A marca chinesa irá produzir na fábrica de Iracemápolis (SP), gerando 800 empregos e poderá chegar a 2 mil com a expansão
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu com fundador e chairman da GWM, Jack Wey. O motivo desse encontro foi anunciar o início da produção na fábrica de Iracemápolis (SP) e quais modelos serão nacionalizados.
A GWM afirmou que irá iniciar as atividades na fábrica em julho, com a nacionalização do Haval H6. Futuramente essa fábrica irá produzir também a caminhonete média Poer e o SUV Haval H9, feito sobre a mesma arquitetura da picape.
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Nesse momento inicial a fábrica terá capacidade para produzir 50 mil unidades por ano, valor que chegará a 100 mil de forma gradativa. Até o final de 2025 serão gerados pelo menos 800 empregos diretos e, com o crescimento, chegará a 2 mil posições futuramente.
Segundo Jack Wey, o Brasil também será um centro de pesquisa e engenharia para a GWM. Com isso ela poderá trabalhar em soluções mais adequadas ao mercado local.
A GWM já investiu R$ 4 bilhões para lançar a marca no Brasil e reativar a fábrica de Iracemápolis, que foi construída pela Mercedes-Benz. Ela irá investir mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032 para expandir suas operações.
O Haval H6 já é um carro de sucesso e a versão nacional deverá continuar com isso. O SUV foi o carro eletrificado mais vendido do Brasil em 2025, isso inclui híbridos e 100% elétricos.
O segundo produto da planta será a caminhonete Poer. A GWM irá trazer o modelo com motorização trubodiesel, que ainda é a preferência do público brasileiro para esse segmento.
Ela é uma picape média tradicional, com chassi do tipo escada e tração 4×4 com reduzida. Sua suspensão traseira segue o conceito da Nissan Frontier, usando um eixo rígido five-link com molas helicoidais — o que deverá garantir um rodar mais suave.
O motor turbodiesel é um 2.4 desenvolvido pela própria GWM e já oferecido em outros mercados, como a Austrália, África do Sul e a Rússia. Nesses mercados ele entrega 186 cv e 48,9 kgfm, mas esses números poderão crescer por aqui. O câmbio é de 9 marchas, também de projeto próprio.
A Poer terá também uma versão híbrida plug-in, que chegará futuramente. Essa versão utiliza o mesmo sistema do Tank 300, com motor elétrico montado no câmbio. Esse modelo terá visual diferente da versão diesel.
O Haval H9 é o SUV derivado da Poer, assim como a relação entre o Toyota SW4 e a Hilux. Portanto podemos esperar pelo mesmo conjunto mecânico usando o motor 2.4 turbodiesel, câmbio de 9 marchas e tração 4×4.
Ele servirá como uma alternativa ao Tank 300, que é eletrificado e conta com visual mais aventureiro. O Haval H9 vendido no Brasil terá 7 lugares, outro diferencial sobre seu irmão trilheiro.
A incursão da GWM no Brasil está sendo feita com cuidado e analisando bem o mercado. A marca já fidelizou um público com o Haval H6 e agora está mirando em clientes mais tradicionalistas com essa linha de utilitários turbodiesel.
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