Haddad desmente fake news sobre taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos
O ministro da Fazenda afirmou que nunca fez tal declaração e os links compartilhados fingem ser o portal de notícias do G1
O ministro da Fazenda afirmou que nunca fez tal declaração e os links compartilhados fingem ser o portal de notícias do G1
O ministro da Fazenda Fernando Haddad se posicionou nesta terça-feira (14) desmentindo a informação – que circula nas redes sociais – que afirma que o Governo Federal pretende taxar carros e veículos com mais de 20 anos. Haddad ainda atribui toda a complicação ao excesso de desinformação dos dias atuais.
VEJA TAMBÉM:
O texto falso que utiliza a imagem visual do G1 e finge ser o portal de notícias circula por meio de imagens e links de acessos. Neles a suposta notícia afirma que a cobrança sobre veículos com mais de 20 anos seria equivalente a 1% da tabela Fipe dos carros e o objetivo é a arrecadação para programas do Governo como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O ministro falou sobre o combate à desinformação ao comentar a recente decisão da Meta – detentora do Facebook, WhatsApp e Instagram – de acabar com seu serviço de checagem de informações nos Estados Unidos.
Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.
Haddad ainda alertou para os problemas da desinformação causadas pelo compartilhamento de links em trocas de mensagens. Ele afirma que muitos não confiam mais na imprensa e preferem acreditar em qualquer outra “informação” que chega.
Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa”, declarou Haddad. “Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez na mesma semana”.
Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, pontuou.
Taxa Ambiental existe em algumas cidades litorâneas
Atualmente, existe a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em alguns municípios com o objetivo de promoção da sustentabilidade e preservação da natureza. Em cidades litorâneas, como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP), a tarifa é cobrada de veículos turísticos que visitam os locais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
agora voces imaginem o que vai acontecer em matéria de desinformação na eleições de 2026 …..