Com preço agressivo e garantia estendida, GWM quer ser relevante em um dos segmentos mais concorridos do Brasil
A GWM deu a largada na pré-venda da Poer P30, sua nova picape média 4×4, que chega ao Brasil disponível em duas versões: Trail e Exclusive. Os preços de lançamento são promocionais: R$ 220.000 para a Trail e R$ 240.000 para a Exclusive, válidos até o fim da pré-venda (20 de setembro).
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Depois dessa data, haverá reajuste: a versão Exclusive passará a custar R$ 260.000, ao passo que a P30 Trail sairá por R$ 240.000. A pré-venda já está aberta, com reservas mediante sinal.
A produção nacional da GWM Poer P30 já começou, e as unidades feitas em Iracemápolis (SP) chegam a partir do próximo mês.
Disponível nas cores preto, prata ou branco, a Poer P30 estreia para disputar mercado no segmento das picapes médias diesel, com inspiração no sucesso da Toyota Hilux.
A GWM oferece inicialmente duas configurações bem equipadas, diferenciadas principalmente pelos itens de conforto e segurança:
Em termos de acabamento interno, ambas as versões apresentam uma cabine bem equipada e materiais de boa qualidade. À reportagem do Autopapo, chamou atenção a qualidade no interior da Poer P30, com revestimentos e montagem que transmitem sensação de categoria superior — um ponto positivo frente às rivais.
Todas as GWM Poer P30 são impulsionadas pelo motor 2.4 turbodiesel, com 184 cv e 49,0 kgfm de torque. Esse propulsor vem associado a uma transmissão automática de nove marchas, com opção de trocas manuais pelas borboletas (paddle shifts) atrás do volante.
O conjunto mecânico inclui ainda tração integral 4×4 com caixa de redução para enfrentar trechos off-road pesados.
Em termos de desempenho, a picape acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11,2 segundos, de acordo com dados da fabricante. Já os consumos são competitivos para a categoria: aproximadamente 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l em uso rodoviário (estrada).
Ao volante, se destaca que o câmbio automático de 9 marchas contribui para trocas de marcha mais suaves, e o motor disponibiliza 100% do torque já a 1.500 rpm. Segundo a marca, isso deve tanto às velocidades extras do câmbio — concorrentes têm câmbio de no máximo oito marchas — quanto à sintonia extra, dado o fato da transmissão ser fabricada pela própria GWM.
A GWM Poer P30 se destaca frente à concorrência também pelas dimensões generosas: a picape mede 5,41 metros de comprimento, com entre-eixos de 3,23 m, largura de 1,95 m e altura de 1,89 m.
É porte ligeiramente superior ao das rivais tradicionais, colocando-a entre as maiores da categoria em tamanho. A carroceria ampla resulta em cabine espaçosa e em uma caçamba volumosa, com 1.248 litros de espaço.
A carga útil varia conforme a versão: são 1.018 kg na Trail e 1.010 kg na Exclusive. A capacidade de reboque é de 3.100 kg com reboque freado (ou 750 kg se o reboque não tiver freios próprios).
Para uso fora de estrada, a picape encara bem obstáculos: pode trafegar em trechos alagados com até 50 cm de profundidade, possui ângulo de ataque de 27° na dianteira e um vão livre do solo de 22,7 cm – atributos importantes ao rodar em terrenos acidentados.
A suspensão é de feixe de molas, escolhida, alegadamente, por aspectos de mercado. A GWM destacou que refez a geometria do conjunto três vezes, chegando a um resultado final validado em análises com clientes de sete cidades do Brasil.
A segurança passiva e a dirigibilidade são beneficiadas pelos freios a disco nas quatro rodas
O painel da GWM Poer P30 combina o quadro de instrumentos totalmente digital de 10,25” à central multimídia 14,6”, com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Outra praticidade é o carregador de celular por indução. Para manter todos os dispositivos carregados, a Poer P30 traz ainda quatro entradas USB (duas portas dianteiras – tipos A e C – e duas para os passageiros de trás, tipo A).
Entre os itens de série, destacam-se também os comandos de voz em português, que permitem acionar diversas funções sem tirar as mãos do volante, e a câmera 360° com recurso de “chassi transparente”. Essa tecnologia exibe, na tela, uma visão simulada da parte inferior do veículo, útil em manobras e trilhas off-road.
O nível de acabamento interno é acima da média, com materiais agradáveis ao toque e boa qualidade de montagem.
Completando a lista de bom tamanho, o pacote ADAS da versão Exclusive acrescenta itens como:
Ao adquirir a Poer P30, os clientes GWM terão acesso a um pacote de pós-venda atraente.
Todos os proprietários contam com assistência 24 horas gratuita por 2 anos — cobertura que inclui socorro mecânico, reboque e outros apoios em emergências. A marca oferece também o serviço de carro-cortesia em caso de revisões ou reparos mais longos, com o veículo reserva podendo ser disponibilizado por até 5 dias.
Outro benefício é a entrega de uma TAG GWM (dispositivo de pedágio automático) com anuidade gratuita no primeiro ano, facilitando a vida nas estradas sem filas em pedágios.
Além disso, a GWM anunciou um programa de recompra garantida, no qual se compromete a recomprar a Poer P30 usada por até 80% do valor da Tabela Fipe após determinado período. As revisões periódicas estão programadas para a cada 12 mil km ou 1 ano (o que ocorrer primeiro).
Como diferencial, a GWM anunciou coberturas estendidas para diversos componentes-chave do veículo, que podem chegar a até 10 anos de garantia (ou 250.000 km no uso particular, 125.000 km para veículos de trabalho).
Estão contemplados nessa extensão itens de alto custo como o motor, transmissão, sistemas de arrefecimento e freios, além de componentes da direção e do ar-condicionado. Esse pacote de garantia estendida supera os parâmetros oferecidos por algumas concorrentes como a Toyota Hilux.
A chegada da Poer P30 ao mercado brasileiro faz parte da estratégia industrial da GWM no país. A picape será produzida localmente na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, que a montadora chinesa assumiu e remodelou para atender sua expansão nacional.
Essa unidade fabril conta com setores de soldagem, pintura e montagem final, tendo capacidade instalada para até 50 mil veículos por ano. Além da Poer P30, a planta de Iracemápolis vai montar outros modelos da marca, incluindo o SUV médio Haval H6 (em versões híbrida HEV e híbrida plug-in PHEV) e o SUV grande Haval H9.
Com produção local, a GWM busca aumentar o conteúdo nacional dos seus produtos e torná-los mais competitivos em preço e disponibilidade de peças.
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