GREVE DOS CAMINHONEIROS: Sindtanque-MG contra data do IPVA

Em pronunciamento oficial, o sindicato dos taqueiros afirmou que as paralisações podem começar a partir do início de 2024

Caminhão tanque
O IPVA será adiantado em 2024 (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/12/2023 às 13h02

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais, Sindtanque-MG, emitiu um comunicado nesta quinta-feira (28) afirmando a possibilidade de uma paralisação dos trabalhadores do setor, motivada pela cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 a partir do dia 15 de janeiro.

VEJA TAMBÉM:

  • O imposto, que antes tinha primeiro vencimento alguns meses após o início do ano, como em 2023 que foi em março e terminou em maio, em 2024 terá a primeira parcela cobrada em janeiro.

Em nome do setor, o Sindtanque-MG veio a público e manifestou a insatisfação dos tanqueiros e cobrou um posicionamento do governo estadual.

Uma reunião entre o Governo do Estado e o Sindtanque-MG aconteceu na manhã de quarta-feira (27), mas o Governo manteve sua postura de manter a data de cobrança do imposto, o que motivou a possível greve dos caminhoneiros.

O sindicato esclarece que: desde que a escala de pagamentos do IPVA do ano que vem foi anunciada pelo governo estadual, no dia 5 de dezembro, a insatisfação entre os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo se espalhou.

Infelizmente, o governo não aceitou qualquer possibilidade de prorrogar a cobrança do IPVA. Essa intransigência certamente resultará em sérias dificuldades para o setor arcar com os custos de manutenção nesse início do ano”, afirma o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.

Ele argumenta que, assim como para as famílias, janeiro é um dos meses mais difíceis para os transportadores, devido ao grande volume de gastos.

  • Cobrar o IPVA logo no início do ano é uma maldade do governo Zema, que não demonstrou nenhuma preocupação com uma possível quebradeira e desemprego no setor. Por conta disso, uma greve por tempo indeterminado poderá ser inevitável”, conclui.

IPVA 2024 mobiliza greve dos caminhoneiros

De acordo com a Resolução 5.737, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), a escala de pagamentos da primeira parcela ou cota única começa em 15 de janeiro, para os veículos com finais de placas 1 e 2, e termina em 22 de março, para a quitação da terceira parcela dos veículos com finais de placas 9 e 0.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osgood Fernandes Teixeira 28 de dezembro de 2023

Quem mandou votar no eletrozema?!?!?!

Avatar
Deixe um comentário