Gusttavo Lima e os carros que também mudaram de nome

Assim como o cantor sertanejo, foragido da justiça, muitos carros também tiveram suas alcunhas alteradas para continuarem no mercado

gusttavo lima fechando a porta de lamborghini aventador 2018 preta
A Lamborghini nunca mudou de nome, mas o Gusttavo Lima trocou (Foto: Redes Sociais | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 24/09/2024 às 15h00

Gusttavo Lima se tornou o assunto do momento. O cantor sertanejo teve a prisão preventiva decretada sob suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro. Mas o que chamou atenção de muita gente nem foi a suposta participação na tramoia, mas o nome verdadeiro do cantor: Nivaldo Batista Lima.

VEJA TAMBÉM:

Como muitos artistas, o cantor mudou de nome para alavancar sua carreira e adotou a grafia com “T” duplo. Mudar de nome é tão comum, que até no mercado de automóveis também há carros que precisaram modificar suas alcunhas para dar sequência em suas longevas carreiras. Confira quais são eles!

Fiat Uno (Mille)

fiat mille way economy 4 portas azul frente parado
O Fiat Uno já era famoso, mas mudou de nome como o Gusttavo Lima para se manter no mercado junto com a segunda geração (Foto: Fiat | Divulgação)

O Fiat Uno foi o principal produto da marca italiana no Brasil, ao lado da picape Strada. Ele chegou ao mercado em 1984, mas no início dos anos 1990 ganhou a versão Mille, com motor 1.0, dando início à era do carro popular.

Com a chegada da segunda geração, em 2010, a Fiat manteve a primeira carroceria em linha. Para não gerar confusão, ele passou a se chamar apenas Mille.

Chevrolet Corsa Sedan (Classic)

chevrolet corsa classic 2010 prata frente parado
Sobrevivente da primeira geração nacional do Corsa, o Classic foi o sedã mais vendido do Brasil (Foto: GM | Divulgação)

Da mesma forma que o compacto italiano, o Chevrolet Corsa Classic também precisou mudar seu nome. O sedã chegou ao mercado em meados dos anos 1990, logo após a estreia do Corsa e se tornou um sucesso de vendas.

Com a chegada da segunda geração do Corsa e do Corsa Sedan, as carrocerias hatch (duas e quatro portas) foram aposentadas. No entanto, o sedã ficou em linha. Para se diferenciar do novo modelo, ele passou a se chamar Corsa Classic. Posteriormente passou a ser identificado apenas como Classic.

Renault Sandero (Stepway)

renault stepway cvt Gusttavo Lima
O Sandero já partiu desta para melhor, mas o Stepway ainda continua em linha (Foto: Renault | Divulgação)

O Renault Sandero chegou ao mercado em 2007, pouco antes de Gusttavo Lima decolar para o sucesso. Naquela época, os hatches aventureiros estavam em alta. E não demorou para a marca francesa apresentar a versão Stepway.

A opção continuou em linha na segunda (e atual) geração. No entanto, numa tentativa de diferenciar as versões espartanas do compacto do aventureiro, a Renault passou a chamar o modelo apenas como Stepway.

Nissan Versa (V-Drive)

novo nissan versa v drive 2020 seda sedan Gusttavo Lima
O V-Drive foi o último suspiro da geração inaugural do Versa em terras tupiniquins (Foto: Nissan | Divulgação)

Mais um modelo que viu uma nova geração chegar e se apropriar de sua identidade. O Nissan Versa chegou ao mercado em 2011, primeiramente importado do México e posteriormente feito no Brasil.

Em 2020, a marca japonesa trouxe a segunda geração (novamente importada do México). No entanto, a primeira ainda continuou em produção na unidade de Resende (RJ). Para evitar a confusão, rebatizaram o feioso de V-Drive.

Volkswagen 1300 (Fusca)

volkswagen fusca serie ouro Gusttavo Lima
De apelido coloquial a nome de formal, o Fusca passou décadas apenas sendo Volkswagen (Foto: VW | Divulgação)

O carro mais famoso do mundo teve incontáveis nomes: Beetle, Sedan, Carocha e claro, o Fusca. Mas fato é que o simpático VW se chamava apenas Volkswagen, acrescido da motorização (1200, 1300, 1500 e 1600).

Logo ele passou a ser chamado popularmente de Volks, assim como VW, que na pronúncia alemã era algo como “fulca”, uma vez que o “V” pode ter som de “F” no idioma alemão. Assim, não demorou muito para o Volkswagen passar a ser chamado de Fusca. Na linha 1984 a VW resolveu rebatizar o modelo oficialmente como Fusca.

Carros que mudaram de nome, igual ao Gusttavo Lima

  1. Fiat Uno (Mille)
  2. Chevrolet Corsa Sedan (Classic)
  3. Nissan Versa (V-Drive)
  4. Renault Sandero (Stepway)
  5. Volkswagen 1300 (Fusca)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Walter Chagas Junior 25 de setembro de 2024

Faltaram alguns casos curiosos como o Monza por exemplo, que na Europa chamava-se “Ascona” mas este nome, por fazer alusão a coisa Asquerosa, resolveram rebatizá-lo por aqui.
Fiat 147 que na Europa era o “127”
O Chevette brasileiro que na Europa era o “Kadett”
A Perua do Santana na Europa era a “Variant”. Mas houve receio por parte da Volks do público torcer o nariz pro carro ao remeter sua imagem à antiga Variant. Depois viram que fizeram bobagem em não adotar o nome original.

Avatar
BETO 24 de setembro de 2024

Foragido???
Que dorzinha de cotovelo hein colunista anti-horário…

Avatar
Deixe um comentário