Great Wall Motors chega ao país e anuncia linha de SUVs e picapes eletrificada
Brasil terá a maior operação da montadora fora da China, com capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e geração de 2.000 empregos
Brasil terá a maior operação da montadora fora da China, com capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e geração de 2.000 empregos
Já ouviu falar na Great Wall Motors – ou simplesmente GWM? Primeiramente, saiba que ela é a maior fabricante privada de veículos da China. O segundo ponto importante é que a empresa acaba de inaugurar uma fábrica em Iracemápolis (SP): trata-se de uma unidade que foi inaugurada pela Mercedes-Benz em março de 2016 e fechada em dezembro de 2020.
Nesta quinta-feira (27), a Great Wall Motors iniciou oficialmente as operações no Brasil promete fazer da unidade de Iracemápolis sua maior base de produção fora da China. A empresa anunciou investimentos de R$ 10 bilhões no país até 2032. Em 2025, a multinacional pretende alcançar um faturamento de R$ 30 bilhões.
A GWM também garante que fábrica brasileira será um centro completo de produção: até 2025, almeja atingir um índice de nacionalização de 60%. A unidade industrial será um pólo de exportação para o continente. A retomada das atividades vai gerar 2.000 empregos diretos e 8.000 postos de trabalho indiretos.
VEJA TAMBÉM:
Em Iracemápolis, a Great Wall Motors promete produzir veículos de nível global, inclusive elétricos. Os planos da empresa incluem o desenvolvimento de tecnologia para obtenção de hidrogênio a partir do etanol, além da implementação de uma rede de postos de recarga para automóveis elétricos em todo o país.
Por enquanto, a GWM não revela quais veículos produzirá em Iracemápolis (SP). Porém, todos serão SUVs e picapes. Na China, a empresa já produz, há anos, modelos desses segmentos.
Para diversificar a atuação da montadora no Brasil e poder oferecer a melhor opção para cada perfil de consumidor, a GWM vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes.
Em um segundo momento, virá a linha Ora, uma marca premium exclusivamente movida a bateria. Ela será a primeira marca pura 100% de carros elétricos no Brasil.
A Great Wall divulgou que todos os produtos planejados para o mercado brasileiro são inéditos em âmbito global e ainda estão em desenvolvimento. Tudo o que se sabe é que a gama da fabricante, incluindo os modelos nacionais, será completamente composta por produtos híbridos, híbridos do tipo plug-in e elétricos.
Os carros da Great Wall Motors com motorização híbrida terão opções de configuração que variam de 230 cv a 430 cv de potência e 41,8 kgfm a 77,7 kgfm de torque. Na prática, esses números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h de 7,2 segundos a apenas 4,8 segundos e consumo de combustível de 75 km/l a inacreditáveis 208 km/l no uso combinado do motor elétrico com o motor a combustão como apoio.
Esses valores de consumo só são possíveis porque a GWM promete oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 quilômetros. Esse modelo ainda é capaz de recarregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos.
O primeiro carro da Great Wall tem lançamento previsto para o quarto trimestre deste ano, mas ainda será importado. O primeiro nacional chega ao mercado no segundo semestre de 2023. Até 2025, a GWM já planeja ter uma gama composta por 10 veículos no Brasil.
Outra promessa da empresa é oferecer, de série, tecnologias de conectividade, como 5G e inteligência artificial. A GWM também afirma que oferecerá equipamentos de direção semiautonoma em todos os produtos. Portanto, não é de se esperar que a empresa produza carros populares.
A multinacional ainda está selecionando empresas parceiras para formar a rede de concessionárias. A GWM diz que escolherá grupos que já atuam no setor e que têm boa avaliação de satisfação com clientes.
Fundada em 1984, a GWM é um grupo que concentra nove holdings, das quais algumas se dedicam ao desenvolvimento e à produção de baterias para carros elétricos. Mas há ramos fora do setor automotivo, como no imobiliário. Atualmente, a empresa está presente em 60 países.
Considerada a sétima montadora mais valiosa do mundo em outubro de 2021, a Great Wall Motors é líder entre os utilitários esportivos médios no mercado chinês, o maior do mundo, com o modelo Haval H6, por 11 anos seguidos. A empresa também ostenta o título de quarta maior fabricante global de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos consecutivos, onde a montadora tem uma participação acima de 50%.
A fabricante promete fazer investimentos massivos em carros totalmente elétricos e movidos por célula de hidrogênio, de modo a se tornar completamente neutra na emissão de carbono em 2045.
Carro chinês: você já tem um e não sabe? Boris Feldman explica
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Novamente uma marca iniciante no mercado errando feio na escolha de motores. Picape com pretensão offroad híbrida não vinga. Lá fora como na australia 7 anos de garantia 2.0 diesel e nível 2 de assistências autônomas.