Síndrome de vira-latas: GWM escolhe pior suspensão para a Poer

A marca chinesa mudou a rota para a sua picape média, trocou a motorização híbrida pelo 2.4 diesel e agora confirmou o feixe de molas

GWM Poer P30 nacional branca frente parado
A produção iniciará em agosto (Fotos: GWM | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/06/2025 às 15h16

A GWM já planeja lançar a Poer no Brasil desde que anunciou sua chegada aqui. Ela já confirmou que a produção nacional dessa caminhonete média iniciará em agosto de 2025, com as vendas começando em setembro.

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Em abril o AutoPapo teve a chance de conhecer o modelo na China, ocasião onde foi confirmado que a Poer nacional teria motor 2.4 turbodiesel. O híbrido virá mais tarde, a GWM percebeu que o mercado de caminhonetes no Brasil é mais tradicionalista.

GWM Poer P30 nacional branca lateral parada eixo traseiro
O modelo nacional já está com o feixe de molas

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Durante o Festival Interlagos foi exposta uma Poer P30 já na especificação que será vendida no Brasil. A principal mudança estava quase escondida: a suspensão traseira troca as molas helicoidais pelo feixe de molas semielípticas.

A Poer mostrada na China contava com um eixo five-link como o usado pela Nissan Frontier, com molas helicoidais, quatro braços longitudinais e uma barra Panhard.

GWM Poer nacional seguirá receita tradicional

Com essa confirmação da suspensão traseira com feixe de molas, a GWM coloca a Poer alinhada com as líderes do mercado de picapes médias. A versão nacional terá motor 2.4 turbodiesel sem eletrificação, tração 4×4 com reduzida e câmbio automático com conversor de torque.

Como o motor é diesel, a capacidade de carga será acima de 1 tonelada. O motor 2.4 turbodiesel da GWM entrega 186 cv e 48,9 kgfm em outros mercados, mas a marca disse que esses números poderão crescer para o Brasil.

O câmbio automático da Poer é de 9 marchas, feito pela própria GWM. É a mesma caixa que já é usada no Tank 300, mas sem o motor elétrico montado dentro dela. A tração é 4×4 com reduzida.

A Poer deverá se destacar diante das líderes Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 pelo interior bem acabado e pelo pacote de tecnologia. Ela possui um console central elevado e alavanca de câmbio eletrônica.

O painel possui uma grande tela para a central multimídia, mas existem botões físicos para as principais funções. O carro exposto no Festival Interlagos 2025 possui pacote ADAS.

A Poer será produzida junto do SUV Haval H9, que compartilha a mesma plataforma. O modelo possui três fileiras de assento e concorrerá com o Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

O Haval H9 usará o mesmo motor 2.4 turbodiesel e o câmbio automático de 9 marchas. Uma mudança do modelo nacional para o mostrado na China é usar o estepe sob a carroceria, não será pendurado na tampa do porta-malas.

O seu interior é mais refinado que o da Poer, com desenho diferente no painel. O visual mais quadradão do H9 lembra o Land Rover Defender.

Futuramente a fábrica de Iracemápolis (SP) irá produzir também a versão híbrida plug-in da Poer, com o mesmo conjunto mecânico do Tank 300. Não foi dito se o Haval H9 terá o mesmo conjunto.

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