5 hábitos que aumentam o consumo do carro

Vícios ao volante podem acabar afetando no seu bolso, principalmente para quem roda muito em cidade todos os dias

chevrolet spin painel de instrumentos consumo computador de bordo
A média cai se você não tomar cuidado (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/01/2026 às 06h00

Muitos motoristas culpam o consumo alto do carro em todo tipo de fator, mas a causa pode estar em quem dirige. As médias de consumo apresentadas pelo carro são um reflexo direto de como ele é dirigido, de seu estado de manutenção e das condições onde roda.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Não adianta ter um carro que saiu bem nos testes padronizados de consumo e dirigi-lo de forma agressiva no trânsito. A falta de controle no pé direito vai acabar afetando no seu bolso.

VEJA TAMBÉM:

Listamos a seguir cinco hábitos dos motoristas que podem fazer o consumo de combustível do carro aumentar. Se você comete algum desses, vale a pena se reeducar, o bolso e o carro agradecerão.

1. Falta de antecipação

Semáforo vermelho
Viu o sinal fechado? Largue o acelerador (Foto: Shutterstock)

Não podemos controlar o trânsito das cidades e sabemos como é estressante passar horas no anda-e-para. Mas é preciso manter a calma e manter a suavidade ao volante para gastar menos nessa situação.

Viu que o sinal à frente vai fechar? Solte o acelerador e vá reduzindo a velocidade aos poucos, pode até usar o freio motor se possível. O sinal abriu? Acelere com suavidade, não adianta pisar fundo sabendo que será preciso frear daqui alguns metros.

Também é importante antecipar a rota: se precisar sair à direita daqui uns metros, já fique na faixa adequada. Quem deixa para mudar de faixa ou pega uma saída de última pode precisar acelerar para pegar uma brecha. Além de gastar mais, é perigoso e pode causar um acidente.

2. Trocar as marchas na hora errada

fiat 500 hybrid cambio manual
Nem cedo nem tarde demais, a economia vem trocando de marcha na hora certa (Foto: Fiat | Divulgação)

Essa dica é mais voltada para quem tem carro com câmbio manual. Para ter mais economia é preciso trocar as marchas nas rotações de maior eficiência, adiar ou atrasar causam problemas diferentes.

Trocar marcha muito cedo e forçar o motor em baixas rotações pode parecer que está economizando, mas ocorre o contrário. O carro irá injetar mais combustível para conseguir girar mais ou irá exigir uma redução para conseguir seguir o ritmo.

Já atrasar as trocas significa trabalhar em rotações elevadas, o que também consome mais. Nesse caso é preciso ter prática para acertar a hora de trocar as marchas sem deixar o carro perder o folego.

3. Usar a ‘banguela’

shutterstock carro citroen c4 grand picasse descendo estrada de serra
Descer engrenado corta a injeção de combustível e faz freio motor, economiza combustível e freio (Foto: Shutterstock)

Antigamente, quando os carros usavam carburador, era mais econômico deixar o câmbio no ponto morto para ganhar velocidade em descidas. Hoje, com a injeção eletrônica, a situação é diferente.

Quando você desce desengatado, popularmente conhecido como “banguela”, o carro segue injetando combustível para manter a marcha lenta. Se ele estiver engatado o computador da injeção não irá fornecer combustível, pois o movimento das rodas que está mantendo o motor girando.

Ou seja, com o carro engatado você irá gastar menos combustível. Além de economizar, você terá também o freio motor, poupando os freios de serviço em descidas longas e evitando o fading.

4. Não calibrar os pneus

pneu calibrar carro shutterstock
Cheque a pressão a cada 15 dias, rodar murcho faz o carro beber mais (Foto: Shutterstock)

Passe no posto mais próximo de casa para calibrar os pneus a cada 15 dias. Parece uma chatice, mas rodar sempre na pressão recomendada pelo fabricante vai ajudar a gastar menos com combustível.

Se puder, compre um calibrador para fazer isso em casa, ajuda a economizar um dinheiro se os postos da sua cidade cobrarem pelo ar. O ideal é fazer esse serviço sempre com os pneus frios.

Rodar com pressão baixa nos pneus aumenta o arrasto, exigindo mais força para mover o carro e, consequentemente, aumentando o consumo. Isso também torna o desgaste irregular, abreviando a vida útil do pneu.

5. Atrasar as manutenções

oficina mecanico carter oleo shutterstock 138250919
Adiar a manutenção aumenta o consumo e pode gerar mais problemas (Foto: Shutterstock)

Troca de óleo, dos filtros, ajuste de válvulas, troca de velas e outros serviços venceram? Não enrole e faça dentro do prazo, senão os prejuízos só vão aumentar.

Vamos pegar o filtro de ar como exemplo. Quando ele está saturado o fluxo de ar que vai para o motor é prejudicado e aumenta o consumo. E a peça custa menos de R$ 70.

Rodar com óleo velho pode aumentar o desgaste das peças internas. Velas ruins fazem uma queima incompleta do combustível. Insistir em rodar dessa forma pode resultar em quebras.

Para gastar menos é preciso que o carro esteja com o motor em dia. Não vai apenas economizar combustível como também economizar idas à oficina fora das revisões preventivas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário