GWM Poer P30 turbodiesel estreia partindo de R$ 220 mil

Com preço agressivo e garantia estendida, GWM quer ser relevante em um dos segmentos mais concorridos do Brasil

GWM Poer P30 10
Sem querer revolucionar Poer P30 é equipado com motor turbodiesel e suspensão com feixe de molas (Fotos: GWM | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 10/09/2025 às 09h00

A GWM deu a largada na pré-venda da Poer P30, sua nova picape média 4×4, que chega ao Brasil disponível em duas versões: Trail e Exclusive. Os preços de lançamento são promocionais: R$ 220.000 para a Trail e R$ 240.000 para a Exclusive, válidos até o fim da pré-venda (20 de setembro).

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Depois dessa data, haverá reajuste: a versão Exclusive passará a custar R$ 260.000, ao passo que a P30 Trail sairá por R$ 240.000. A pré-venda já está aberta, com reservas mediante sinal.

GWM Poer P30 08
Poer P30 chega em duas versões de acabamento: Trail e Exclusive

A produção nacional da GWM Poer P30 já começou, e as unidades feitas em Iracemápolis (SP) chegam a partir do próximo mês.

Versões, posicionamento e equipamentos de série

Disponível nas cores preto, prata ou branco, a Poer P30 estreia para disputar mercado no segmento das picapes médias diesel, com inspiração no sucesso da Toyota Hilux.

A GWM oferece inicialmente duas configurações bem equipadas, diferenciadas principalmente pelos itens de conforto e segurança:

  • Poer P30 Trail: versão de entrada, vem calçada com pneus todo-terreno (AT) em rodas de 18 polegadas e conta com quatro airbags de série (frontais e laterais dianteiros).
  • Poer P30 Exclusive: topo de linha, adota pneus para uso em asfalto (HT) em rodas maiores, de 19 polegadas, além de acrescentar dois airbags de cortina. A versão mais cara também traz pacote de assistências de condução (ADAS) e comodidades extras, como bancos dianteiros com aquecimento e ventilação.

Em termos de acabamento interno, ambas as versões apresentam uma cabine bem equipada e materiais de boa qualidade. À reportagem do Autopapo, chamou atenção a qualidade no interior da Poer P30, com revestimentos e montagem que transmitem sensação de categoria superior — um ponto positivo frente às rivais.

Mecânica robusta: motor, câmbio e desempenho

Todas as GWM Poer P30 são impulsionadas pelo motor 2.4 turbodiesel, com 184 cv e 49,0 kgfm de torque. Esse propulsor vem associado a uma transmissão automática de nove marchas, com opção de trocas manuais pelas borboletas (paddle shifts) atrás do volante.

GWM Poer P30 12
Picape não teve dificuldades para vencer trechos acidentados de fora de estrada

O conjunto mecânico inclui ainda tração integral 4×4 com caixa de redução para enfrentar trechos off-road pesados.

Em termos de desempenho, a picape acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11,2 segundos, de acordo com dados da fabricante. Já os consumos são competitivos para a categoria: aproximadamente 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l em uso rodoviário (estrada).

Ao volante, se destaca que o câmbio automático de 9 marchas contribui para trocas de marcha mais suaves, e o motor disponibiliza 100% do torque já a 1.500 rpm. Segundo a marca, isso deve tanto às velocidades extras do câmbio — concorrentes têm câmbio de no máximo oito marchas — quanto à sintonia extra, dado o fato da transmissão ser fabricada pela própria GWM.

Dimensões avantajadas e capacidades de carga

A GWM Poer P30 se destaca frente à concorrência também pelas dimensões generosas: a picape mede 5,41 metros de comprimento, com entre-eixos de 3,23 m, largura de 1,95 m e altura de 1,89 m.

É porte ligeiramente superior ao das rivais tradicionais, colocando-a entre as maiores da categoria em tamanho. A carroceria ampla resulta em cabine espaçosa e em uma caçamba volumosa, com 1.248 litros de espaço.

GWM Poer P30 09
Medidas da Poer seguem o padrão do exigente segmento de médias, com capacidade de carga de 1 tonelada

A carga útil varia conforme a versão: são 1.018 kg na Trail e 1.010 kg na Exclusive. A capacidade de reboque é de 3.100 kg com reboque freado (ou 750 kg se o reboque não tiver freios próprios).

Para uso fora de estrada, a picape encara bem obstáculos: pode trafegar em trechos alagados com até 50 cm de profundidade, possui ângulo de ataque de 27° na dianteira e um vão livre do solo de 22,7 cm – atributos importantes ao rodar em terrenos acidentados.

A suspensão é de feixe de molas, escolhida, alegadamente, por aspectos de mercado. A GWM destacou que refez a geometria do conjunto três vezes, chegando a um resultado final validado em análises com clientes de sete cidades do Brasil.

A segurança passiva e a dirigibilidade são beneficiadas pelos freios a disco nas quatro rodas

Tecnologias e conectividade a bordo

O painel da GWM Poer P30 combina o quadro de instrumentos totalmente digital de 10,25” à central multimídia 14,6”, com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

GWM Poer P30 07
Acabamento refinado e pacote farto de conteúdos se tornaram obrigatórios nas picapes médias atuais

Outra praticidade é o carregador de celular por indução. Para manter todos os dispositivos carregados, a Poer P30 traz ainda quatro entradas USB (duas portas dianteiras – tipos A e C – e duas para os passageiros de trás, tipo A).

Entre os itens de série, destacam-se também os comandos de voz em português, que permitem acionar diversas funções sem tirar as mãos do volante, e a câmera 360° com recurso de “chassi transparente”. Essa tecnologia exibe, na tela, uma visão simulada da parte inferior do veículo, útil em manobras e trilhas off-road.

O nível de acabamento interno é acima da média, com materiais agradáveis ao toque e boa qualidade de montagem.

Completando a lista de bom tamanho, o pacote ADAS da versão Exclusive acrescenta itens como:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Assistente de permanência e centralização de faixa
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Monitor de fadiga do motorista
  • Detector de ponto cego
  • Alertas de tráfego cruzado (dianteiro e traseiro)

Pós-venda, conectividade e garantias estendidas

Ao adquirir a Poer P30, os clientes GWM terão acesso a um pacote de pós-venda atraente.

Todos os proprietários contam com assistência 24 horas gratuita por 2 anos — cobertura que inclui socorro mecânico, reboque e outros apoios em emergências. A marca oferece também o serviço de carro-cortesia em caso de revisões ou reparos mais longos, com o veículo reserva podendo ser disponibilizado por até 5 dias.

Outro benefício é a entrega de uma TAG GWM (dispositivo de pedágio automático) com anuidade gratuita no primeiro ano, facilitando a vida nas estradas sem filas em pedágios.

Além disso, a GWM anunciou um programa de recompra garantida, no qual se compromete a recomprar a Poer P30 usada por até 80% do valor da Tabela Fipe após determinado período. As revisões periódicas estão programadas para a cada 12 mil km ou 1 ano (o que ocorrer primeiro).

Como diferencial, a GWM anunciou coberturas estendidas para diversos componentes-chave do veículo, que podem chegar a até 10 anos de garantia (ou 250.000 km no uso particular, 125.000 km para veículos de trabalho).

Estão contemplados nessa extensão itens de alto custo como o motor, transmissão, sistemas de arrefecimento e freios, além de componentes da direção e do ar-condicionado. Esse pacote de garantia estendida supera os parâmetros oferecidos por algumas concorrentes como a Toyota Hilux.

Produção nacional em Iracemápolis (SP)

A chegada da Poer P30 ao mercado brasileiro faz parte da estratégia industrial da GWM no país. A picape será produzida localmente na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, que a montadora chinesa assumiu e remodelou para atender sua expansão nacional.

Essa unidade fabril conta com setores de soldagem, pintura e montagem final, tendo capacidade instalada para até 50 mil veículos por ano. Além da Poer P30, a planta de Iracemápolis vai montar outros modelos da marca, incluindo o SUV médio Haval H6 (em versões híbrida HEV e híbrida plug-in PHEV) e o SUV grande Haval H9.

Com produção local, a GWM busca aumentar o conteúdo nacional dos seus produtos e torná-los mais competitivos em preço e disponibilidade de peças.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário