mais versões do hatch com valores mais competitivos. No entanto, tudo ainda é suposição, uma vez que o segmento de hatches médios foi dissolvido pelos SUVs compactos. Inclusive, o Golf foi engolido pelo T-Cross.

Assim, não é possível prever se a VW irá apostar em outras opções do Golf, além do GTI. O esportivo tem grande apelo de mercado, ainda mais num momento em que o segmento de esportivos médios basicamente é representado por Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla e Mercedes Classe A AMG.

Mas fato é que as tendências de mercado chegam e vão embora. A onda do SUV emergiu nos anos 1990 e se consolidou como principal segmento do mercado. No entanto, as picapes se tornaram a bola da vez com uma enxurrada de lançamentos.

Golf mexicano no Brasil

A produção do Golf em terras mexicanas não é novidade. O modelo já foi produzido por lá por diversas gerações. Inclusive, o Golf mexicano foi vendido no Brasil nos anos 1990.

volkswagen golf 5 door mk3 verde frente parado
O primeiro a ser vendido no Brasil foi o de terceira geração e também foi importado do México

A primeira safra do hatch chegou da europa, mas logo passou a vir também do país latino. O desempenho do Golf foi tão bom, que a Volkswagen decidiu que fabricaria a quarta geração no Brasil e posteriormente também produziu a sétima geração, que saiu de linha em 2020.

Assim, o Golf pode reinventar o segmento de hatches médios por aqui. Será que o brasileiro trocaria o SUV compacto por um hatch médio?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hugo Cavalheiro 2 de janeiro de 2025

Comprei o Golf 2014 highline que veio com um preço HONESTO, fabricado na Alemanha. Vendi 6 anos com dor no coração. Tenho saudades do carro. Só não tenho daquele câmbio, que troquei duas vezes e quase fui a falência. Que venha o Golf mas com câmbio automático e HIBRIDO de verdade no mínimo por favor. VW tá atrasada neste quesito!

Avatar
Deixe um comentário